Prêmio

Cemar é eleita pela 1ª vez como a melhor empresa do setor

Pela sétima vez consecutiva, a Cemar está entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Pelo sétimo ano consecutivo, a Cemar foi premiada e, neste ano, foi reconhecida com o 1º lugar como a melhor empresa para se trabalhar do setor de energia. De acordo com a publicação, a Cemar obteve 81,6 pontos no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), indicador definido a partir das avaliações feitas pelos funcionários sorteados para participar da pesquisa e das práticas de gestão de pessoas oferecidas pela empresa.

A informação foi anunciada na noite desta terça-feira (6), em São Paulo, no evento de premiação das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, conforme o Guia Você S/A, em pesquisa realizada em conjunto com a Fundação Instituto da Administração (FIA) - o mais respeitado estudo de gestão de pessoas e bom clima organizacional no Brasil. A premiação contou com a presença de líderes e gestores de RH de diversas empresas de todo o Brasil.

O modelo de gestão adotado pela Companhia, controlada pelo Grupo Equatorial Energia, tem quatro pilares fundamentais: meritocracia, resultados, gente e liderança. O olhar atencioso voltado para as pessoas possibilita a companhia aferir melhores resultados. A empresa adota alto padrão de eficiência operacional e desenvolvimento social, assegurando o desenvolvimento nas regiões onde atua. “Acreditamos que gente competente, engajada e que trabalha em equipe, dá o melhor para a companhia e para seu próprio desenvolvimento, num ciclo continuo e virtuoso”, conta Diretora Corporativa de Gente e Gestão do Grupo Equatorial Energia, Carla Medrado.

O Grupo valoriza a meritocracia. E por esse motivo, na Cemar, os resultados são divididos com as pessoas que se destacam e fazem a diferença. Ao longo dos 14 anos de gestão pelo Grupo Equatorial Energia foram implantados programas internos que tem a proposta de desenvolver, valorizar e reconhecer os colaboradores. Assim, 93% dos cargos de gestão são ocupados por profissionais que cresceram dentro da Companhia.

O presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, conta que além de atuar sempre com transparência, atua de maneira rápida para dividir as principais informações com os colaboradores. “Só atingimos resultados relevantes, porque temos pessoas comprometidas com o que fazem e que acreditam que podemos entregar diariamente níveis excelentes de resultados. O sentimento de dono promove um olhar cuidadoso em cada colaborador e com essa atenção todos ganham. A empresa atinge os melhores níveis do mercado e os profissionais são bonificados”, explica. Além das bonificações salariais a empresa oferece campanhas de incentivo que trazem melhoria e inovações. Neste ano foram cerca de 70 campanhas que totalizam mais de 250 ganhadores e R$ 300 mil em prêmios, que vão de vale compras até automóveis.

Na Cemar são promovidas capacitações constantes, Gestão por Competências e realização de Diagnóstico de Clima periódico com o objetivo de, junto com os colaboradores, mapear pontos fortes e oportunidades de melhoria dentro das duas empresas. O modelo de gestão participativa garante que os colaboradores se engajem em todos os processos.

Para o presidente da Cemar, Augusto Dantas, “a Cemar busca profissionais com forte espírito de integração, cooperação e com disposição para alcançar excelentes resultados. Estimulamos constantemente a construção de um ambiente de confiança e, assim alcancemos resultados como este, que faz da nossa empresa, reconhecidamente, a melhor do Brasil. Sinto imenso orgulho de ver uma Companhia genuinamente maranhense ser destaque no setor elétrico e no país”.

Metodologia e premiação

A pesquisa elaborada pelo guia VOCÊ S/A Exame foi elaborada em 1996 com a missão de valorizar as empresas que cuidam melhor de seus colaboradores. Esse trabalho é baseado em uma metodologia que foi se aperfeiçoando ao longo dos anos. Após a inscrição e preenchimento dos questionários as empresas são pré-classificadas (as que atingem um mínimo de respostas de acordo com o número de funcionários), e a nota de corte da pesquisa do ano. Posteriormente, jornalistas especializados percorreram 96 cidades de todas as regiões do país, entre elas São Luís (MA), para entrevistar colaboradores e entender a percepção deles sobre suas empregadoras.

Após grande reformulação da metodologia em 2016, esta edição trouxe nova atualização. Com o intuito de equilibrar a avaliação das empresas com os funcionários mais felizes e também com as práticas mais modernas de RH, o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) começou a ter pesos diferentes na sua composição de notas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.