Karatê

Karateca maranhense está entre as três melhores do país em sua categoria

"Dona" da sua categoria no estado, Radhyja do Carmo Silva terminou o Campeonato Brasileiro com a medalha de bronze

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Radhyja exibe medalhas conquistadas na Copa Brasil
Radhyja exibe medalhas conquistadas na Copa Brasil (RADHYJA KARATE )

SÃO LUÍS – Quando falamos aqui que o karatê do Maranhão tem uma “dona” nos últimos tempos, pelo menos na categoria sub-12, pareceu ser exagero. Pois bem, apenas para alguns. Porque para quem acompanha o cenário local do esporte, e agora também nacional, sabe que Radhyja do Carmo Silva Costa é uma fera na sua categoria. Líder do ranking estadual, a atleta, que foi uma das indicadas ao Troféu Mirante do ano passado, agora é a terceira melhor do país. Depois de um Campeonato Brasileiro bem regular, a maranhense terminou a última etapa da competição nacional, realizada no mês passado em Belo Horizonte, com o bronze.

Depois de acumular vitórias em competições estaduais e regionais, o que lhe garantiu certa hegemonia local, Radhyja, que é primeiro lugar no ranking da Federação de Karatê do estado do Maranhão (FKEM), ratificou seu talento com um lugar entre as três melhores atletas do Brasil. A maranhense derrubou atletas de São Paulo, Minas Gerais e Bahia até ficou entre as três melhores.

Sempre exaltando o Maranhão, assim como faz em todos os pódios, quando sobre com a bandeira da sua terra natal, Radhyja do Carmo falou sobre o momento que vive no esporte. “Eu estou muito feliz e muito honrada por ter representado meu estado na conquista dessa medalha de bronze”, comentou.

Mais conquistas

Mesmo depois do bom desempenho no Campeonato Brasileiro, Radhyja segue na ativa e no início deste mês conquistou mais dois ouros, desta vez na Copa Brasil de Karatê, que aconteceu em Teresina, no Piauí. A maranhense ficou no lugar mais alto do pódio no Kata e kumite.

Depois de brilhar em Teresina, a karateca disputou a XXIII Copa Sesc e novamente deu pódio: duas medalhas de ouro. Radhyja do Carmo foi o grande destaque da competição, disputada no Sesc Deodoro, no Centro.

Recentemente Radhyja e vários outros karatecas foram objetos de estudo de estudantes, do curso de Educação Física, da Universidade Federal do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.