Saúde

Cinco fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

64% dos usuários que votaram em pergunta do aplicativo Quinto não se previnem contra o câncer; conheça o resultado de outras questões relacionadas à saúde, que foram alvo de questionário respondido por usuários do dispositivo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Câncer  de próstata pode atingir  68 mil no país em 2 anos
Câncer de próstata pode atingir 68 mil no país em 2 anos (próstata)

São Paulo - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou um dado afirmando que 68 mil brasileiros devem sofrer de câncer de próstata entre 2018 e 2019. O número elevado faz com que este tipo de doença seja uma das mais comuns entre homens no país. Um dado revelado pelo aplicativo de votação Quinto preocupa ainda mais: 64% dos usuários que votaram na pergunta disseram que não se previnem contra o câncer.

Quando questionados sobre o exame de toque, 82% responderam SIM sobre ainda ser um tabu e uma barreira no combate à doença. O resultado das pesquisas é parcial e foi extraído do aplicativo. As perguntas continuam abertas e disponíveis para usuários votarem e debaterem.

Buscando mudar a realidade das pesquisas apresentadas pelo Quinto e pelo Inca, o urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deu algumas dicas de como prevenir o câncer e falou sobre alguns fatos que provavelmente você não sabia sobre a doença.

1. Sem sintomas!
Alex Meller disse que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Ele citou dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor. Fique atento!

2. Tabu desnecessário
O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista contou ao Quinto que as mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.

3. Alguém da família já teve?
O médico Alex Meller afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

4. Colesterol alto? Cuidado!
Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.

5. Essa você não sabia!
O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das 68 mil vítimas da doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não há contra-indicação! Então, não custa tentar!

MAIS SOBRE SAÚDE

Um dado interessante dos netos e netas presentes no Quinto é que 53% deles acham que vão viver mais que os avós - atualmente a expectativa de vida do Brasil é de 75 anos. Já quando questionados sobre planos de saúde, 86% das pessoas que votaram afirmaram que o valor cobrado não é compatível com os serviços oferecidos pelas operadoras. Ainda dentro do tema, 48% das pessoas que votaram na pergunta acreditam que a ciência vai conseguir barrar o envelhecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.