Inteligência artificial

Plataforma do Senai ajuda jovens na escolha de profissão

Plataforma Mundo Senai possui serviço gratuito que traça perfil socioemocional e indica melhor carreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Serviço de orientação profissional já está disponível gratuitamente
Serviço de orientação profissional já está disponível gratuitamente

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo Senai (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Nesta sexta-feira (9 de novembro), os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades da instituição, que estarão de portas abertas à comunidade em São Luís, Açailândia, Imperatriz, Bacabal e Rosário e em todo o Brasil. O evento Mundo Senai terá palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

A programação em São Luís será das 9h às 17h, nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Distrito Industrial (no bairro Tibiri) e Raimundo Franco Teixeira (no Monte Castelo). Já no interior, o Senai abrirá suas portas à comunidade das 14h às 21h, em Açailândia, Imperatriz, Bacabal e Rosário.

TOUR - Além da apresentação da plataforma Mundo Senai, no Maranhão, o evento terá palestras de orientação profissional, abordagens de temas sobre o mercado de trabalho e formação técnica, além de um tour pela educação profissional, com apresentação dos cursos, visita aos laboratórios, degustação de aulas práticas e exposição de projetos de alunos e instrutores.

O diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. “O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas”, explica ele. “O usuário do Mundo Senai terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente”.

Na plataforma, o usuário terá também informações organizadas por localidade e especialiadade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.

BRASIL

Em todo o Brasil, será possível possível ainda conhecer a infraestrutura das escolas do Senai para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, assim como os projetos desenvolvidos pela instituição. O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores.

A instituição possui hoje 541 unidades fixas e 452 móveis, das quais duas são os barcos-escola Samaúma na região Amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O Senai também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras.

Programação do Mundo Senai no Maranhão - 9 de novembro de 2018:

SENAI - Cept Distrito Industrial: das 9h às 17h (São Luís)

SENAI - Cept Raimundo Franco: das 9h às 17h (São Luís)

SENAI - Cept Açailândia: das 14h às 21h (Açailândia)

SENAI - Cept Imperatriz: das 14h às 21h (Imperatriz)

SENAI - Cept Bacabal: das 14h às 21h (Bacabal)

SENAI - Cept Rosário: das 14h às 21h (Rosário)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.