Violência

Crimes de latrocínio têm alta de 31,8% no estado em quatro anos

Dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública; foram 97 casos desse tipo de violência no Maranhão no ano passado, sendo 31 na Ilha

Ismael Araújo/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Agente penitenciário Viterbo Nunes, vítima de latrocínio ano passado
Agente penitenciário Viterbo Nunes, vítima de latrocínio ano passado (agente penitenciario Viterbo morto)

SÃO LUÍS - A taxa de latrocínio (roubo seguido de morte) cresceu 31,8% de 2014 a 2017 no Maranhão, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública Especial 2018, que estão disponível deste ontem no site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Um total de 97 casos desse tipo de crime ocorreu no ano passado no Maranhão, sendo que 31 foram na Região Metropolitana de São Luís.

Um dos casos de latrocínio ocorrido no ano passado teve como vítima o agente penitenciário Viterbo Nunes da Silva, de 49 anos. De acordo com a polícia, o corpo do agente penitenciário foi encontrado com várias marcas de faca e tesoura na cozinha da casa da vítima, localizada no Parque dos Rios, em São José de Ribamar, no dia 2 de fevereiro.

Ainda segundo a polícia, os acusados, identificados como Carlos Henrique de Salles Ferreira e Thiago Dias Silva, além de cometerem o assassinato, ainda roubaram objetos do local e fugiram levando o veículo da vítima. Os criminosos foram presos no mês de março do ano passado pela Polícia Civil.

Os policiais prenderam primeiramente Carlos Salles, no Maiobão, em Paço do Lumiar, e logo após, efetuaram a prisão de Thiago Silva em sua residência, na Divineia. Em poder deles foram apreendidos vários objetos oriundos de roubos e até mesmo que pertenceram ao agente penitenciário, como TV, som e videogame.

Números altos
Os números de latrocínio continuam altos este ano. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que no decorrer deste ano já ocorreram 20 casos desse tipo de crime na Grande Ilha. Neste mês, a polícia já registrou um caso, que teve como vítima Luciano de Carvalho, de 28 anos. O crime ocorreu no último dia 4, na Vila São Sebastião, na área do Coroadinho.

O mês de maio continua sendo o período deste ano em que mais ocorreram crimes de latrocínio, um total de cinco casos. No mês de janeiro, foram registrados dois casos; fevereiro, um caso; março, dois casos; abril, um caso; junho, três casos; julho, um caso; agosto, dois casos; e setembro, um caso.

O delegado da Polícia Federal, David Farias de Aragão, de 36 anos, foi uma das vítimas desse tipo de crime no decorrer deste ano. Segundo a polícia, ele foi assassinado a tiros e facadas em assalto ocorrido na festa de aniversário de cinco anos de sua filha, na noite do dia 5 de maio deste ano, na residência da família, na praia do Meio, no Araçagi, na cidade de São José de Ribamar.

Ainda na madrugada do dia 6 de maio foi preso um dos acusados desse crime, identificado como Wanderson de Morais Baldez, de 18 anos, na Unidade Pronto Atedimento (UPA) da Vila Luizão. O detido ao ser questionado pela polícia acabou confessando a autoria do crime e entregou os seus comparsas, Davi Costa Martins e um adolescente, de 17 anos.

Ele declarou que ao perceberem a movimentação intensa na residência do delegado decidiram fazer o assalto. Dois dos criminosos entraram pelos fundos da casa, enquanto o outro bandido foi pela lateral. Eles usaram uma faca e dois simulacros de arma de fogo.

O delegado chegou a entrar em luta corporal com um dos assaltantes, mas acabou levando facadas, além de ser mordido e atingido com um tiro na região do tórax com sua própria arma. Após o crime, os bandidos fugiram levando a pistola 9 mm do delegado, alguns pertences do imóvel e das pessoas que estavam na festa.

Dados criminais
Os registros dos dados criminais do Maranhão, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontaram também um aumento das taxas de mortes decorrentes de intervenções policiais de 79, 4% relativo aos anos de 2014 a 2017. Neste período, 386 pessoas foram mortas por policiais em todo o estado e um total de 110 apenas no ano passado.

Ainda de acordo com o anuário, houve queda dos casos de homicídio doloso de 6,6% em todo o estado durante esse quadriênio. Somente no ano passado, ocorreram 1.816 casos no Maranhão. Também no decorrer de 2014 a 2017 foi registrada uma redução de 74,7% dos casos de lesão corporal seguida de morte em todo o estado. No ano passado, o registro foi de 32 casos desse tipo de crime.

Números

97 pessoas foram vítimas de latrocínio no ano passado no estado

31 latrocínios foram registrados na Grande Ilha em 2017

20 casos de roubo seguido de morte ocorreram este ano na Região Metropolitana de São Luís

Fique por Dentro

Sobre o Anuário

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informações sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a cada edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.