Fim da linha

Preso criminoso especializado em roubo e explosão de banco

Assaltante foi preso, pela Seic, na cidade de São Mateus e estava com droga, munições e vários instrumentos utilizados nas ações ilegais; segundo a polícia, ele planejava novo assalto no MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Magno Farias da Silva, de 33 anos, foi preso em São Mateus
Magno Farias da Silva, de 33 anos, foi preso em São Mateus (Magno Farias da Silva PRESO)

SÃO LUÍS - O acusado de integrar uma associação criminosa especializada de roubo e explosão de banco no Maranhão e outros estados, identificado como Magno Farias da Silva, de 33 anos, foi apresentado ontem a imprensa durante coletiva, ocorrida na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima. De acordo com a polícia, ele pretendia assaltar nesses próximos dias uma agência bancária no interior e teria participado do roubo ao Bradesco de Coroatá, ocorrido no dia 3 de outubro deste ano.

O delegado Carlos Alessandro de Assis, que é superintendente da Seic, declarou que esse criminoso foi preso na tarde da última quarta-feira por meio de ordem judicial na cidade de São Mateus. Em poder dele, a polícia apreendeu um tablete de maconha, balança de precisão, várias munições de 762, anabolizantes, chaves, maçarico e outros aparelhos utilizados nas ações criminosas.

Carlos Alessandro de Assis também informou que esse detido estaria se articulando em companhia de outros criminosos para roubar um banco da cidade de São Mateus. “A equipe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras da Seic já identificou os outros assaltantes e estão trabalhando com o objetivo de efetuar a prisão”, declarou o delegado.

Ele ainda disse que somente a equipe da Seic conseguiu apreender seis armas de fogo e prendeu 19 criminosos em menos de dez dias na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado. “A Seic com apoio de policiais de outros estados prenderam três integrantes de bando interestadual especializado em roubo a instituição financeira e apreenderam veículos e armas de fogo, no estado de Goiás”, afirmou Carlos Alessandro de Assis.

Empreitada criminosa

O delegado também informou que Magno Farias em companhia de outros criminosos, no dia 3 do mês passado, pularam um depósito de arroz e tiveram acesso ao quintal do Bradesco de Coroatá. Os bandidos ainda fizeram um buraco em uma das paredes dessa agência e tiveram acesso ao cofre. O valor roubado não foi informado pela direção dessa instituição bancária.

Ainda no dia do assalto foi preso um dos envolvidos e identificado como Jhon dos Santos Silva, de 22 anos. Com ele foram apreendidos droga e ferramentas, segundo a polícia, utilizadas na ação ilegal. As investigações continuaram e no dia 5 do mês passado, os policiais prenderam mais outro suspeito e identificado apenas como Papa-Léguas.

Outras prisões

O criminoso Francisco Alexandre Lucas, de 42 anos, ainda ontem estava preso na Unidade Prisional de Imperatriz aguardando ser transferido para o estado paraense onde tinha um mandado de prisão pelo crime de assalto a banco. Segundo a polícia, ele também é acusado de roubo a agências bancárias no Maranhão e Goiás.

Francisco Alexandre foi preso no último dia 7 em uma residência, localizada no bairro do Mercadinho, área central de Imperatriz. Nesse local, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38, munições e uma carteira de identidade falsa.

Ainda de acordo com a polícia, o irmão desse criminoso, identificado como João Alexandre Lucas, foi assassinado a tiros de escopeta em pleno centro dessa cidade, no dia 19 de abril deste ano, e os acusados fugiram em um veículo Fiat Uno vermelho, de placas não identificadas. A Polícia Civil está investigando esse crime, mas até a tarde de ontem não tinha registro de prisão dos acusados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.