Cinema

Com Chay Suede, "Rasga Coração", de Jorge Furtado, divulga trailer

Com Marco Ricca, Drica Moraes, Chay Suede, George Sauma, João Pedro Zappa e Luisa Arraes, longa estreia dia 6 de dezembro nos cinemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Luisa Arraes e Chay Suede em cena de "Rasga Coração"
Luisa Arraes e Chay Suede em cena de "Rasga Coração" (rasga coração)

RIO DE JANEIRO- "Rasga Coração", de Jorge Furtado ("Real Beleza", "Meu tio matou um cara"), já tem cartaz e trailer oficiais. O longa é uma adaptação da peça homônima escrita no início dos anos 1970 por Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha. O filme, com roteiro de Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, é uma produção Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com Globo Filmes e Canal Brasil. A Sony Pictures assina a distribuição. O longa teve première na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foi exibido no Festival do Rio, na mostra Première Brasil, e estreia dia 6 de dezembro nos cinemas.

“Rasga Coração” conta a história de Manguari Pistolão (Marco Ricca), militante anônimo, que depois de quarenta anos de lutas vê o filho Luca (ChaySuede) acusá-lo de conservador. Sem dinheiro para fechar o mês, sofrendo com as dores de uma artrite crônica, e num crescente conflito com Luca, Manguari passa em revista seu passado, e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu pai. Intercalando fragmentos de vários momentos da vida de Manguari, o filme atravessa quarenta anos da vida política brasileira.

O elenco conta ainda com Luisa Arraes, Drica Moraes, George Sauma, João Pedro Zappa ("Gabriel e a Montanha", "Boa Sorte"), que faz a versão jovem do papel de Marco Ricca, além de Anderson Vieira, Nelson Diniz, Duda Meneghetti, Kiko Mascarenhas, Fábio Enriquez e Cinândrea Guterres.

Com o título emprestado de uma canção de Anacleto de Medeiros, "Rasga coração" é a última peça de Vianinha, que a concluiu em 1974, já debilitado por um câncer no pulmão. Ele nunca chegou a vê-la no teatro. Além de censurada, teve sua encenação e publicação proibidas e mesmo assim recebeu o primeiro prêmio no concurso do SNT, por unanimidade da banca, sendo liberada pela Censura apenas cinco anos depois.

"Rasga Coração" tem produção executiva de Nora Goulart, direção de fotografia de Glauco Firpo, direção de arte de Fiapo Barth e William Valduga, direção de produção de Bel Merel e Glauco Urbim, figurinos de Rô Cortinhas, caracterização de Britney, música original de Maurício Nader e montagem de Giba Assis Brasil. As filmagens ocorreram em Porto Alegre no final de 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.