Assassinato

Polícia sem pista dos executores do prefeito de Davinópolis

O corpo do gestor municipal foi encontrado com os pés e as mãos amarrados e com marcas de tiros em uma área de plantação de eucalipto, na zona rural do município; crime é investigado pela SHPP, que enviou equipe à região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Prefeito Ivanildo Paiva foi sequestrado de sua chácara por indivíduos até agora desconhecidos
Prefeito Ivanildo Paiva foi sequestrado de sua chácara por indivíduos até agora desconhecidos

Até o início da noite de ontem, a polícia não tinha conseguido prender os acusados de terem sequestrado e assassinado o prefeito do município de Davinópolis, Ivanildo Paiva Barbosa (PRB), de 57 anos. O corpo do gestor municipal foi encontrado amarrado na manhã de domingo (11), com várias marcas de tiros no peito, na cabeça, braços e costas, em uma área de plantação de eucalipto, localizada no povoado Jussara, zona rural da cidade.

“Nenhuma linha de investigação foi descartada ainda pela polícia, mas a menos provável é crime de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte”, afirmou o delegado regional de Imperatriz, Eduardo Galvão. Ele também informou que o caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e vai ser coordenado pelo delegado Praxíteles Martins.

Equipes da SHPP e de peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) de São Luís foram enviadas, ainda na manhã de domingo, para a Região Tocantina para auxiliar no trabalho de investigação do crime. “Estamos na fase inicial da investigação e até o momento não temos registro de prisão”, disse Eduardo Galvão.

Assassinato

O delegado Eduardo Galvão informou que a vítima tinha costume de passar os fins de semana em sua chácara, no povoado Jussara, zona rural de Davinópolis. Ainda na tarde do último sábado, populares e parentes ficaram surpresos com o desaparecimento de Ivanildo Paiva. A propriedade foi encontrada revirada e com marcas de sangue humano.

As buscas pelo gestor municipal começaram imediatamente, mas, somente na manhã do dia seguinte o celular e o veículo da vítima, uma pick-up de placas não identificadas, foi localizada nas proximidades do 50º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz, localizado na BR-010. No carro, também havia marcas de sangue.

As buscas continuaram até que o corpo do prefeito foi achado no meio da plantação de eucalipto. O cadáver apresentava marcas de tiros na cabeça, braço, peito e nas costas. Os peritos do Icrim e policiais da SHPP foram deslocados para a área. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz e até o começo da noite de domingo (11) não tinha sido liberado para os familiares. “Houve o informe de que o segurança do prefeito também havia sido assassinado, mas a versão foi logo desmentida”, acrescentou Eduardo Galvão.

Crime

Corpo do gestor municipal foi encontrado na zona rural, em uma plantação de eucalipto
Corpo do gestor municipal foi encontrado na zona rural, em uma plantação de eucalipto

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Brito Júnior, informou que populares disseram que o prefeito estaria tendo uma relação extraconjugal com uma mulher de nome não revelado, recém-separada. De acordo com relatos, o ex-marido da referida mulher não aceitava o fim do relacionamento. Essa informação será investigada pela Polícia Civil.

Também há informações de que ainda na tarde de sábado (10) homens não identificados foram até a residência da vítima e falaram com o caseiro, de nome não revelado. Eles teriam perguntado onde encontrariam terras naquela região para comprar e teriam chegado a pedir informações sobre o paradeiro de Ivanildo Paiva.

Na manhã de ontem, o caseiro não encontrou mais o prefeito e achou marcas de sangue pela residência da chácara. Ainda há informes de que ele foi sequestrado e teve os pés e as mãos amarrados e, logo após, foi executado por mais de dois criminosos. Os peritos do Icrim ainda ontem estiveram na chácara do prefeito e não encontraram evidências de luta corporal no local.

Filho executado

Um filho de Ivanildo Paiva, identificado como Paiva Júnior, de 19 anos, foi assassinado há mais de 10 anos na Região Tocantina. De acordo com a polícia, Paiva Júnior desapareceu na madrugada do dia 13 de setembro de 2008, após ser abordado por uma guarnição da Polícia Militar, composta pelos soldados Antônio Ribeiro Abreu e Smailly Araújo Carvalho da Silva. Essa abordagem foi registrada pelas câmeras de vídeo de um estabelecimento comercial localizado no centro de Davinópolis.

O jovem havia saído de sua residência para deixar amigos e a sua namorada, de nome não revelado, no centro da cidade e, logo após, segundo a polícia, foi abordado pelos policiais militares. O veículo da vítima foi encontrado no dia seguinte abandonado sem as placas e o sistema de som na Estrada do Arroz, nas proximidades de Imperatriz. O corpo de Paiva Júnior só foi achado depois de uma semana, enterrado em uma cova rasa, em uma área de matagal, na Região Tocantina.

A Polícia Civil investigou o caso e prendeu os dois policiais militares, que negaram a autoria do crime. O segurança Claudiomar Ferreira dos Santos, outro suspeito de envolvimento na execução, também foi preso. Ao prestar depoimento à polícia, ele não só confessou o crime, como também apontou os militares Antônio Abreu e Smailly Carvalho como co-autores. Todos os acusados já foram julgados e condenados a mais de 20 anos de cadeia.

Nota

O Governo do Estado, ainda ontem, emitiu nota manifestando pesar pela morte trágica do prefeito Ivanildo Paiva, de Davinópolis. Também repudiou o crime e informou que todas as providências estão sendo adotadas para elucidar o covarde assassinato, trabalhando para identificar o autor ou os autores para que seja feita justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.