COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
DURANTE a solenidade de ontem no Congresso Nacional, para celebrar os 30 anos da atual Constituição Brasileira, o presidente eleito do Brasil e Capitão da Reserva do Exército, Jair Bolsonaro, seguiu um rito protocolar ao cumprimentar, fazendo continência, o ex-presidente José Sarney, em cujo Governo foi promulgada a Constituição de 1988. Acima, antes da solenidade, o deputado Rodrigo Maia, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, ex-presidente José Sarney, o presidente Michel Temer, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o presidente eleito Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Eunício Oliveira
DURANTE a solenidade de ontem no Congresso Nacional, para celebrar os 30 anos da atual Constituição Brasileira, o presidente eleito do Brasil e Capitão da Reserva do Exército, Jair Bolsonaro, seguiu um rito protocolar ao cumprimentar, fazendo continência, o ex-presidente José Sarney, em cujo Governo foi promulgada a Constituição de 1988. Acima, antes da solenidade, o deputado Rodrigo Maia, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, ex-presidente José Sarney, o presidente Michel Temer, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o presidente eleito Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Eunício Oliveira
O vitorioso empresário Ilsom Mateus aumenta seus domínios
O vitorioso empresário Ilsom Mateus aumenta seus domínios

Congressos em Brasília
O Superior Tribunal de Justiça será palco, de hoje até sexta-feira, de dois importantes encontros para debater os rumos da Justiça brasileira com base nas temáticas “Fraternidade no sistema de justiça” e “Educação em direitos”.
São: o 4º Congresso Nacional de Direito e Fraternidade em
conjunto com o 1º Congresso do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF)
Além da presença confirmada de Ministros do STF e do STJ, o desembargador maranhense Ricardo Duailibe, presidente do TRE-MA, foi convidado e já está em Brasília para representar a magistratura do Nordeste na conferência de encerramento do encontro, a ser proferida pelo Ministro Edson Fachin.

O Brasil de hoje
Hitler gostava de música. Muitas pessoas também gostam de música. Isso não faz dessas pessoas nenhum nazista, nem transforma Hitler em judeu.
Nos últimos dias, li críticas contra a indicação de Sergio Moro para o ministério de Bolsonaro. Isso não faz desses críticos nenhum petista fanático.
No fim de semana, li sobre o silêncio dos petistas em relação aos escândalos de corrupção envolvendo o partido. Isso não faz de quem escreveu um apoiador incondicional de Bolsonaro.
A regressão à infância intelectual que se abateu sobre o Brasil reduziu a capacidade de compreensão de muita gente boa. Voltamos ao século 3, época em que nasceu o maniqueísmo, filosofia religiosa que divide o mundo entre o bem e o mal.

O Brasil de hoje 2
Apesar disso, no Brasil de 2018, parece só existirem duas possibilidades: ou se é petista, ou se é bolsonarista. O debate público foi sequestrado pela gritaria.
Além de preguiçoso, esse tipo de abordagem é tacanho. Colar um rótulo em si mesmo é limitador. Eu não compro pacote fechado nem aceito venda casada. Me entristece assistir ao esfarelamento do senso crítico de quem engole supostas verdades antes mesmo de questioná-las.
Podemos bem mais do que isso.
Quero continuar sendo capaz de torcer e de trabalhar pelo meu país, sem que precise, para isso, abrir mão de pensar. Errar e acertar faz parte. Preguiça intelectual, não.

Semana na FACAM
Em sua terceira edição, a Semeng – Semana da Engenharia da Facam, tem por tema “O Protagonismo Feminino na Engenharia Maranhense”, na esteira das discussões atuais que tratam da valoração e empoderamento da mulher no mercado de trabalho de elevada qualificação.
Na sessão de instalação nesta
quarta-feira, algumas engenheiras apresentarão testemunhos acerca de sua vivência profissional e de suas experiências nos canteiros de obras ou nos chãos de fábrica.
Além disso, o evento conta com palestras e minicursos técnicos ministrados por competentes professores e profissionais da área da engenharia.
Ao lado do Diretor Geral César Bandeira na organização do evento, Nelson Almada Lima, Coordenador dos Cursos de Engenharia da Facam.

Mateus em Chapadinha
Chapadinha viveu dia de festa e promoções, sábado, com a inauguração do Mix Mateus Atacarejo naquela cidade.
Trata-se de um importante marco para a economia da região e faz parte do plano de expansão do Grupo Mateus, que deve abrir, ainda este ano, uma loja idêntica na cidade de Bacabal.
Em Chapadinha, o espaço é 12.140m² de área construída e conta com 264 colaboradores.
O presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, destacou a importância da inauguração de mais uma loja e anunciou que até o fim de 2023 a expectativa do Grupo é gerar entre 10 mil e 15 mil empregos diretos,
só ligados a lojas.
Atualmente, o Grupo Mateus já soma 50 lojas neste Estado, 26 lojas no Pará e um Centro de Distribuição no Piauí. E gera emprego e renda para mais de 22 mil famílias.

Expansão da TVN na Ilha
A TVN está expandindo seus pontos de vendas para oferecer mais comodidade aos clientes da grande São Luís. E nessa fase de expansão, no próximo dia 10 de novembro, os moradores de Raposa ganharão uma nova loja da TVN, onde poderão contratar serviços de Internet e telefonia fixa via fibra óptica. A loja está localizada na Avenida Principal, no centro de Raposa, onde fica a feira das famosas rendeiras da cidade. Com mais essa conquista, agora a TVN está à disposição de clientes dos quatro municípios da região metropolitana de São Luís.

