COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
DOIS IRMÃOS que a partir de hoje passam a integrar os quadros da Academia Maranhense de Letras: Félix Alberto Lima e Antonio Carlos Lima.
DOIS IRMÃOS que a partir de hoje passam a integrar os quadros da Academia Maranhense de Letras: Félix Alberto Lima e Antonio Carlos Lima.

Posse na Academia
O grande acontecimento da vida cultural de São Luís, no noite de hoje, é a posse do jornalista e escritor Félix Alberto Lima na Academia Maranhense de Letras, onde irá ocupar a cadeira 25, em substituição ao jornalista, escritor e roteirista
José Louzeiro.
Félix Alberto será recepcionado, em nome da Casa de Antonio Lobo, pelo acadêmico e desembargador federal Ney de Barros Bello Filho.
Tanto o novo imortal quanto o acadêmico que vai saudá-lo já deram o ponto final em suas respectivas peças oratórias que, por sinal, estão causando grande expectativa.
Logo após a solenidade, Félix Alberto receberá os convidados para um coquetel no salão de festas do condomínio Golden Green,
no Olho d´Água.

MARINA REIS Ribeiro e Jacira Haickel estão às voltas com o projeto de expansão da Blue Experience, assinado pela Clínica Hosana Reis, que adotará o conceito de SPA. Nesta semana, elas se reuniam para tratar dos últimos detalhes de mais esse serviço que o hotel passará a oferecer. A propósito, o Blue Tree está sofrendo várias intervenções que vão deixar o local mais moderno e confortável. E será o palco de luxo da festa da virada de ano em São Luís
MARINA REIS Ribeiro e Jacira Haickel estão às voltas com o projeto de expansão da Blue Experience, assinado pela Clínica Hosana Reis, que adotará o conceito de SPA. Nesta semana, elas se reuniam para tratar dos últimos detalhes de mais esse serviço que o hotel passará a oferecer. A propósito, o Blue Tree está sofrendo várias intervenções que vão deixar o local mais moderno e confortável. E será o palco de luxo da festa da virada de ano em São Luís

Entidade
O maior exemplo de que os tempos mudaram é Jair Bolsonaro, que se elegeu presidente sem partido, sem aliados e sem dinheiro, apostando nas redes sociais. Mas entre os políticos há o consenso de que o jogo também se diferenciou pelo interior afora.
Antigamente quem tinha o apoio do prefeito levava uma grande vantagem. Hoje, nem tanto. Óbvio que onde o prefeito é bem avaliado, o resultado foi bom, mas na grande maioria dos casos os prefeitos se saíram mal.
Deputados, eleitos e derrotados, dizem que ‘cada vereador virou uma entidade’. Ou seja, nada de apoio em bloco. E a tendência é piorar.

Frieza e maturidade
A presença de Jair Bolsonaro e Michel Temer na Câmara dos Deputados para a sessão solene em homenagem aos 30 anos da Constituição exibiu uma fria receptividade aos presentes.
Temer e Bolsonaro entraram, tudo calmo. Falaram, palmas contidas, o mesmo para o presidente do STF, Dias Toffoli, e a procuradora da República, Rachel Dodge.
Aplausos mesmo só quando Toffoli fez elogios ao ex-presidente José Sarney por ter promulgado a Carta que completou 30 anos.
Alguns interpretaram o comportamento como maturidade.

Réveillon e magia
A sociedade maranhense e os turistas que certamente virão para assistir a virada de ano em São Luís, já têm a certeza de um programa único, de charme, elegância e bom gosto nos mínimos detalhes.
É o Réveillon Blue Tree – A noite mágica, que está sendo produzido para ser o maior acontecimento para saudar o Ano Novo nesta Capital.
Mais detalhes informaremos depois, mas os interessados já podem fazer reservas antecipadas no próprio hotel.
Aliás, o número de interessados já é grande e sinaliza para uma noitada
de grande sucesso.
Esta coluna vai participar da produção, juntamente com a diretora do hotel, Jacira Haickel.

Assembleia e encontro de servidores
É hoje, às 8h, a abertura do IV Encontro dos Servidores de Fiscalização Agropecuária do Maranhão, cujo tema é “Serviço Público e Democracia”, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão. Durante a sessão serão homenageadas personalidades da vida maranhense, seguida de palestra de Luis Eduardo Pacifici Rangel, secretário de defesa agropecuária do SDA/MAPA, cuja mesa será presidida por Francisco Saraiva da Silva Júnior.

Marketing digital
Na próxima terça-feira, um time renomado de profissionais do ramo digital e do marketing influencer do Maranhão e do Brasil, comandará a apresentação do evento, “Inspire-se: O digital conecta negócios’’, promovido pelo Sebrae, com as presenças do youtuber Vô Epaminondas, que falará sobre “Como criar sua própria criptomoeda e alavancar seus negócios”; as influenciadoras digitais Patri Brazil, com a palestra “Marketing digital” e a maranhense Thaynara OG, com “O digital fala”, além da coordenadora de marketing e mídias digitais do Grupo Mateus, Raphisa Sekeff, que traz o tema “Empoderamento digital”.
O encontro ainda contempla a palestra “Trilha Influencer Digital Maranhão”, com a analista Keila Pontes, e o Painel Matches, com a participação das influenciadoras digitais.
A programação acontece no Centro de Convenções, no Cohafuma, a partir das 17h.

