COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
GRUPO de autoridades e homenageados no gabinete do presidente Joaquim Figueiredo
GRUPO de autoridades e homenageados no gabinete do presidente Joaquim Figueiredo

Comemoração dos 205 anos do TJMA
Na sessão comemorativa dos 205 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concedeu, foram concedidas a “Medalha dos Bons Serviços Desembargador Bento Moreira Lima”, a “Medalha do Mérito Judiciário Antonio Rodrigues Vellozo” e a “Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes”. Esta última foi idealizada e criada pelo decano do Tribunal, desembargador Bayma Araújo, que também promoveu a atualização das outras duas.
Foram agraciados magistrados de outros tribunais, procuradores, deputados, advogados, autoridades militares, além de magistrados e uma servidora do Judiciário maranhense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça.
O presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, destacou a data histórica alcançada pela terceira Corte mais antiga do Brasil – criada depois, apenas, das cortes da Bahia e do Rio de Janeiro. Enalteceu magistrados que honraram o Tribunal, ao longo de 205 anos de existência, e o papel fundamental atual da Corte, pela conduta transparente, pelo dinamismo, respeito e credibilidade, alcançados à custa de muito esforço e compromisso de desembargadores, juízes, servidores e do que passou a denominar, desde sua posse, de “família judiciária maranhense”.
A “Medalha Desembargador Bento Moreira Lima” foi criada em 1986 em homenagem a um dos mais ilustres juristas do Maranhão para ser concedida a magistrados que completarem 10, 20, 30 e 40 anos de bons serviços na magistratura.
Pelos 40 anos de magistratura, foram homenageadas com a “Medalha Desembargador Bento Moreira Lima” as desembargadoras Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz e Maria das Graças de Castro Duarte Mendes.
Receberam também a comenda, por completarem 20 anos de carreira, os juízes Rosângela Santos Prazeres Macieira, Lorena de Sales Rodrigues Brandão, Márcio Castro Brandão, Thales Ribeiro de Andrade, Lívia Maria da Graça Costa Aguiar, Ernesto Guimarães Alves, Suely de Oliveira Santos Feitosa, Sara Fernanda Gama, Samira Barros Heluy, Joelma Sousa Santos, Alessandra Costa Arcangeli, Luís Carlos Licar Pereira, Stela Pereira Muniz Braga, Sílvio Suzart dos Santos, Márcio José Carmo Matos Costa, Júlio César Lima Praseres e
Antônio Agenor Gomes.
O Tribunal homenageou outras personalidades com a concessão da “Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo”, criada para homenagear o primeiro chanceler do Tribunal da Relação de São Luís. Ela é concedida a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, deputados estaduais, deputados federais, serventuários e outras personalidades de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento, constatados pela prática de atos ou serviços relevantes em favor do
Poder Judiciário do Maranhão.

Homenageado, o deputado Othelino Neto com o desembargador Marcelo Carvalho Silva
Homenageado, o deputado Othelino Neto com o desembargador Marcelo Carvalho Silva
Desembargadores Lourival Serejo, Maria das Graças Duarte e Joaquim Figueiredo
Desembargadores Lourival Serejo, Maria das Graças Duarte e Joaquim Figueiredo
Daniel Blume recebendo das mãos da desembargadora Nelma Sarney a “Medalha Antônio Rodrigues Velozzo”, na presença de outro homenageado, o advogado Thiago Diaz, Presidente da OAB-MA.
Daniel Blume recebendo das mãos da desembargadora Nelma Sarney a “Medalha Antônio Rodrigues Velozzo”, na presença de outro homenageado, o advogado Thiago Diaz, Presidente da OAB-MA.
Desembargadores Paulo Velten e Marcelino Ewerton
Desembargadores Paulo Velten e Marcelino Ewerton
Juiz Marcio Brandão com a esposa Mariana, os pais Paulo e Maria da Graça Brandão, a irmã Thais Vaz dos Santos e a sogra Dulce Clementino
Juiz Marcio Brandão com a esposa Mariana, os pais Paulo e Maria da Graça Brandão, a irmã Thais Vaz dos Santos e a sogra Dulce Clementino
Juiz Marcio Brandão e o desembargador Jorge Rachid Maluf
Juiz Marcio Brandão e o desembargador Jorge Rachid Maluf

Casamento
Tudo pronto para a mais elegante festa de casamento deste fim de ano em São Luís: a que unirá, na noite de hoje, a partir das 21h, Isabela Murad e Ricardo Gomes.
A cerimônia, seguida de recepção, será na residência dos tios da noiva, Rosa e Eduardo Lago – uma belíssima casa de linhas modernas projetada pelo saudoso arquiteto Cláudio Bernardes.
Com produção geral deste Repórter PH e decoração do arquiteto piauiense Ronaldo Veras, grande amigo da noiva, a ambientação terá móveis e objetos de decoração da empresa LEMS, de Teresina.
É claro que o banquete leva a assinatura da mãe da noiva, Samira Murad, que fez questão de fazer não só os quitutes do jantar, mas também quase todos os docinhos que
serão servidos.
O serviço terá a assinatura do buffet Rossetti.
Quanto às atrações musicais, é um segredo guardado a sete chaves e que só será revelado após a cerimônia de casamento.

