FALTA DE CONSERVAÇÃO

Praça Duque de Caxias padece por falta de conservação

De acordo com frequentadores, o logradouro não passa por reformas devidas há anos; últimos reparos foram realizados em 2017, mas não foram duráveis

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Piso da praça está todo danificado e espaço virou estacionamento
Piso da praça está todo danificado e espaço virou estacionamento (duque de caxias)

Um dos principais logradouros do bairro João Paulo, a Praça Duque de Caxias encontra-se em situação de abandono. Frequentado por muitas pessoas durante o dia e cercado pelas moradias da região, o local não passa por reparos devidos há anos, de acordo com quem presencia o estado de deterioração que vem sofrendo o espaço. A praça tem uma área total de 9 mil metros quadrados e apresenta problemas em toda sua extensão.

Entre bancos e meios-fios quebrados, sujeira espalhada, falta de poda de árvores, piso e outras estruturas com rachaduras e pichações, como a base em que fica posicionada a estátua em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, a praça tem servido, entretanto, como estacionamento para quem procura o bairro pelas diversas instituições e lojas que ficam localizadas na área.

“Antigamente a praça não se parecia em nada como se encontra atualmente. Hoje em dia, o poder público, que é quem deveria se manifestar para mudar essa situação e realizar uma obra igual está fazendo em outras praças da cidade, não faz nada”, lembrou e chamou atenção para o problema a professora Ranilda Rocha.

O pedreiro Cleiton Caldas, que estava de passagem pelo local e fez da praça um estacionamento para sua motocicleta, “como todo mundo faz”, afirmou que há outros problemas mais importantes que merecem a atenção dos governantes. “Eu não acho que esses problemas sejam tão graves, porque eu consigo ver que grave mesmo são outras causas sociais, como a saúde e a pobreza”, pontuou.

Última revitalização
Há exatamente um ano, em novembro de 2017, uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), localizado em frente à praça, realizou ações para recuperar a pintura, o meio-fio, bancos, muretas, passeio, limpeza, capina, podas e recuperação de raízes, além do plantio de árvores, mas, para quem frequenta o local, nada refletiu tão bem como deveria, pois a situação continua da mesma forma e nem parece ter sido feito nada, como relatou o estudante Augusto de Sousa.

Durante a noite
De dia, a iluminação, natural, fica por conta do sol. À noite, por causa das árvores sem poda e próximas dos postes de luz, deixa o ambiente soturno, pois as lâmpadas dos postes não suprem a necessidade e o perigo fica à vista. “Durante a noite, quando os postes acendem, nada muda, a escuridão toma mesmo de conta. A luz é tão fraca que quem tem que esperar o ônibus na parada da praça, não fica acomodado debaixo dela, porque tem medo de assaltos […] preferem ficar distantes para evitar passar por isso”, disse um frequentador assíduo da praça, que não quis se identificar.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, em nota, que uma equipe de iluminação pública será enviada ao local, para fazer o levantamento das demandas e, posteriormente, tomar as medidas necessárias para solucionar os problemas constatados. A Secretaria reforçou que, ao notar algum ponto de luz sem funcionar, a população deve entrar em contato com a Central de Atendimento: 0800 284 8082. Sobre o acúmulo de lixo na Praça Duque de Caxias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que enviará equipes ao local para verificar a situação e providenciar a limpeza da área.

Em relação aos estacionamentos irregulares, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que faz rondas de fiscalização com agentes na área, autuando quem está em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informou que vai encaminhar uma equipe para o levantamento das necessidades e posterior inclusão da praça no cronograma de serviços do Instituto.l

Praça Duque de Caxias padece por falta de conservação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.