Religião

Festejo de Nossa Senhora da Vitória começa nesta sexta

Evento tem programação variada nos dias 16 a 25 deste mês e acontece na Catedral Metropolitana; encerramento contará com uma procissão luminosa pelo Centro Histórico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Igreja da Sé terá programação para o Festejo de Nossa Senhora da Vitória
Igreja da Sé terá programação para o Festejo de Nossa Senhora da Vitória (Festejo nossa senhora da vitória)

SÃO LUÍS- Será iniciada hoje a programação do Festejo de Nossa Senhora da Vitória, na Catedral Metropolitana (Igreja da Sé). Realizado entre os dias 16 a 25 de novembro, o Festejo tem como tema “Celebrando a Paz: Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14.)”. O evento segue até o dia 25.

A solenidade de abertura, realizada hoje, às 19h, contará com um Terço Meditado, antecedendo a Santa Missa. “O objetivo será construir um momento de profunda reflexão para que possamos iniciar o Festejo com muita fé”, diz Lourival Goudinho, membro da Pascom Sé, que está na organização do evento.

A programação prossegue nos dias 18, 21 e 23, com atrações culturais, comidas típicas e demais eventos. Tudo será realizado a partir das 19h, no Largo da Igreja. “Queremos que toda a comunidade possa estar presente e em clima de confraternização conosco”, convida.

O último dia do Festejo será marcada por uma Missa Solene, celebrada às 17h30, seguida de procissão luminosa pelo Centro Histórico, culminando com a Coroação de Nossa Senhora da Vitória, na Catedral da Sé.

Sobre a padroeira

O título de Maria como Nossa Senhora da Vitória remonta ao ano de 1614, quando houve a expulsão dos franceses da cidade de São Luís pelos soldados portugueses.

Ela apareceu aos soldados, que estavam perdendo a batalha, desanimados e tristes, dando-lhes ânimo, força e, ao toque de suas mãos milagrosas, a areia se transformou em pólvora e os seixos em projéteis, permitindo que os portugueses impusessem uma severa derrota aos invasores.

Em memória deste feito, Nossa Senhora foi aclamada Padroeira da cidade de São Luís, sob o título de Nossa Senhora da Vitória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.