RETA FINAL

Enem 2018: às vésperas das provas, órgãos e candidatos se preparam

SMTT reforçará ações para garantir fluidez no trânsito; Curso One promove dia de descontração para vestibulandos; a abstenção maranhense registrada no primeiro dia de prova do Enem foi uma das menores do país, cerca de 22%

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Cerca de 170 mil maranhenses devem realizar a segunda etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (11). Na capital, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), reforçará ações em pontos estratégicos da cidade a fim de garantir o acesso dos vestibulandos às escolas. Nos cursinhos, a prioridade nesta reta final tem sido promover atividades de relaxamento e descontração para os alunos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abstenção maranhense registrada no primeiro dia de prova do Enem (4) foi uma das menores do país: aproximadamente 22% dos estudantes inscritos não compareceram. Além destes, outras 71 pessoas foram eliminadas por descumprimento de regras, sendo duas por uso de ponto eletrônico.

Para evitar transtornos e oferecer condições necessárias para o transporte de estudantes, a SMTT atuará intensamente neste domingo (11), reforçando o disciplinamento e ordenamento do trânsito em pontos estratégicos e de maior fluxo, durante o acesso de estudantes aos locais de prova. Além da ação no trânsito, a Prefeitura de São Luís autorizou, por meio de portaria, a circulação integral da frota de ônibus urbano da capital durante todo o dia.

Para a efetivação das ações de trânsito a SMTT disponibilizará um total de 60 agentes de trânsito, 15 motos e 11 viaturas nos dois dias do certame. As motocicletas serão utilizadas para chegar com agilidade aos locais de difícil acesso em decorrência de possíveis colisões e bloqueios viários.

Durante o domingo serão reforçadas as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro, Uema/Ipase e Terminal/BR 135, garantindo assim o deslocamento dos candidatos. As empresas do Sistema de Transporte Urbano de São Luís deverão operar nos horários das 7h às 11h e das 14h às 18h, com frota total operante programada para os dias úteis.

Preparação
A preparação para a prova de domingo também é intensa nos cursinhos preparatórios, mas com foco diferente do resto do ano. “Nas vésperas do vestibular, a gente não pensa mais em ensinar nenhum conteúdo novo para o aluno. A gente até pede a ele para que não tente aprender mais nada, pelo contrário. Esse é um momento dele revisar, rever pontos importantes destacados pelos professores e assuntos que mais caíram nas últimas provas”, ressaltou Henrique Paiva, professor de Física do Curso One.

Além dos tradicionais “aulões” nos dias que antecedem a prova, o Curso One preparou atividades dinâmicas para promover momentos de relaxamento dos vestibulandos, como destacou Paiva. “Aliviar a tensão, reduzir a ansiedade, fazer como que o aluno tenha um momento de alívio mesmo, e até diversão, é importante nessa reta final. Pensando nisso, preparamos um evento com a presença de professores de fora e isso para os alunos é espetacular, pois oferece um clima de festa mas sem badalação. É uma festa da educação”, reafirmou.

As atividades foram realizadas no auditório da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), durante toda a sexta-feira (9) e contou com a presença de profissionais renomados nacionalmente. Os professores João Usberco, autor do livro de química mais vendido no Brasil, e Radael Procópio, que tem o maior canal de matemático do Facebook da América Latina, uniram o tradicional ao contemporâneo em um momento de descontração que contou ainda com massagistas e dicas de alunos aprovados nos últimos exames.

Um momento essencial para quem almeja realizar uma boa prova e atingir os resultados necessários para ingressar no ensino superior. João Guilherme quer cursar medicina e vem se preparando para o exame desde o segundo ano do ensino médio, concluído em 2017. Desde janeiro a dedicação tem sido exclusiva para o vestibular e, nesta etapa final, reduziu a pressão com o auxílio de amigos e professores do curso.

“Como nesse último dia faremos as provas de matemática e ciências da natureza, a tendência é que seja um pouco mais cansativa e exija atenção dos alunos, porque são questões tendenciosas que podem nos levar ao erro por descuidos pequenos. Nesse período que antecipa a prova é muito importante desopilar. Não é bom ficar em casa, porque você focará somente no exame, aumentando o nível de estresse, então poder conversar, descontrair com os amigos é fundamental para fazer uma boa prova”, contou o vestibulando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.