Asilo

Migrantes retomam caminhada rumo aos EUA de forma dispersa

Formadas por cidadãos centro-americanos, caravana retomou jornada de fora dispersa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

CIDADE DO MÉXICO - De maneira dispersa, a caravana de migrantes centro-americanos retomou, no último sábado (10), sua caminhada rumo ao norte, com seus participantes convencidos de chegarem a Tijuana, lugar de onde querem pedir asilo nos Estados Unidos, apesar de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter endurecido este trâmite.

Apesar de terem usado sua parada na Cidade do México, aonde foram chegando desde domingo passado, para se agrupar, os integrantes dessa mobilização em massa, que soma no total cerca de 5 mil pessoas, voltaram a se separar no seu caminho rumo aos EUA.

O grupo maior da caravana, formado por perto de 4 mil pessoas, deixou hoje (12) as instalações do centro esportivo Magdalena Mixhuca, no leste da capital, e voltou a andar rumo a Querétaro, capital do estado homônimo.

O mesmo movimento foi feito na sexta-feira (9) por um grupo mais reduzido de migrantes, que ontem à noite dormiu em Querétaro e hoje decidiu continuar até Guadalajara, capital do estado de Jalisco.

Na assembleia realizada na quinta-feira (8), da qual participou toda a caravana, decidiu-se, por votação, sair da capital na sexta-feira e continuar a rota que leva a Tijuana, sem deixar "ninguém para trás" e ao ritmo marcado por mulheres e crianças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.