Literatura Infantil

Em tempos de estímulos digitais, livro infantil aborda a importância do brincar

Publicação, de autoria de Francinete Braga Santos, será lançada no Espaço Cultural e Livraria Amei, às 17h, nesta segunda-feira (11)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Francinete Braga Santos é a autora de "As aventuras de Pedrinho e de sua turma no Jardim dos Sonhos"
Francinete Braga Santos é a autora de "As aventuras de Pedrinho e de sua turma no Jardim dos Sonhos" (Francinete Braga Santos)

SÃO LUÍS - "As aventuras de Pedrinho e de sua turma no Jardim dos Sonhos" é o título do livro que a pedagoga Francinete Braga Santos lançará neste domingo (11), no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping), às 17h. A obra aborda estes tempos nos quais as crianças estão muito ligadas aos brinquedos tecnológicos. Por isso, a autora acredita que promoverá reflexões em muitos educadores, a exemplo de pais e professores, para que deem acesso ao brincar simples, à leitura educativa e tantas outras possibilidades às crianças.

A história infantil apresenta uma criança alegre, que gosta muito de sonhar. Pedrinho também gosta de estudar, mas ele tem muita imaginação, por isso sonha quase acordado. Foi assim nesta primeira aventura, quando ele sonhou com brincadeiras de bola com seus amigos, o Joaquim, o André e a Vitória. Agora, juntos vão trazer diversão e alegria.

"A proposta da obra é fazer uma reflexão sobre a importância do imaginário infantil no desenvolvimento da personalidade da criança, já que toda criança tem o direito de brincar, por isso, precisa também viver o período da infância saudavelmente, não sendo transformada em adulto em miniatura. O Pedrinho possibilita tal reflexão. Assim defendo que, por meio do acesso à leitura, possibilitaremos também sucesso educacional às crianças", disse a autora.

Sobre a autora
Francinete Braga Santos é natural de Chapadinha, no Maranhão. É pedagoga, professora e mãe. Iniciou no ensino com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em 1983. Em seguida, graduou-se em Pedagogia, depois fez mestrado e doutorado em Ciências da Educação.

Escritora desde 2009, com "As aventuras de Pedrinho e de sua turma no Jardim dos Sonhos" concretiza o desejo de escrever para crianças. E nessa história, de enredo simples e cativante, traduz lembranças da infância, a exemplo de quando ficava paradinha na sala de aula, sonhando acordada. Ou de quando jogava bola com os meninos e meninas, já que as crianças antes podiam brincar alegres pelas ruas da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.