Destruição

Incêndio na Califórnia já é um dos mais letais a atingir o estado

Até ontem, 31 pessoas morreram pelos incêndios;Cerca de 228 pessoas ainda estão desaparecidas, enquanto 137 foram localizadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Legenda/Reutyers

Bombeiros lutam contra o incêndio de Woolsey enquanto continua a queimar em Malibu, na Califórnia

ESTADOS UNIDOS - O incêndio que atinge o norte da Califórnia desde a última quinta-feira, 8, o Camp Fire, se igualou em número de vítimas ao mais letal já registrado na história do estado americano, depois que as autoridades anunciaram que recuperaram mais seis corpos. Até ontem, 31 pessoas morreram neste incêndio. Mas a Califórnia tem mais de um foco de chamas no momento, e outras duas vítimas foram registradas pelo Woolsey Fire, que atinge a região sul do estado. Por isso, o total de mortos nos incêndios ativos chega a 31.

Até então, o incêndio que atingiu o Griffith Park, em Los Angeles, ocorrido em 1933, era o incêndio com o maior número de mortos na história da região, de acordo com o Departamento de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire).

O Camp Fire, que afeta uma ampla região do condado de Butte, na cordilheira Sierra Nevada, ao norte da capital do estado, Sacramento, é o maior e mais devastador dos três que estão ativos no estado. Também é o mais devastador da história do estado. Destruiu 67 mil imóveis, incluindo um hospital em Paradise, cidade de 27 mil habitantes. As chamas destruíram 45 mil hectares e foram contidas em apenas 25%, de acordo com o Cal Fire, que calcula que precisará de três semanas para controlar totalmente a situação.

Segundo o chefe de polícia local, Kory Honea, os novos corpos foram recuperados em Paradise e seus arredores ao final do quarto dia de combate às chamas. Cerca de 228 pessoas ainda estão desaparecidas, enquanto 137 foram localizadas após amigos ou familiares terem afirmado que não tinham conseguido entrar em contato com elas.

A causa ainda não foi oficialmente determinada, mas autoridades do setor elétrico informaram que aconteceu um corte de energia perto do local de origem das chamas, noticiou o jornal “Sacramento Bee”. No total, os incêndios provocaram a fuga de mais de 250 mil pessoas.

'Woolsey Fire'

Já o Woolsey Fire afeta os condados de Ventura - onde fica a cidade de Malibu, residência de várias estrelas de Hollywood - e de Los Angeles, ao sul do estado. No último sábado, famosos como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro tiveram que abandonar suas casas.

“Retornei para minha casa em Malibu após a evacuação. Momento doloroso em toda a Califórnia. Inspirado como sempre pela coragem, espírito e sacrifício dos bombeiros”, escreveu o ator, que agradeceu aos profissionais da corporação. “Se você puder, apoie esses homens e mulheres corajosos”, escreveu Butler, compartilhando a página para doações aos bombeiros.

No domingo, as autoridades anunciaram que encontraram duas pessoas mortas em um veículo. Agora os bombeiros que lutam na região se preparam para a chegada dos perigosos ventos de Santa Ana (secos e quentes), que poderiam alastrar as chamas, segundo as autoridades.

"Hoje temos mais de 8.000 bombeiros federais, estaduais e locais nas linhas de frente", afirmou Scott Jalbert, comandante do Cal Fire. "Infelizmente, com estes ventos, não terminou. Tenham cuidado", completou.

Críticas de Trump

O presidente Donald Trump acusou as autoridades locais de má gestão florestal. "Não há motivos para estes incêndios grandes e mortais na Califórnia, exceto que a gestão florestal é muito ruim", escreveu Trump no Twitter no sábado.

"Bilhões de dólares são dados a cada ano, com tantas vidas perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Consertem agora ou não acontecerão mais pagamentos do Fed". - Donald Trump

Brian Rice, diretor dos Bombeiros Profissionais da Califórnia, classificou os comentários de "desinformados, inoportunos e humilhantes para aqueles que estão sofrendo". Também disse que as afirmações do presidente sobre má gestão florestal "são perigosamente equivocadas".

Declaração de desastre

O governador da Califórnia, Jerry Brown, prestou condolências aos familiares e amigos das vítimas e disse que o estado fará o possível, com fundos próprios e os que pedirá ao governo federal, para combater a tragédia. Brown afirmou que pediu a Trump que declare a área de desastre, para facilitar a chegada de ajuda.

Também comentou que o cenário poderá se intesificar nos próximos 10 a 20 anos: "Infelizmente, os melhores cientistas nos estão dizendo que o calor, a seca, todas estas coisas, ficarão mais intensos".

O governador eleito Gavin Newson pediu que fosse declarado estado de emergência para levar ajuda às zonas mais afetadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.