Imprensa

Juiz ordena que Casa Branca devolva credencial de jornalista da CNN

Repórter Jim Acosta foi suspenso em 7 de novembro após ter discutido com o presidente Donald Trump

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Donald Trump discute com Jim Acosta em entrevista coletiva
Donald Trump discute com Jim Acosta em entrevista coletiva (Reuters)

WASHINGTON - Um juiz federal americano decidiu na sexta-feira (16) que a Casa Branca deve devolver a credencial de imprensa ao jornalista Jim Acosta, da CNN, revogada em 7 de novembro após o repórter ter discutido com o presidente Donald Trump.

A determinação é temporária, válida até que seja tomada uma decisão final sobre o caso, e já foi reconhecida pela Casa Branca.

Na terça-feira (13), a CNN havia entrado com uma ação contra a suspensão e declarou que o correspondente da Casa Branca Jim Acosta tem sido alvo frequente de críticas deTrump.

Vários outros meios de comunicação, incluindo a Fox News, que pertence do aliado de Trump, Rupert Murdoch, apoiaram a CNN e Acosta, que alegam que a Casa Branca violou o direito à liberdade de imprensa consagrado na Primeira Emenda à Constituição ao retirar a credencial do jornalista.

"Voltemos ao trabalho", disse Acosta ao deixar o tribunal em Washington, depois de agradecer o apoio recebido dos colegas.

A porta-voz de Trump, Sarah Sanders, declarou em comunicado que a Casa Branca restabelecerá "temporariamente" o acesso de Acosta, mas deixou em aberto a possibilidade voltar a negá-lo posteriormente. Também anunciou que vai instituir novas regras "para garantir entrevistas coletivas justas e ordenadas".

Discussão

Trump discutiu com Acosta durante uma coletiva de impresa. A confusão começou depois de uma pergunta sobre a caravana de latino-americanos que se aproximava dos EUA, quando o jornalista questionou se Trump achava que tinha "demonizado" os imigrantes.

Trump respondeu: "Não, quero que entrem no país. Mas têm que entrar legalmente". Acosta insistiu: "Estão a centenas de milhas de distância. Isso não é uma invasão", disse, usando a palavra com qual que Trump havia definido o fluxo de migrantes.

Trump reagiu de modo contundente. "Honestamente, acho que você deveria me deixar dirigir o país. Você dirige a CNN, e se fizesse isso bem, sua audiência seria mais alta", disse Trump.

Depois que Acosta tentou emendar uma pergunta sobre a investigação de suposto conluio com a Rússia para influenciar a eleição de 2016, Trump se irritou: “Isso é o suficiente. É o bastante. É o bastante. Com licença, isso é o suficiente", disse e observou que "não estava preocupado com nada" porque a investigação era "uma farsa". “Já basta. Largue o microfone", disse em seguida.

O jornalista da CNN se recusou a cumprir a ordem de entregar o microfone e se sentar, e continuou fazendo perguntas. "A CNN deveria se envergonhar de ter você trabalhando para eles, você é grosseiro e uma pessoa horrível", disse o presidente.

Segundo comunicado da porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, o jornalista "colocou as mãos" na mulher que tentava tirar seu microfone. Assista ao vídeo:

"O presidente Trump acredita na liberdade de imprensa e espera que façam perguntas difíceis a ele e a seu governo. No entanto, nunca vamos tolerar um jornalista que ponha as mãos em cima de uma mulher jovem que simplesmente tenta fazer seu trabalho como estagiária na Casa Branca", diz a nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.