TRIVIAL VARIADO
Reina a paz no Maranhão. Pelo menos até onde sabemos não existe, no TRE maranhense, qualquer ação tramitando que possa impactar no resultado da eleição estadual.

Para quem duvida da missão cumprida pelo juiz federal Sérgio Moro é bom saber que ele já condenou 140 acusados na Operação Lava-Jato, entre políticos e empresários, a penas que somam mais de 2 mil anos.

Na mesma linha: a agenda de Moro ampliará investigações sobre as licitações, na área federal e nos repasses a Estados e municípios, para descobrir novos casos de corrupção.
O governo do presidente João Figueiredo teve 16 ministros; José Sarney, 22; Fernando Collor, 15; Itamar Franco, 22; Fernando Henrique Cardoso, 25; Luiz Inácio Lula da Silva, 32; Dilma Rousseff, 29 e Michel Temer, 29.

Tomem nota para conferir lá na frente: quando autoridades de governos dizem que o crescimento só virá com ajuste fiscal, pode-se ter a certeza: haverá aumento
de impostos.

O Grupo Mirante promoverá mais uma Revisão para o
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na manhã do próximo sábado, no Cinesystem do Rio Anil Shopping. A Revisão será antecedida por uma descontraída aula de alongamento, a ser comandada por professores da Academia Viva Água.

O nome do teatro que o Presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro da Silva, inaugura hoje à noite, é uma homenagem ao empresário Napoleão Campos Ewerton.

Os 60 anos do Centro Espiritualista de Tambores Iemanjá e os 15 anos de falecimento do meu saudoso amigo Jorge Babalaô serão celebrados com uma exposição alusiva às duas efemérides, a ser aberta no dia 19 de novembro, no Centro Cultural Domingos Vieira Filho.

DE RELANCE

Olimpíada de Geografia
Ana Carolina Pizon Novais, Marcelo Danilo Costa Carvalho e Paulo Vítor Marinho Macedo, alunos da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (EBEP) do SESI e SENAI do Maranhão, participaram na última semana de outubro da etapa nacional da IV Olimpíada GeoBrasil 2018, composta pela IV Olimpíada Brasileira de Geografia e II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra, em Brasília. Durante a programação, eles foram submetidos a uma prova dividida em duas áreas temáticas: Ciência da Terra e Geografia. Ana Carolina e Marcelo foram agraciados, respectivamente, com as medalhas de prata e bronze na categoria Ciências da Terra, segundo e terceiro lugar na etapa nacional.

Redução de gastos
O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema, corre outra vez na frente: reduzirá o número de secretarias de 21 para nove. Passará a tesoura em 80 por cento dos cargos em comissão (a maioria por indicação de políticos), nos assessores de gabinetes (especialmente no seu), venderá a frota de aviões comprada pelo atual governo e os automóveis oficiais. Zema é empresário e sabe o que é dor no bolso, provocada por impostos exorbitantes.

Inauguração do Teatro Sesc
O Sesc sai na frente com uma ação pioneira em favor da democratização da arte: a inauguração do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, o primeiro do estado que oferece uma estrutura inclusiva com 90% de acessibilidade, permitindo a pessoas com mobilidade reduzida, deficiência visual e deficiência auditiva contemplarem todo o repertório artístico apresentado no espaço. O Teatro será inaugurado hoje, às 19h, com uma programação cultural que inclui a Orquestra Filarmônica Sesc Musicar, performances artísticas e um pocket show da cantora Flávia Bittencourt.

Dívidas da Lei Kandir
Quem é que manda? No fim deste mês vão se completar dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu as dívidas da Lei Kandir com os Estados. Foi concedido prazo de 12 meses para que o Congresso Nacional aprovasse uma lei para compensar as perdas. Os parlamentares desconheceram solenemente.

Cumprir a Constituição
A esquerda, inconformada com a derrota que vai varrer do governo o aparelhamento ideológico, mobiliza vários dos seus setores para uma série de atos destinados a perturbar a vida do País. Tudo em nome da oposição ao governo de Jair Bolsonaro. Caberá não apenas ao presidente eleito, mas aos ministros do STF e representantes de todos os poderes, o cumprimento da Constituição. Separando claramente movimentos sociais de atos de terrorismo.

Em Fortaleza
Na reta final de preparação para o Enem, alunos da terceira série do Colégio Dom Bosco estão em Fortaleza esta semana, participando de uma revisão na sede do Colégio Farias Brito, uma das escolas de maior índice de aprovação nesse exame. A turma do Dom Bosco está acompanhada da equipe pedagógica do ensino médio e promete voltar ainda mais afiada para as provas.

Em Fortaleza 2
Essa viagem e outros projetos são fruto da parceria firmada, recentemente, entre o Grupo Dom Bosco e o Sistema Educacional Farias Brito (CE), em prol da excelência acadêmica. Eis, portanto, mais uma das diversas inovações que estão sendo implantadas na escola que, em 2019, além de uma nova sede, contará com uma nova e moderna proposta pedagógica.

Vozeirão de Ramalho
Com a proximidade do show do paraibano Zé Ramalho, confirmado para 17 de novembro, no estacionamento interno do Shopping da Ilha, as manifestações de admiração a esse artista brasileiro só aumenta nas redes sociais. Basta dar uma passada pelo Instagram da Casa das Dunas para conferir a sessão karaokê, com fãs de diferentes gerações homenageando o cantor do vozeirão. Seja ao violão ou apenas na base do gogó, tem muita gente dando o seu recado, uns mais
afinados e outros nem tanto.

Para escrever na pedra:
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso”. Do francês Antoine de Saint-Exupéry em “O Pequeno Príncipe”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.