Devoção

Festejo de Nossa Senhora da Conceição se inicia no Santuário

Durante o dia de abertura foram celebradas quatro missas; programação se estende por 30 dias, até o dia 8 de dezembro, quando é comemorado o dia da padroeira

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Com a igreja repleta de fiéis, iniciou-se, na manhã de ontem (8), o tradicional Festejo da Conceição, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo. Realizada há mais de 200 anos, a celebração é considerada o maior evento de devoção mariana do estado. Até o dia oito de dezembro serão realizadas missas, novenas, procissões e romarias em homenagem à padroeira.

O tema deste ano é “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”, trecho bíblico do evangelho de Lucas, além de destacar reflexo do anseio do papa Francisco por uma Igreja que estabeleça um constante diálogo com a sociedade, ressalta ainda a devoção local por Nossa Senhora da Conceição, como frisou o pároco e reitor do Santuário, padre Carlinhos.

“O festejo deste ano envolve um tema que destaca a presença da imagem de Nossa Senhora da Conceição aqui em São Luís do Maranhão, pois, desde sua chegada, muitas pessoas já recorreram a esta imagem para alcançar uma graça. Então, neste ano, escolhemos valorizar essa devoção, levando em consideração características próprias da cidade para a elaboração de todo o material para o festejo. A ideia é enfatizar que Maria veio visitar São Luís e está aqui até hoje dando ânimo e esperança a seus filhos e filhas”, esclareceu.

O Festejo da Conceição tem uma programação que se estende por 30 dias. O ponto máximo do festejo acontece no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, quando se espera mais de 150 mil fiéis na missa que será celebrada na Praça Maria Aragão, no Centro da capital maranhense, como contou padre Carlinhos, destacando ainda a participação dos voluntários que participam da preparação do evento.

“A missa celebrada por dom Belisário é um dos momentos mais esperados pelos fiéis, mas as celebrações que acontecem durante todo o mês são tão prestigiadas quanto. Durante a novena nós temos praticamente o mesmo número de fiéis durante todo o dia, visitando o santuário. Para isso contamos com mais de mil pessoas que dão apoio e trabalham no festejo, além das várias pastorais e músicos que fazem parte de todo o processo”, ressaltou.

Para os fiéis, o festejo representa um momento de adoração e gratidão, como explicou a enfermeira Maria Olivia que, desde a infância, está presente em todas as edições da celebração. “A minha vó, que foi quem me criou, era muito devota de Nossa Senhora da Conceição e era quem me trazia para a igreja. Antes de falecer ela estava muito doente e no dia 8 de dezembro, na hora da procissão, Nossa Senhora levou ela é vem me dando forças e sabedoria para viver. Venho ao festejo todos os anos, durante o mês inteiro como forma de agradecer todas as graças alcançadas”, contou.

Programação
Ontem (8) aconteceu a Abertura do festejo, com a celebração de quatro missas, às 6h30, 12h, 17h e 19h30. Até o dia 28 de novembro, a imagem fará uma peregrinação pela Ilha de São Luís. Nas casas dos devotos, as novenas acontecerão com as famosas capelinhas de Nossa Senhora da Conceição. A imagem passará, ainda, por órgãos públicos e por diversas paróquias da capital. Na quinta-feira (15), será realizado o 7º Encontro da Juventude com Maria.

De 24 a 31 de novembro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição visitará as sete comunidades que fazem parte do Santuário, como forma de mobilizar a região em torno do Santuário para as festividades marianas. No dia 18 de novembro, as comunidades se reunirão para celebrar a 13ª Romaria das Comunidades, saindo às 17h da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Fé em Deus, passando por todas as comunidades até o Santuário da Conceição onde será celebrando uma missa festiva.

No domingo (25), será realizada a 15ª Romaria da Conceição. A procissão sairá, às 17h, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias, no Centro. Os devotos costumam levar suas capelinhas e objetos que lembram as graças alcançadas por intercessão da Virgem da Conceição. Ao final, será celebrada uma missa campal no largo do Santuário, no Monte Castelo.

Nos nove dias que antecedem o Dia da Padroeira, são celebradas quatro missas diárias, às 6h30, 12h, 17h e 19h30. Além dessas quatro missas, no domingo, é celerada uma missa às 9h.

Dia 8 de dezembro
Quando chega o dia 8 de dezembro, a cidade para suas atividades normais e católicos vindos de diversas partes do Maranhão rendem homenagens e participam da programação durante todo o dia. Logo cedo, às 5h, é feita a Alvorada da Conceição, com fogos de artifício que podem ser vistos no céu por toda a Ilha. Serão celebradas no Santuário, do Monte Castelo, missas às 6h, 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h.

Na missa solene pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, que acontecerá na Praça Maria Aragão, no dia 8 de dezembro, às 17h, são esperadas mais de 150 mil pessoas. O encerramento do festejo ocorre com a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, momento em que os devotos caminham ao lado da Imagem bicentenária de Nossa Senhora da Conceição até o seu Santuário no Monte Castelo. A procissão é marcada por fortes manifestações de alegria, devoção e fé.

Cantada de Natal
Também no dia oito de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, diversos artistas locais apresentarão a Cantada de Natal, enquanto os devotos aguardam a chegada da imagem da padroeira. Além dos cantores maranhenses, o grupo Pão com Ovo apresentará um quadro especial na celebração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.