Feriados
O calendário brasileiro de 2019 será de poucos feriados nacionais em dias úteis, especialmente no segundo semestre.
Por lei, o país tem nove feriados oficiais definidos por norma federal e outros dois extraoficiais, Carnaval e Corpus Christi, que na prática passaram a ser adotados por costume
da população.
No próximo ano, quatro folgas oficiais caem em fins de semana (Tiradentes, Independência, Dia da Padroeira do Brasil e Finados).
Essas três últimas datas são consecutivas, entre setembro e novembro.

Pesquisa
Segundo pesquisa realizada pela Booking.com para entender quais critérios pesam mais na hora de o turista brasileiro escolher sua acomodação, quase metade do Brasil (46%) considera a vista para o mar (ou lago) como fator primordial.
As opções com varandas para curtir a paisagem e jacuzzis para relaxar aparecem na sequência, com 36% e 16% da preferência nacional, respectivamente.
De acordo com a Booking.com, tais preferências não são exclusividade dos brasileiros. Ao responder sobre os critérios mais importantes na definição de uma habitação, seis em cada dez viajantes latino-americanos também falaram sobre a vista a partir da sua janela.
Foram entrevistados turistas do Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Lançamento
A Coca-Cola, que há alguns anos, quando passou para mãos de empresários de outros estados, deixou de ser uma presença constante na mídia local, acaba de lançar no território brasileiro a água Smartwater, líder no segmento premium nos EUA.
Em sua fabricação, o produto passa por um equipamento que promete remover as impurezas da água via vaporização, num sistema que replicaria o processo de formação das nuvens.
Não se sabe ainda quando
chegará a São Luís

Último dos sobreviventes
A nomeação de Joaquim Levy para comandar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de certa forma isenta a ex-presidente Dilma Rousseff. Ele era ministro da Fazenda quando ocorreram as pedaladas que levaram ao impeachment. Antes, tinha participado do governo Fernando Henrique Cardoso e colaborado na campanha de Aécio Neves. Também participou do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Haja resistência!

DE RELANCE

Mais Médicos
Quem participou da Comissão de Assuntos Sociais que avaliou o Mais Médicos, lamenta a saída dos médicos cubanos pelo Programa no Brasil. Para eles, o programa levou médicos para regiões remotas do Brasil e aumentou a cobertura, em especial no Nordeste. Destaque-se ainda que os cubanos atuaram em regiões de alta vulnerabilidade social. Os médicos brasileiros sempre tiveram prioridade em relação aos estrangeiros, que ocuparam as vagas que foram recusadas
pelos profissionais do Brasil.

Caíram na armadilha
O governo cubano anunciou sua retirada do Programa Mais Médicos, como o presidente eleito Jair Bolsonaro esperava. Bastou que criticasse, e com razão, a exploração a que são submetidos os profissionais que vêm da ilha caribenha. Para completar, Bolsonaro oferece asilo aos médicos que não quiserem voltar para Cuba. Se surgirem interessados, haverá grande repercussão, repetindo o que já ocorreu.

Caíram na armadilha 2
Em agosto de 1963, durante os Jogos Mundiais Universitários realizados em Porto Alegre, com a participação de atletas de 33 países, o atleta Perez Ondarse, jogador de basquete, abandonou a delegação. Reapareceu em São Paulo, onde pediu asilo. O fato foi descoberto e noticiado em primeira mão pelo jornalista Joseph Zukauskas, da Folha da Tarde. Em 2007, o jogador de handebol Rafael Capote e o treinador de ginástica Lázaro Lamelas Ramírez desertaram da delegação cubana que participava dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, e pediram asilo político.

Para andar nos trilhos
Comissão do Congresso Nacional aprovou medida provisória que cria fundo para investimentos em ferrovias. Trata-se de uma manifestação de intenção, nada mais. O governo federal não tem dinheiro nem competência para começar e terminar uma rede do porte que o país precisa. É tarefa para ser repassada à iniciativa privada, se alguns parlamentares não criarem obstáculos, dizendo que representaria a
entrega do patrimônio público

Descarrilou
O Maranhão teve uma das maiores redes de trens do Nordeste, criada na primeira metade do século passado. A empresa que foi extinta após encampação pela Rede Ferroviária Federal, entrou em decadência. Dezenas de locomotivas e vagões ainda são vistos, enferrujando em depósitos de estações.

Rotineiros reaparecem
Nas sedes de partidos que venceram as eleições, aumenta o número de filiados que têm o apelido de chaleiras. Em busca de cargos, esquentam e fazem pressão.

Hotel sofisticado e moderno
Muito querido pelos brasileiros, o decorador francês Phillipe Starck é quem assina a decor do Brach Hotel, que acaba de ser inaugurado em Paris. Amigos do PH que se hospedaram lá contam que são 59 quartos superconfortáveis e um terraço lindíssimo com vista para a Torre Eiffel.

Espetáculo Ovo
O Cirque du Soleil está de volta ao Brasil, desta vez com o espetáculo Ovo, dirigido pela brasileira Deborah Colker. Em curta temporada, a rede canadense passará por quatro cidades em 2019: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Pena que São Luís nunca entra no roteiro.

“Concorrência predatória”
O jornalista Luís Cláudio Garrido foi reeleito em Brasília para mais uma gestão à frente da Associação Brasileira de Monitoramento da Informação (Abemo), que congrega as maiores empresas de monitoramento e clipping do País. Ele diz que o foco continua sendo o combate à ‘concorrência predatória’.

Para escrever na pedra:
“A felicidade bateu na minha porta,/ mas eu não estava,/ tinha ido à padaria comprar sonhos”. Do poeta Mgóes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.