COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
OS DESEMBARGADORES José de Ribamar Froz Sobrinho e José Jorge Figueiredo dos Anjos foram eleitos para os cargos de diretor e vice-diretor, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), respectivamente. Os dois magistrados tiveram seus nomes indicados pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, sendo eleitos por aclamação pelos demais membros da Corte. Os dois tomarão posse em fevereiro do próximo ano e conduzirão as atividades da instituição no biênio 2019/2020
OS DESEMBARGADORES José de Ribamar Froz Sobrinho e José Jorge Figueiredo dos Anjos foram eleitos para os cargos de diretor e vice-diretor, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), respectivamente. Os dois magistrados tiveram seus nomes indicados pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, sendo eleitos por aclamação pelos demais membros da Corte. Os dois tomarão posse em fevereiro do próximo ano e conduzirão as atividades da instituição no biênio 2019/2020
ALAN Kardec Salomão Mota Neto, diretor regional do Grupo Mirante em Imperatriz está aproveitando as férias fazendo uma viagem internacional com a esposa. Eles estão hoje em Estocolmo e já passaram por São Petersbugo e Helsinke
ALAN Kardec Salomão Mota Neto, diretor regional do Grupo Mirante em Imperatriz está aproveitando as férias fazendo uma viagem internacional com a esposa. Eles estão hoje em Estocolmo e já passaram por São Petersbugo e Helsinke

Encontro de Presidentes
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, participou ontem, da primeira reunião conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, com os presidentes das 27 Cortes estaduais de Justiça do País.
A pauta do encontro incluiu gestão da repercussão geral e do juízo de admissibilidade dos recursos extraordinários: mudanças e diretrizes; pauta semestral do plenário e prioridade no julgamento de mérito dos temas de repercussão geral. Quanto aos assuntos referentes ao CNJ, os magistrados colocaram em discussão as metas e prioridades
da gestão.

Lenita no Rio
A Editora 7Letras convida para o coquetel de lançamento do livro de contos “Brasas ardentes na ponta dos dedos”, de Lenita Estrela de Sá, dia 26 de novembro, na Editora 7Letras, Galeria Vitrine de Ipanema, na rua Visconde de Pirajá, em Ipanema.
“Brasas ardentes na ponta dos dedos” é o décimo quinto livro publicado por Lenita e reúne catorze histórias com temas variados, entre as quais destaca-se a fantasia de um dia na vida da escritora Maria Firmina dos Reis.
Nessa história, Lenita compara a delicadeza do ato de escrever sobre a emoção humana com o ato de tocar em brasas ardentes com a ponta dos dedos.

Decoração Natalina
O São Luís Shopping entrega na noite de hoje a sua decoração para o período de festas de fim de ano com o tema “Desejo de Natal”, criação da Cipolatti – uma das maiores empresas do setor em ornamentação natalina dos grandes shoppings do país.
O evento, a exemplo de outros anos, marca a abertura do Natal no comércio da capital maranhense.
Para celebrar o evento mais importante do varejo, o shopping lança a campanha que sorteará um carro Audi zero quilômetro, no dia 4 de janeiro de 2019.
Tome nota: a cada R$ 300,00 em compras, o consumidor receberá um cupom que lhe dará direito a participar da promoção.

Diabete Azul
O jornal O Estado do Maranhão promove no próximo 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes – uma campanha com serviços e informações sobre a doença.
O evento, no São Luís Shopping, contará com a participação de multiespecialidades médicas que contribuem para a prevenção e tratamento da diabetes.
Entre as especialidades presentes, oferecendo pré-consultas, estarão: Endocrinologia, Oftalmologia, Dermatologia e Odontologia.
O público visitante terá acesso gratuitamente a exames de “fundo de olho”, teste de glicemia, e muito mais.

Prêmio Nobre
A apresentadora Madalena Nobre tem muito a comemorar nesta sexta-feira. Ela comanda o 11º Prêmio Nobre, que acontece no Espaço Residencial,
no Olho d’Água.
Ao longo dos anos, a premiação já homenageou mais de 400 personalidades e empresas com destaque no cenário regional e nacional.
O evento também marca as celebrações pelos 14 anos do Programa Nobre, que é transmitido pela TV São Luís, afiliada a RedeTV, e ainda pela AmazonSat.

Anúncio de JB no Twitter
O presidente eleito Jair Bolsonaro parece seguir, mesmo, os passos do mandatário norte-americano Donald Trump. O anúncio da deputada Tereza Cristina (DEM) na equipe de transição de governo, e já indicada para comandar o Ministério da Agricultura, aconteceu pelo Twitter, a rede social que é constantemente a ferramenta de Trump para se comunicar com seus eleitores e dar pitacos sobre assuntos pertinentes aos Estados Unidos. E o capitão reformado fica, a cada dia, mais afiado por ali.

