Feminicídio

Homem mata a mulher com tiro na boca na cidade de Codó

A vítima foi assassinada com um tiro de espingarda na boca; Somente este ano, 39 casos desse tipo de crime ocorreram no estado, cinco na Grande Ilha

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Jhonatan Moreira da Silva acusado de matar a companheira em Codó
Jhonatan Moreira da Silva acusado de matar a companheira em Codó (Jhonatan)

Codó - Em plena II Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, que começou no último dia 13, com encerramento previsto para este domingo, 18, a polícia prendeu e encaminhou nesta sexta-feira, 16, para a Unidade Prisional de Codó, Jhonatan Moreira da Siva, de 18 anos. Ele é suspeito de matar na quinta-feira, com um tiro na boca, a sua companheira, a paraense Lilian Rafaela Santos da Silva, de 25 anos, na residência do casal, no bairro São Pedro, nessa cidade.

O cabo Bacelar, lotado no Batalhão da Polícia Militar de Codó, informou que o criminoso foi abordado na ponte da Trizidela e disse aos militares que pretendia ir até uma igreja evangélica para orar pela alma da sua companheira. O detido foi apresentado no 4º Distrito Policial, localizado nessa cidade, onde foi autuado.

O acusado declarou que conheceu Lilian Santos há quatro meses em um terreiro de umbanda, em Codó. Passaram, então, a morar juntos, mas o relacionamento era conturbado. “Ela chegava diariamente em casa embriagada e acabava terminando em briga e agressão física”, disse o suspeito.

Ainda segundo Jhonatan Moreira, no dia do crime, teve que subir no telhado da sua residência para ter acesso à parte interna e ainda preparou a comida e alimentou os cachorros. A vítima chegou mais tarde sob efeito de bebida alcoólica, e os dois se desentenderam.

Durante a briga, ele pegou a espingarda e efetuou um tiro na boca de Lilian Santos, que morreu no local. Ele fugiu após o crime, mas foi capturado pela Polícia Militar. O corpo da vítima foi removido para o hospital de Codó para ser periciado.

A delegada Maria Tecla Cunha, da Delegacia da Mulher de Codó, declarou que Jhonatan Moreira vai responder por feminicídio. No período da manhã desta sexta-feira ele encaminhado para o presídio. Este é o segundo caso desse tipo crime ocorrido este ano na cidade. O primeiro registro ocorreu no dia 10 de junho e teve como vítima Concilma Muniz de Sousa, idade não revelada. O acusado foi o ex-companheiro dela, Francisco Pereira da Silva, de 34 anos, que está preso.

Semana Feminicídio

A delegada Viviane Azambuja, chefe do Departamento de Combate ao Feminicídio, declarou que a II Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, deste ano tem como tema principal “Até que todas vivam sem medo”, começou no último dia 13 e se estenderá até o próximo domingo.

O evento conta com uma vasta programação e as atividades estão ocorrendo em vários pontos da cidade. O encerramento vai ocorrer na feirinha de São Luís, na praça Benedito Leite, no centro, com a premiação aos alunos vencedores do concurso de talentos com o tema feminicídio. Somente este ano, 39 crimes de feminicídio já ocorreram no Maranhão e, entre esses casos, cinco na Grande Ilha. Ano passado, 50 casos foram registrados no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.