Teatro

Mais um templo das artes de portas abertas em São Luís

Sesc inaugura hoje o Teatro Sesc Napoleão Ewerton, às 19h, no Edifício Francisco Guimarães e Souza, na Avenida dos Holandeses; abertura terá pocket show de Flávia Bittencourt, apresentação da Orquestra Filarmônica Sesc Musicar e performances artísticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Teatro oferece  estrutura com acessibilidade
Teatro oferece estrutura com acessibilidade (Teatro Sesc)

SÃO LUÍS Performances artísticas, apresentação da Orquestra Filarmônica Sesc Musicar e um pocket show com a cantora Flávia Bittencourt marcam a inauguração do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, hoje, às 19h, no Edifício Francisco Guimarães e Souza, na Avenida dos Holandeses. O teatro é o mais novo equipamento cultural de São Luís e ofertará programação artística diversificada e acessível ao público. Após a abertura, a casa sediará a 13ª edição do projeto “Aldeia Sesc Guajajara de Artes”, que inaugura a grade de apresentações.

Hoje, na abertura, o público irá conferir uma apresentação da Orquestra Filarmônica Sesc Musicar, além de um show exclusivo com a cantora Flávia Bittencourt, além de Alessandro Batista, Domingos Tourinho e performance com integrantes da Casa do Sol Cia de Artes. A cantora Flávia Bittencourt é a convidada especial e fará um pocket show de 40 minutos, voz e sanfona. Atualmente uma das artistas mais aplaudidas da cena musical maranhense e que tem se destacada em nível nacional, inclusive com parcerias com outros artistas, Flávia disse que se sentiu honrada com o convite.

“O teatro em uma cidade é sempre bem-vindo, ainda mais quando dispõe de uma ótima estrutura, a qual dá subsídios para as apresentações de espetáculos de qualidade. Todos nós, artistas, poderemos usufruir desse espaço democrático, já que o Sesc tem projetos super interessantes, a exemplo da Mostra Guajajaras. Fico honrada com o convite para me apresentar nessa abertura e desejo vida longa a esse teatro”, disse a cantora Flávia Bittencourt, convidada especial para abrilhantar a noite de estreia.

A Orquestra Filarmônica Sesc também se apresentará na abertura da casa. A orquestra é fruto do projeto Sesc Musicar, desenvolvido desde 2006 pelo Sesc Maranhão para crianças, adolescentes e jovens nos bairros Maiobão e Divinéia, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento sociocultural, por meio de cursos de violão, violino, cavaquinho, percussão, flauta doce, flauta transversal, clarinete e canto coral. A orquestra é formada por 35 jovens músicos, moradores da região metropolitana de São Luís. O grupo tem aulas sistemáticas aos sábados por meio dos instrumentos, prática de conjunto e ensaios sob a regência de Jairo Moraes.

A noite terá ainda a apresentação da performance “Panteon: o sagrado espaço das artes”, em homenagem a Napoleão Ewerton, empresário que dá nome ao mais novo teatro da capital, sob interpretação de Domingos Tourinho e produção de Rosana Fernandes. A Casa do Sol Cia de Artes, por sua vez, realizará um passeio pelas artes, reverenciando todas as linguagens e grandes nomes da cultura maranhense.

Com as portas do novo teatro abertas, nos dias 9,10,12,13,14 e 15, o público poderá conferir espetáculos de dança, teatral-musical e infantil. Para assistir, basta adquirir os ingressos até uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro, cujo nome é uma homenagem ao empresário Napoleão Campos Ewerton, empreendedor do início da década de 1950.

Aldeia - A programação do “Aldeia Sesc Guajajara de Artes” é diversificada e está gerando expectativas em razão do novo espaço. Na sexta-feira (9), será apresentado o espetáculo de dança “Pneumático” (AM), às 18h30. No sábado, será a vez do infantil “Os Saltimbancos”(MA) e no dia 12 (segunda-feira), o teatral-musical “Hoje na Broadway” (MA).

O Teatro Sesc Napoleão Ewerton é o primeiro no Maranhão a oferecer uma estrutura com 90% de acessibilidade, permitindo o acesso à arte de pessoas com deficiência auditiva, visual, com mobilidade reduzida e sobrepeso, por meio da tradução em Libras, cabine com equipamentos de audiodescrição, espaço para cadeiras de rodas e cadeiras “espaço mais”, respectivamente.

Configurado como um teatro tipo italiano, tem 241 lugares, sendo 12 poltronas “espaço mais”, quatro lugares reservados para pessoas com cadeiras de rodas e quatro para acompanhantes de pessoas com cadeira de rodas. Dentre os recursos de acessibilidade, o mais desafiador é a mediação de espetáculos para o público com deficiência visual. Utilizando a audiodescrição, a arte ganhará vida, com o cuidado de não sacrificar da subjetividade, por meio de fones de ouvido e um equipamento conectado a um tradutor, localizado em uma cabine nos fundos da plateia, de onde descreverá, por meio da voz, as ações dos personagens e a ambientação.

O Sesc é um dos principais percursores da arte em toda a sua grandeza e amplitude, difundindo e semeando as mais diversas linguagens artísticas no estado, e essa inovadora iniciativa da instituição, que é vinculada ao Sistema Fecomércio, surge como um representativo espaço cultural para atender trabalhadores do comércio, bens, serviços e turismo seus dependentes e o público em geral.

Serviço

O quê

Inauguração do Teatro Sesc Napoleão

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Edifício Francisco Guimarães e Souza, na Avenida dos Holandeses

Programação de abertura para convidados

---------------------------------------

Programação do Aldeia Sesc no Teatro

Dia 09/11

18h30 às 19h30 - Espetáculo de dança (adulto) “Pneumático” - Klinger Cia. /AM

Classificação: Livre

Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Dia 10/11

16h30 às 17h30 - Espetáculo infantil “Os Saltimbancos” com a Cia. Cambalhotas/MA

Classificação: Livre

Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Dia 12/11

18h - Espetáculo teatral-musical “Hoje na Broadway” – EnCanto Coletivo Cultural/MA

Classificação: 12 anos

Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Dia 13/11

15h30 às 16h30 - Espetáculo de teatro “O Macaco Malandro” – Casa do Sol Cia. Das Artes/MA

Classificação: Livre

Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Dia 14/11

18h30 às 19h30h - Espetáculo de dança “Colcha de Retalhos” - Pulsar Cia. de Dança/MA

Classificação: 10 anos

Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Dia 15/11 – PROGRAMAÇÃO OVER 12

16h às 18h – Mostra Coreográfica de Dança

Classificação: Livre

Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.