Saúde

“Diabetes Azul: Educar para prevenir” realiza cerca de mil atendimentos

Evento social, foi realizado no Dia Mundial do Diabetes, por O Estado, no São Luís Shopping, das 10h às 22h, de ontem; com seis estandes montados, a ação contou com atendimento em quatro especialidades médicas

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

[e-s001]O jornal O Estado promoveu durante a quarta-feira (14) uma campanha alusiva ao Dia de Combate à Diabetes. Com o tema “Diabetes Azul: Educar para prevenir”, a ação foi realizada no São Luís Shopping e teve grande participação de pessoas que transitavam no local.

O espaço contou com seis estandes, que ofereciam serviço ao público presente, como pré-consultas dermatológicas, exames de glicemia e oftalmoscopia, mais conhecido pelo nome de exame de fundo de olho. Cerca de mil atendimentos foram realizados no período de 10h às 22h.

A odontóloga Tatiana Valois, que prestou atendimento ao público durante o evento, falou sobre um dos problemas mais comuns que o diabético pode ter. “Como dentista, vejo o Diabetes Azul como um evento de importância para a população, no qual podemos proporcionar educação que melhore a qualidade de vida deles. É importante trazer informação sobre as complicações da diabetes na boca, como a doença periodontal, que é a sexta doença que mais afeta as pessoas com diabetes”.

[e-s001]Segundo dados do Incor (Instituto do Coração), de São Paulo, cerca de 85 mil pessoas morreram de problemas cardiovasculares que tiveram seu início na boca.

A professora Joana Reis, que aproveitou todos os procedimentos disponíveis ao público, demonstrou surpresa com a realização do evento. “Vim dar uma volta no shopping e acabei encontrando o Diabetes Azul. Eu não tenho diabetes, mas acabei fazendo todos os exames, recebendo um ótimo atendimento de todos no local”.

Para tratar a doença, o especialista em endocrinologia é o profissional recomentado. Durante o evento, o médico Wellignton Santana explanou sobre a doença. “Temos sempre de lembrar que a diabetes é caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue. Esse aumento pode causar problemas vasculares, como comprometer o fundo do olho, rins, pele e nervos, sendo todos esses tratamentos extremamente delicados”.

O SINCS Assistencial, que mantinha estande no local, ressaltou a importância da realização da ação, em parceria com O Estado, para a prestação desse tipo de serviço à comunidade. “Estamos aqui nesse dia significativo para educar, dar assistência e fomentar a prevenção. Vale lembrar, também, que o SINCS é um cartão assistencial que dá para a população de baixa renda uma condição de possuir acesso à medicina de diagnóstico e imagem de acordo com sua renda”, esclareceu Eudes Barros, representante da empresa.

[e-s001]Manuel Lourenço, representante da Mãe Terra, que também mantinha estande no evento, salienta a importância de uma alimentação saudável para diminuir efeitos negativos à saúde, com foco nos portadores da doença. “A Mãe Terra possui uma linha de produtos que não interferem no aumento da glicose e açúcar do organismo da pessoa portadora da doença, se tornando uma fonte saudável de nutrientes e, também, reforçando a sua preocupação com a saúde e bem-estar de todos os nossos clientes”.

SAIBA MAIS

A doença pode ser dividida entre tipo 1 e tipo 2.
Diabetes tipo 1
Causa - É uma doença auto-imune, em que o corpo ataca as células do pâncreas, que deixam de produzir insulina.
Idade - Comum em crianças e adolescentes, geralmente, dos 10 aos 14 anos.
Sintomas - Os mais comuns são: boca seca, urina excessiva, muita fome, perda de peso.
Tratamento - Uso de insulina dividida em várias doses ou em bomba de insulina, diáriamente.

Diabetes tipo 2
Causa - Predisposição genética, em pessoas que têm fatores de risco, como sobrepeso, sedentarismo, dieta com excesso de carboidratos, gorduras e sal.
Idade - Na maioria das vezes, em pessoas acima dos 40 anos que passaram por um período prévio de pré-diabetes.
Sintomas - Os mais comuns são: perda de peso, urina excessiva, cansaço, fraqueza, alteração da cicatrização, visão turva.
Tratamento - Uso de antidiabéticos em comprimido, diariamente. Pode ser necessário o uso de insulina em casos mais avançados.

NÚMEROS

lugar, está o Brasil, no ranking dos países com mais diabéticos no mundo.
12,5 milhões (pelo menos) de cidadãos convivendo com a doença em nosso país.
0,3% ao ano é o crescimento do diabetes infantil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
30 mil crianças têm diabetes no Brasil, aproximadamente, segundo a Federação Internacional de Diabetes. No ranking de nações com mais diagnósticos da doença na infância o Brasil se encontra em terceiro lugar.

DOENÇA SILENCIOSA

É importante lembrar que o diabetes é uma doença silenciosa. Isso significa que, se não forem feitos exames médicos, o paciente pode não ter consciência de sua condição.
Principais fatores de risco que ocasionam no desenvolvimento da doença:
Excesso de peso e obesidade; Ingestão de açúcar e gordura em excesso; Sedentarismo; História familiar e herança genética; Idade; Stress; Alcoolismo; História de doença cardiovascular prévia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.