FERIADO

Rotina comercial sofrerá alterações nesta quinta-feira

Saiba o que funciona na data em que é celebrada a Proclamação da República

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Lojas das Rua Grande funcionarão das 8h às 14h no feriado
Lojas das Rua Grande funcionarão das 8h às 14h no feriado (Rua Grande)

Durante esta quinta-feira (15), quando é celebrada a Proclamação da República, o comércio de rua e de shoppings, de São Luís, assim como órgãos públicos, terão alterações no horário de funcionamento. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), apenas atividades essenciais poderão funcionar em horário livre.

Conforme a federação, o comércio de rua da capital maranhense poderá abrir das 8h às 14h, enquanto as lojas localizadas em shopping centers podem funcionar entre as 14h e 20h, desde que haja o pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e acréscimo de R$ 50,00 para os funcionários, conforme definido na Convenção de Trabalho. A Fecomércio-MA ressaltou ainda que supermercados e farmácias, considerados serviços essenciais, poderão funcionar em horário livre.

Órgãos municipais e estaduais também terão alterações no funcionamento: apenas os órgãos essenciais, como unidades de saúde e delegacias plantonistas funcionarão normalmente. O expediente no poder judiciário também estará suspenso, com retorno na sexta-feira.

Agências bancárias e dos Correios também terão atendimento suspenso durante o feriado. Boletos e contas com vencimento marcado para o dia 15 poderão ser pagos na sexta-feira (16), sem cobrança de juros, conforme previsto no artigo 1º da Lei nº 7089/83, ou ainda em caixas eletrônicos e aplicativos bancários.

De acordo com a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado não haverá ponto facultativo na sexta-feira (16), quando todas as atividades serão normalizadas.

SAIBA MAIS

Bancos – Não funcionam
Shoppings – 14h às 20h
Rua Grande – 8h às 14h
Supermercados e farmácias – Funcionam normalmente
Estado e Município – Apenas órgãos essenciais, em ritmo de plantão

Origem da Proclamação da República do Brasil

Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento por parte do governo. A oposição ao Império também partiram da igreja, pois o Imperador detinha o poder de interferir na organização do clero no Brasil. O incidente da “Questão Religiosa” provocou um grande descontentamento nos bispos, padres e demais membros da Igreja Católica.

Porém, o fato que potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888. Os grandes proprietários rurais escravocratas também passaram a se opor ao império, pois não receberam nenhum tipo de indenização pela perda da propriedade dos seus escravos.

Sem querer provocar uma guerra fratricida entre os brasileiros, Dom Pedro II aceita ser expulso do Brasil na madrugada do dia 16 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.