José dos Reis Luz Júnior, engenheiro e aventureiro

Criatividade para viajar e gastar pouco

Ele encontrou uma maneira de desbravar o mundo economizando; depois de pedir demissão de uma multinacional, conheceu diversos países e ainda quer mais

Evandro Jr. / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
José dos Reis Luz Júnior com Renata e Joyce no Chile
José dos Reis Luz Júnior com Renata e Joyce no Chile

SÃO LUÍS - Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC), o empreendedor José dos Reis Luz Júnior, 35 anos, é um aventureiro. Após três anos trabalhando no interior, ele pediu as contas de uma multinacional para passar um tempo viajando com a família durante um ano sabático. E a partir daí, nunca mais parou.

“Nós recebíamos muitos estrangeiros em nossa casa, por meio da plataforma do CouchSurfing (serviço de hospitalidade com base na internet). Quando eu perguntava há quanto tempo eles estavam viajando, respondiam seis meses, um ano, dois anos, e isso me chamou a atenção. Achava um completo absurdo e me perguntava como faziam isso e, principalmente, como se sustentavam”, revela José dos Reis Luz, que é proprietário de uma agência de viagens digital.

O engenheiro passou a estudar mais a fundo sobre viagens de longo prazo e conheceu brasileiros que já o faziam. Surpreso com a quantidade de aventureiros, descobriu maneiras de economizar com hospedagens gratuitas. “Além do CouchSurfing, que eu já conhecia, descobri o Trusted House Sitters, o WorkAway e o WorldPackers. Utilizamos muito esses sites para as nossas viagens. Já ficamos, por exemplo, 10 dias em um hotel fazenda de frente para o lago e três vulcões, no Chile, e 25 na Nova Zelândia. Tudo graças ao WorkAway”, conta.

Para “pagar” a hospedagem e custear as refeições nos países aonde vai, José dos Reis Luz já trabalhou na construção civil, com marketing online, babysitter, limpando casa, pintando cerca e cuidando de jardins. Ele conseguiu ficar 25 dias na Malásia apenas tomando conta de uma casa e de dois cachorros. Teve direito à própria casa e a uma moto para ele e a esposa irem às compras no supermercado.

Família em viagem à Tailândia
Família em viagem à Tailândia

“Aproveitávamos para cozinhar em casa e economizar ainda mais. No Vietnã, ficamos 50 dias na residência de uma família cuidando de um gato. Aproveitamos para criar conteúdo online e passear pela cidade. Essas duas últimas experiências foram via plataforma Trusted House Sitters. Temos vídeos no Youtube e publicações no nosso blog relatando a experiência e tirando as principais dúvidas”, informa.

Com as ocupações tradicionais, o casal viajava duas vezes por ano: um destino nacional e outro internacional. As primeiras férias, em 2006, foram para Fortaleza e algumas outras cidades do Nordeste. “A partir daí, começamos nossa trajetória internacional pelo Paraguai, Argentina e Uruguai. Depois, Colômbia, México, Estados Unidos, França, Croácia, Holanda, Inglaterra, Bélgica e Espanha. Durante o ano sabático de 2017, demos, literalmente, a volta ao mundo e visitamos vários países”, conta.

Viajar pode ser muito caro ou muito barato. Tudo depende de como você quer fazê-la e também do destino escolhido. Na Tailândia e Vietnã, por exemplo, gastamos bem menos do que se estivéssemos quietos em São Luís. Já na Nova Zelândia, ficamos assustados com os preços e, por pouco, não fomos embora antes do previsto”

Planejamento
A família já passou pelo Chile, Argentina, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália e Vaticano. Já visitou também Índia, Nepal, Dubai, África do Sul, Cuba, Panamá, Chile e Bolívia. Para 2019, as passagens já estão compradas para Dubai (país sede da próxima Copa do Mundo), Omã, Índia, Israel, Palestina e Egito, além do México, que ganhou em um concurso no Instagram. No total, são 30 países visitados e, no próximo ano, a lista deverá subir para 35.

O aventureiro costuma viajar com a esposa, Renata Marques, e, às vezes, leva a filha, Joyce Marques Luz, atualmente com 15 anos. Para eles, sem dúvida, a Índia foi um dos países mais exóticos e desafiadores. “Visitamos mais de 10 cidades em 45 dias. O Holi Festival (o festival das cores) foi um dos mais lindos que já tivemos a oportunidade de vivenciar”, conta ele, citando também uma escalada de um vulcão em atividade no Chile, um passeio de Motorhome pela Nova Zelândia, o casamento com a esposa em Las Vegas, um Réveillon em Bali, na Indonésia, e por aí vai.

José dos Reis Luz Júnior diz que nunca parou para pensar qual será o seu limite. “Minha filha está concluindo o 1º ano do ensino médio. Mas a nossa vontade de voltar a cair na estrada é enorme. Estamos estudando para um segundo projeto: dar a volta ao mundo de carro saindo do Brasil, em 2021. Enquanto isso, estamos de olho nas oportunidades de passagens aéreas e montando pacotes para viagens em grupo. Essa também é uma das formas que encontramos para compartilhar experiências e uma maneira de remuneração para ajudar nas viagens”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.