REVITALIZAÇÃO

Requalificação da Rua Grande e complexo Deodoro atrai visitantes

Resultados já são percebidos na Praça do Pantheon e na primeira quadra da Rua Grande; de acordo com Iphan, obras seguem conforme cronograma e praças devem ser entregues em dezembro, executadas conforme normas de acessibilidade

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

As obras de requalificação do complexo Deodoro e Rua Grande seguem em avanço e já chamam atenção de ludovicenses e turistas que frequentam o centro de São Luís. Embora ainda não tenha sido finalizada e inaugurada, a Praça do Pantheon já recebe visitantes que apreciam as novas estruturas do espaço. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras caminham de acordo com o cronograma e praças devem ser entregues, oficialmente, em dezembro.

Os resultados podem ser percebidos na primeira quadra da Rua Grande e na Praça do Pantheon, onde os serviços estruturais já foram concluídos. Para quem visita São Luís após um longo tempo distante, as modificações promovidas pelas obras em uma das praças mais conhecidas da cidade são essenciais para a valorização turística e cultural da capital, como ressaltou a assistente administrativa de Teresina, no Piauí, Yarla Morganea Gomes.

“Desde 2012 não visitava São Luís. Estou aqui para um tratamento médico e é muito bom ver como as coisas estão diferentes no Centro. A cidade e a população merecem isso. Atualmente, moro em Salvador, e aproveitei a oportunidade para trazer meu marido, que é baiano, e meu filho, para conhecerem São Luís e é maravilhoso apresentar a cidade desta forma”, frisou a visitante.

As mudanças também são admiradas pelos moradores da capital. As irmãs Marcelina e Mercês Pacheco aproveitaram a passagem pelo centro da cidade para voltarem a praticar um costume que havia sido deixado de lado. “Antigamente, quando vinhamos ao centro, sempre aproveitávamos para passear pelas praças, mas com o passar do tempo fomos perdendo esse costume, porque não era atrativo. Hoje, após visitar nosso irmão, resolvemos passar e ver como está a reforma e nos surpreendemos com o resultado. Dá vontade de voltar a visitar sempre que possível”, contou a dona de casa Marcelina Pacheco.

Já para a confeiteira Mercês Pacheco, a expectativa é de que haja segurança e fiscalização no local, a fim de garantir que as estruturas não sejam danificadas, além de serviços constantes de reparo para que se mantenha a qualidade da obra. “Está ficando lindo e espero que continue, mas para isso é importante que os órgãos competentes garantam a fiscalização da praça e dos outros espaços, para evitar que volte a ficar como estava”, destacou.

Ela chamou atenção ainda para a acessibilidade do local. “Aqui na Praça do Pantheon estava cheio de buracos, não havia nenhum tipo de sinalização. Era difícil caminhar, ainda mais pela quantidade de camelôs que tinha. Agora a gente percebe que tem sinalização para deficientes visuais, rampas de acesso para cadeirantes e o calçamento bem nivelado”, frisou.
Conforme o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, as obras de requalificação seguem as normas de acessibilidade, com rampas e sinalização adequadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.