TRIVIAL VARIADO
A partir do próximo sábado, 10, será possível pagar boletos vencidos em qualquer banco e não apenas na instituição financeira em que eles foram emitidos, como funciona hoje em dia.

Tem mais: a medida servirá para os pagamentos de todos os valores e estima-se que vai afetar quatro bilhões de boletos por ano. A mudança é parte da última fase da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC).

A propósito: de acordo com a Febraban, o NPC torna o processo de pagamento mais seguro e diminui o risco de fraudes.
A febre de agressões a professores só vai baixar quando for modificada a lei, tornando a prisão automática e sem direito a pagamento de fiança.

A expectativa da Associação Brasileira de Eventos Sociais é de que o faturamento do setor, este ano, supere 20 bilhões de reais. Em 2018, foram 17 bilhões. A diferença se dará por conta de incontáveis comemorações após as eleições.

Seguro morreu de velho. Bolsonaro está indo de colete a prova de balas até em culto religioso. Anuncia-se para breve a criação do BolsoMóvel, no estilo do PapaMóvel.

A maconha legalizada está em falta no Canadá, três semanas depois de o governo ter aprovado o consumo de maconha para fins recreativos. A escassez do produto está levando alguns consumidores frustrados a procurar outra vez o mercado negro.

Em tempo: pelo menos três províncias – Ontário, Québec e New Brunswick — enfrentam escassez de maconha legal. Em duas delas, as lojas que vendem o produto fecharam as portas temporariamente por falta
de estoque.

DE RELANCE

ESMAM Cultural 2018
É hoje a abertura da mostra ESMAM Cultural 2018, promovida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Foram selecionadas para a exposição, mais de vinte produções de servidores e magistrados da justiça estadual. O evento aberto ao público tem o apoio do Tribunal de Justiça e da Associação
dos Magistrados.

Programação da Mostra
A propósito: a “Galeria Prata da Casa” fará a exposição de nove trabalhos de fotografia, seis participantes da área musical, duas composições poéticas e três exposições de artes plásticas, entre outras manifestações culturais. Na tarde literária, o jornalista e pesquisador Antonio Carlos de Oliveira fará o lançamento do livro “Comunicação & Justiça”. O Grupo Lamparina animará o evento com repertório de canções de compositores da música popular brasileira.

Eleições nos EUA
Morando nos EUA, mais especificamente na Califórnia, o jornalista Geraldo Vilalva, um velho amigo baiano, resolveu conhecer uma zona eleitoral. Segundo conta, é tudo feito à mão e/ou antecipadamente preenchido em casa ou enviado pelo Correio, além de poder votar pela internet. Os mesários atendem em inglês, espanhol,
chinês, vietnamês e filipino.

Eleições nos EUA 2
Outro detalhe chamou a atenção de Vilalva: cada eleitor recebe em casa, com bastante antecipação, um caderno de votação com 96 páginas explicando como votar, a vida dos candidatos e mais 12 propostas (os prós e os contras) inerentes a San Diego (Estado). Em outro caderno (Ballot) vêm as cédulas para preencher. O Ballot é aberto, passa por um escâner e os votos são contabilizados e enviados para uma central de apuração. O resultado sai no mesmo dia.

Reparação aos danos
Está pronto para ser votado no Plenário do Senado o projeto de lei que prevê que recursos obtidos a partir da promoção da prostituição e do tráfico de pessoas sejam usados para políticas públicas de reparação aos danos causados por esses crimes. O texto foi aprovado na última comissão da Casa, quarta-feira.

Reconectar eleitores
A líder do MDB no Senado Federal, Simone Tebet, disse que as lideranças da sigla precisam se reconectar com os eleitores, sob o risco de encolher ainda mais. “Se a legenda não se reinventar, ouvir as lideranças e a comunidade, e mudar a maneira de se comunicar, enfrentará dificuldades não só nas urnas, como também nas estratégias para atrair novos nomes”, afirmou durante o lançamento do documento O caminho para o futuro.

Age em silêncio
Não foi com a chegada de Michel Temer ao poder que a esquerda panfletária e empedernida deixou o Ministério da Educação. Questões da recente prova do Enem comprovam. Se depender apenas deles, continuarão sem constrangimento dando
as cartas no próximo governo. Mantêm-se fiéis ao ditado: há governo, sou a favor. Por baixo do pano, manipulam como querem.

Descomplicando
Desde o regime militar, Itamar Franco foi o único presidente que não baixou decreto sobre a desburocratização. Mesmo assim, os resultados nas demais gestões foram pífios. Jair Bolsonaro tratou do tema durante a campanha. Antes de pôr em prática as medidas prometidas, poderia conferir o que
Portugal fez para avançar. Hoje, é modelo na Europa.

Para escrever na pedra:
“Fé é saber que há um oceano porque você viu um riacho”. De William Arthur Ward.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.