Mapa da Violência

Mapa da violência fica sem os dados de crimes no Maranhão

Pela quinta vez este ano, o site G1, que acompanha os casos de assassinato no país, por meio do Monitor da Violência, divulga os números sem incluir o Maranhão

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Números oficiais de mortes violentas no estado não estão sendo incluídos pelo G1 no Mapa da Violência
Números oficiais de mortes violentas no estado não estão sendo incluídos pelo G1 no Mapa da Violência (Violência)

SÃO LUÍS - Pela quinta vez neste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não forneceu, no período estabelecido pelo site G1, a quantidade de casos de homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte, denominados de crimes violentos letais e intencionais, ocorridos no estado. O site noticioso da Rede Globo divulgou nesta sexta-feira, 16, que ocorreram 3.721 mortes violentas no país durante o mês de setembro deste ano, mas não foram contabilizados os assassinatos ocorridos no Maranhão e no Paraná.

O G1 acompanha os casos de crimes violentos letais e intencionais no Brasil por meio do Monitor da Violência, elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Monitor da Violência revelou, ainda, que pelo menos 38.436 pessoas foram mortas em nove meses. Essa quantidade é ainda maior, já que os estados do Maranhão e Paraná não divulgaram os dados referentes ao mês de setembro.

Média no País

Ainda segundo o Monitor da Violência, a média de assassinatos no Brasil no mês passado foi de 1.80 por 100 mil habitantes, enquanto que em agosto, a média foi de 1.65, com 3.444 mortes violentas, sem contar os casos de assassinatos dos estados do Maranhão, Amazonas, Paraná e Tocantins.

A SSP informou, por meio de nota, que os dados sobre os crimes violentos letais e intencionais no mês de setembro no estado ainda estão sendo consolidados e só deverão ser divulgados no próximo mês obedecendo ao prazo de três meses legalmente estabelecido.

De acordo com os dados do Monitor da Violência, de janeiro a agosto deste ano, o Maranhão já registrou 1.126 mortes violentas, divididas entre homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais. Até o momento, o mês de janeiro é considerado o mais violento do ano, com 164 mortes registradas, seguido de junho com 154 e março com 151 assassinatos.

Sem dados

Também no mês de agosto deste ano, o Maranhão não forneceu os dados dos casos de crimes violentos letais e intencionais ocorridos no primeiro semestre deste ano no estado. No decorrer dos seis primeiros meses deste ano foram registrados 26.126 assassinatos no Brasil, mas sem contabilizar as mortes no Maranhão, Paraná e Tocantins.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou que os dados consolidados sobre mortes violentas e outros crimes ocorridos no Maranhão em junho de 2018 ainda estavam sendo consolidados. Em relação a mortes na Região Metropolitana de São Luís, a SSP informou que podem ser acompanhadas mês a mês no endereço eletrônico da secretaria (www.ssp.ma.gov.br).

A SSP também não forneceu os dados consolidados sobre as mortes violentas no Maranhão durante o mês de fevereiro ao G1. Segundo os dados divulgados, 3.276 pessoas foram mortas em fevereiro no país, sem incluir os casos do Maranhão e de mais cinco estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Tocantins.

Os casos de mortes violentas ocorridos em março no estado também foram omitidos pela SSP. Além do Maranhão, os estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins também não informaram ao G1.

Entenda

Mortes violentas no Maranhão este ano

Janeiro: 164 casos

Fevereiro: 131 casos

Março: 152 casos

Abril: 121 casos

Maio: 137 casos

Junho: 154 casos

Julho: 126 casos

Agosto: 141 casos

Setembro: A SSP não forneceu os dados ao G1

Número

1.126

é o número de mortes violentas ocorridas nos oito primeiros meses deste ano no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.