Narcotraficante

Júri que vai julgar El Chapo terá sete mulheres e cinco homens

Segundo agência, júri será composto por imigrantes de três continentes. Identidades não foram reveladas.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Joaquín ''El Chapo'' Guzmán  quando desembarcou preso nos Estados Unidos
Joaquín ''El Chapo'' Guzmán quando desembarcou preso nos Estados Unidos (Reuters)

ESTADOS UNIDOS - O júri que vai definir o futuro do narcotraficante mexicano Joaquín 'El Chapo' Guzmán será composto por sete mulheres e cinco homens, definiu ontem,7, o tribunal em Nova York responsável pelo caso. Por questões de segurança, o tribunal que julga o caso não divulgará a identidade dos jurados.

Segundo a agência EFE, a idade dos jurados varia entre 20 e 50 anos. Há, inclusive, imigrantes da Polônia, da Etiópia e de país não revelado da Ásia. O tribunal também escolheu quatro pessoas que falam espanhol. Ainda de acordo com a agência grupo está parcialmente isolado a partir desta quarta-feira, sob forte medidas de segurança.

El Chapo responde em um tribunal no Brooklyn, em Nova York, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos (leia mais no fim da reportagem). Se condenado, pode pegar prisão perpétua.

Potencial jurado pediu autógrafo

O processo de escolha do júri teve momentos conturbados. Na terça-feira, um promotor do governo pediu para descartar um dos potenciais jurados porque ele parecia estar "apaixonado" por El Chapo.

O advogado de defesa Jeffrey Lichtman tentou, sem sucesso, fazer com que o juiz o mantivesse, e o juiz então decidiu interrogá-lo novamente.

"Por que você pediu um autógrafo do acusado?", perguntou. "Porque eu sou um pouco seu fã", respondeu o homem, que foi removido da lista de possíveis jurados.

El Chapo, que usava um terno preto, camisa azul, desta vez abotoada até o último botão, e gravata xadrez azul, pareceu surpreso, e tinha um grande sorriso no rosto.

Quem é El Chapo?

Extraditado do México em janeiro de 2017, El Chapo é acusado de liderar entre 1989 e 2014 o impiedoso cartel de Sinaloa, o qual fundou e tornou a "maior organização de tráfico de drogas do mundo", segundo a acusação.

A Promotoria, que prepara o caso há anos, assegura que El Chapo enviou aos Estados Unidos ao menos 154.626 quilos de cocaína, além de várias toneladas de outras drogas, embolsando 14 bilhões de dólares.

El Chapo se declara inocente, mas o governo apresentou muitas evidências contra ele, tantas que a defesa diz não ter tempo de revisar: mais de 300 mil páginas de documentos e ao menos 117 mil gravações de áudio, além de centenas de fotos e vídeos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.