Assistência médica

Menino queimado não pode ser transferido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
João Miguel, que teve o corpo queimado, está internado em hospital de Imperatriz
João Miguel, que teve o corpo queimado, está internado em hospital de Imperatriz ( João MIguel)

IMPERATRIZ - O pequeno João Miguel, de cinco anos, que teve seu corpo queimado em uma carvoaria no povoado de Sagrima, município de Buriticupu, segue internado em estado grave na UTI do Hospital Municipal Infantil em Imperatriz.

Moradores e internautas começaram a questionar sobre a possibilidade do garoto ser transferido para um hospital referência no tratamento de queimaduras, localizado em Goiânia. Em nota enviada a O Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o garoto segue em estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos, e não tem previsão de ser transferido para outro hospital por conta da gravidade de seus ferimentos.

A SES ainda informa que mesmo que o hospital de Imperatriz não seja especializado em queimaduras, o garoto está recebendo toda a estrutura oferecida pela rede municipal, incluindo até um cirurgião plástico.

Segundo relatório divulgado pelo hospital, as queimaduras atingiram cerca de 60% do corpo do garoto, deixando lesões de 2º e 3º grau. “O estado de saúde é muito grave, apresentando risco de morte, hemodinamicamente estável, necessitando de suporte de vida avançada, em ventilação mecânica, sob sedação e analgesia continua, em acompanhamento da cirurgia plástica (já realizados 2x procedimentos cirúrgicos de desbridamento), sem condições clínicas de transferência”, informa o relatório.

Nota da SES

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que João Miguel segue sob os cuidados dos profissionais de saúde do Hospital Municipal de Imperatriz. O quadro é grave e impossibilita a transferência do mesmo para outra unidade no momento, segundo informou a equipe médica.

De toda forma, a SES comunica que acompanha o caso e orientou a equipe do Hospital Municipal de Imperatriz a realizar os procedimentos necessários para o cadastro da criança para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A SES também entrou em contato com o Hospital do Estado de Goiás, referência no tratamento de queimados, para receber a criança quando estiver liberada pela equipe médica. Vale ressaltar que nesses casos a Secretaria disponibiliza o transporte adequado da criança”.

Mais

Campanha

A família do garoto iniciou uma campanha para arrecadação de doações para dar continuidade no tratamento do garoto. A conta oficial para envio de qualquer quantia é:

Agência: 3642-0
Conta Corrente: 35.879-7

Idenilsa Costa da Silva
Banco do Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.