TRIVIAL VARIADO
A Nespresso acaba de lançar uma linha especial de cafés inspirada nas docerias de Paris para celebrar as festas de final de ano. A novidade faz parte de uma edição limitada que costuma ser bastante esperada pelos consumidores da marca.

Não vão se perder por aí. Os candidatos ao governo têm até 17 de novembro para entregar suas prestações de contas do segundo turno.

O recuo de Jair Bolsonaro em relação à ideia de transferir para Jerusalém a embaixada do Brasil em Israel confirma que estava faltando orientação diplomática. A mudança poderia significar boicote de países árabes a produtos como a carne brasileira.

Caravanas de vários Estados começam a se organizar para acompanharem a posse do presidente Jair Bolsonaro a 1º de janeiro. Os hotéis de Brasília já estão com 70 por cento da capacidade reservada.

Os erros gritantes dos institutos de pesquisas, na eleição, determinando a desidratação de muitas candidaturas, não podem cair no esquecimento.

Já de volta à Ilha, após rápida circulada por São Paulo para curtir a chegada de seu primeiro neto, Afonso Amaro, o empresário e criador Amaro Santana Leite e sua amada Ana Lúcia.

Quem ontem desembarcou na cidade para uma rápida temporada revendo parentes e amigos, foi a bela Tennessee Bacellar, maranhense há muitos anos radicada em Nova York.

DE RELANCE

Homenagem a Bolsonaro
A Estrela está estudando o lançamento de um bonequinho no estilo do famoso Falcon, em homenagem a Jair Bolsonaro. Terá armas, uniforme de camuflagem e boina vermelha. Por outro lado, uma fábrica de produtos de Carnaval, no Rio de Janeiro, já está recebendo pedidos de reservas de máscaras reproduzindo o rosto do novo presidente do Brasil.

TJMA e Universidade Ceuma
O Poder Judiciário do Maranhão e a Universidade Ceuma assinaram, na terça-feira, Termo de Cooperação Técnica que estabelece um conjunto de estratégias para registro, controle e tratamento de dados referentes às situações de violência no Maranhão. Com a assinatura do Termo será criado um sistema de pesquisa direta feita pelos alunos da universidade, implantando um banco de dados para governança do sistema de justiça de segurança pública, que serão importantes para as pesquisas na área.

Extinção do jegue
A Bahia sai na frente. Embora ainda se trate de um ordinário protocolo, mas certamente causará longos debates quando entrar em votação na Assembleia Legislativa daquele Estado e se aprovado deverá ser seguido em todos os estados da região. Trata-se de um projeto de lei que visa evitar a extinção do jegue, animal-símbolo da região Nordeste, a partir da proibição do abate do animal em todo o território baiano. A justificativa do projeto é de que os jegues são abatidos para que a carne seja exportada para a China sem nenhum estudo de impacto ambiental.

Agenda Cultural
Divulgada a agenda cultural de novembro da Ufma. A primeira atração é a exposição “Formas e Cores”, do artista visual Nelson Maia, que será aberta nesta quinta-feira, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga. Em seguida, a 13ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes movimentará o Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga nos dias 9 a 15 deste mês, com múltiplas ações culturais. Nos dias 19 a 23 haverá a exibição de filmes do acervo do Festival Guarnicê de Cinema na 12ª Feira do Livro de São Luís, no Multicenter Sebrae.

Agenda Cultural 2
A programação prossegue no dia 22 com sessão do ‘Projeto Cine Guarnicê’, no Auditório Central do Campus do Bacanga e o ‘Recital de Formatura’, de Maria Itsjovich, no Cineteatro Aldo Leite. No dia 27, a atração é o Projeto ‘Cinema em Todo Lugar’ e no dia 28, a ‘Mostra Talentosa’, do Grupo de Enriquecimento em Musicalidade do NAAHS Joãosinho Trinta. Ambos acontecerão no Palacete Gentil Braga.

“Nosso Cabaré” no dia 16
O criativo espetáculo ‘Nosso Cabaré’ será apresentado no próximo dia 16, no Teatro Alcione Nazaré. Com apresentação da empresa Sítio Produções e apoio da Ufma (Dac/Proexce), a produção terá shows ao vivo com Cecília Leite, Marco Duailibe e Rose Maranhão, performances, dublagens, ousadia e humor.

Semana Global
A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) contará com alguns representantes durante a Semana Global de Empreendedorismo 2018. O ciclo de palestras ministradas pelos associados da entidade estará em torno do tema “Empreender transforma”, seguindo a abordagem da SGE deste ano, cujo mote é “Empreendedorismo Jovem: a hora é agora”, e ficará a cargo dos empresários Dyego Fernandes, Duci França e Diego Cavalcante. As palestras vão acontecer no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Quem fica com Bolsonaro
Dois integrantes do governo Temer receberão convite de Bolsonaro para permanecerem em seus cargos: Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, e o general Sérgio Etchegoyen, que comanda o Gabinete de Segurança Institucional, tendo ligação direta com a Agência Brasileira de Inteligência.

Viagem romântica
Todos sabem que a Itália é um dos países mais bonitos e românticos do mundo, além de ser um museu a céu aberto com mais de dois mil anos de história. Cientes disso, o médico Márcio Assub e sua linda mulher Layla botaram o pé no jato, atravessaram o Atlântico, e estão curtindo por lá a estação mágica, que é o outono no Hemisfério Norte.

Para escrever na pedra:
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso”. Do francês Antoine de Saint-Exupéry em “O Pequeno Príncipe”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.