COLUNA SOCIAL

VEM AÍ A 12ª EDIÇÃO DA FELIS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

É grande a expectativa do público literário para a edição 2018 da Feira do Livro de São Luís. Com abertura marcada para esta sexta-feira, 16, o evento traz como patrono o maranhense Graça Aranha, além de homenagear dois matemáticos locais que alcançaram renome nacional: Joaquim Gomes de Souza e José Antonio Coqueiro. Realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Educação, a feira prossegue até o dia 25, no Multicenter Sebrae, com programação das 10h às 22h.

 Juliana Tajra, Larissa Mendes e Elisabeth Sá vieram de Teresina especialmente para a boda que agita São Luís neste sexta
Juliana Tajra, Larissa Mendes e Elisabeth Sá vieram de Teresina especialmente para a boda que agita São Luís neste sexta
Lorena Rabelo está desde ontem em São Luís, para o casamento da amiga Isabela Murad
Lorena Rabelo está desde ontem em São Luís, para o casamento da amiga Isabela Murad
Da sociedade de Brasília, Manuela Peixoto Rocha, que já está na cidade, com o colunista Marcelo Chaves, que chega em São Luís na sexta-feira
Da sociedade de Brasília, Manuela Peixoto Rocha, que já está na cidade, com o colunista Marcelo Chaves, que chega em São Luís na sexta-feira

Não custa situar
Autor do romance regionalista "Canaã", entre outros, Graça Aranha se notabiliza como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Ele fez carreira no Judiciário e na Diplomacia - em que exerceu cargos de diplomata em países como Inglaterra, Itália, França e Holanda. O maranhense foi ainda um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Em 2018, o autor completaria 150 anos de nascimento.

Já sobre os nossos matemáticos...
Joaquim Gomes de Souza, o Souzinha, foi o primeiro Doutor em Matemática do Brasil. Filho da cidade de Itapecuru-Mirim, se firmou no campo científico com a aprovação de sua tese - "Sobre o Modo de Indicar os Novos Astros sem Auxílio de Observações Diretas" -, motivado pela descoberta de Netuno, dois anos antes, por Leverrier.

*****
Já Coqueiro, se tornou doutor em Ciências Físicas e Matemáticas e também escritor de livros de matemática e poesias. Foi professor em várias instituições no Brasil e na Europa, além de contribuir na fundação de escolas em São Luís.

Ainda em relação a FeliS...
Espera-se em torno de 150 mil visitantes, entre turistas e moradores locais, alcançando um volume de venda de livros em média de 2 milhões de reais. O evento envolve mais de 10 mil alunos da rede pública estadual e municipal e a participação de caravanas espontâneas de 14 municípios do estado. A feira contará com a participação de 22 escritores nacionais. Entre eles, Fabrício Carpinejar, Lúcia Fidalgo, Roseana Murray, Eduardo Jardim e Mary Del Priore.

A boa filha à casa torna

Após mais uma longa temporada entre Londres e Amsterdã, a DJ Ericka Braga está de volta à Ilha. Com o que há de mais atual em música eletrônica no set, ela é uma das atrações do Luau do Massari, que agita esta véspera de feriado, no Cozinha Massari.

Entre os melhores do país
O chef Luciano Rosa está comemorando a indicação ao Prêmio Nacional Dólmã. Realizada pelo Grupo Conforto Gastronômico, de Pernambuco, a premiação movimenta profissionais de todo o Brasil, em seleção determinada através das redes sociais. Luciano, que é responsável pela gastronomia do Grupo Mateus, está entre os indicados para a categoria estadual. Além de premiar um chef por cada estado, o concurso ainda elege um vencedor na categoria nacional. O prêmio está marcado para dezembro, em Goiânia.

Estilo rosto colado
O clima de revival toma conta de São Luís hoje. Ou melhor: o estacionamento do São Luís Shopping vai fazer uma viagem ao melhor do som romântico dos anos 1980 e 1990, com as apresentações do grupo Roupa Nova e do cantor José Augusto, logo mais, em evento com a assinatura da 4 Mãos Entretenimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.