Devoção

Festejo da Conceição começa nesta quinta no Monte Castelo

São 30 dias de programação do Festejo Mariano mais tradicional do Maranhão; na abertura do evento religioso, hoje,8, serão celebradas quatro missas; o ponto alto da programação acontecerá no dia 8 de dezembro, consagrado a Nossa Senhora da Conceição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cartaz da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que será festejada por católicos
Cartaz da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que será festejada por católicos (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, inicia, hoje, 9, seu tradicional festejo, que é realizado há mais de 200 anos e considerado o maior evento de devoção mariana do Maranhão. O Festejo da Conceição tem uma programação que se estende por 30 dias. O ponto máximo do evento acontece no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, quando são esperadas mais de 150 mil fieis na missa que será celebrada na Praça Maria Aragão, no Centro da capital maranhense.

O tema deste ano é “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”, trecho bíblico do evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 43. A temática é reflexo do anseio do papa Francisco por uma Igreja em saída, que não seja autorreferencial, mas, que estabeleça um constante e fecundo diálogo com a sociedade, extrapolando os limites físicos da Igreja. Maria é o perfeito exemplo de mãe que vai ao encontro, promovendo acolhida e espalhando esperança a todos sem distinção.

Hoje, na abertura do festejo, serão celebradas quatro missas: às 6h30, 12h, 17h e 19h30. A partir desta, 8, até o dia 28 de novembro, a imagem da santa fará uma peregrinação pela Ilha de São Luís. Nas casas dos devotos, as novenas acontecerão com as famosas capelinhas de Nossa Senhora da Conceição. A imagem passará, ainda, por órgãos públicos e por diversas paróquias da capital. Na quinta-feira,15, será realizado o 7º Encontro da Juventude com Maria.

Entre os dias 24 e 31 de outubro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição visitou as sete comunidades que fazem parte do Santuário, como forma de mobilizar a região em torno das festividades marianas. No dia 18 de novembro, as comunidades se reunirão para celebrar a 13ª Romaria das Comunidades, saindo às 17h da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Fé em Deus, passando por outras até o Santuário da Conceição, onde será celebrada uma missa festiva.

No domingo,25, será realizada a 15ª Romaria da Conceição. A procissão sairá, às 17h, da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias, no Centro de São Luís. Neste dia, os devotos costumam levar suas capelinhas e objetos que lembram as graças alcançadas por intercessão da Virgem da Conceição. Ao final, será celebrada uma missa campal no largo do Santuário, no Monte Castelo.

O coração do devoto começa a bater mais forte quando inicia a Novena de Nossa Senhora da Conceição. Nos nove dias que antecedem o Dia da Padroeira, são celebradas quatro missas diárias: às 6h30, 12h, 17h e 19h30. Além dessas quatro missas, no domingo, é celerada uma missa às 9h da manhã. Os fieis sempre chegam um pouco mais cedo para a oração do terço e ladainhas em homenagem a Mãe de Jesus.

8 de dezembro

Quando chega o dia 8 de dezembro, a cidade para suas atividades normais e católicos vindos de diversas partes do Maranhão rendem homenagens e participam da programação durante todo o dia. Logo cedo, às 5h, é feita a Alvorada da Conceição, com fogos de artifício que podem ser vistos no céu por toda a Ilha. Serão celebradas no Santuário, do Monte Castelo, missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h.

Na missa solene pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, que acontecerá na Praça Maria Aragão, no dia 8 de dezembro, às 17h, são esperadas mais de 150 mil pessoas. O encerramento do festejo ocorre com a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, momento em que os devotos caminham ao lado da Imagem bicentenária de Nossa Senhora da Conceição até o seu Santuário no Monte Castelo. A procissão é marcada por fortes manifestações de alegria, devoção e fé.

SERVIÇO

O Que

Abertura do Festejo da Conceição 2018

Quando

Dia 8 de novembro, com missas, às 6h30, 12h, 17h e 19h30

Onde

Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.