COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
APÓS UM bom período ausentes da badalação social da cidade, os empresários Lindalva e Edney Viégas Reis (leia-se Óticas Veja e Óticas Diniz) voltaram a dar o ar de charme e simpatia nos salões elegantes de São Luís
APÓS UM bom período ausentes da badalação social da cidade, os empresários Lindalva e Edney Viégas Reis (leia-se Óticas Veja e Óticas Diniz) voltaram a dar o ar de charme e simpatia nos salões elegantes de São Luís

Fake news
Leitor jovem, estudante, pergunta se acho que as fake news, tão discutidas na última campanha, vieram para ficar ou têm remédio.
De saída, é bom saber que as fake news nunca saíram, sempre estiveram. É o novo nome da velha mentira, que nos meus tempos iniciais no jornalismo ouvia o bom baiano Noélio Dantaslé Spíndola dizer que na Bahia chamavam culhuda.
Sempre presente na alma humana, muitas vezes, não de agora, até muito bem engendradas como armas de guerra, bélicas e políticas.

Lesando
É claro que a fake só lesa. Lesa o compromisso com a narrativa o mais fiel possível, o interesse público e a consciência de quem faz.
Na mídia convencional nós temos várias grandes fake que passaram como verdade e causaram danos visíveis a terceiros.
Um caso famoso é o de Ibsen Pinheiro, gaúcho, presidente da Câmara com decisiva participação no impeachment de Fernando Collor e na cassação dos Anões do Orçamento, acusado em novembro de 1993 de também ser um anão, embolsando R$ 1 bilhão.
Ibsen foi cassado, espezinhado e só dez anos depois o jornalista confessou que era mentira.
Agora, com a sociedade em rede, as fake têm uma desvantagem, logo elas caem, mas numa guerra, como uma campanha eleitoral, até explicar que lagartixa não é jacaré, a vaca já
foi para o brejo.

Fusão de partidos
Sem conseguir atingir a cláusula de barreira neste ano, um dos partidos mais antigos do país, o PCdoB, está avaliando se unir ao PPL para conseguir sobreviver.
Segundo a reforma politica aprovada no ano passado, só terão acesso ao fundo partidário, a partir de 2019, legendas que fizeram nesta eleição pelo menos 1,5% dos votos para a Câmara, distribuídos em nove Estados. Não foi o caso do PCdoB, que fez 1,35%. O PPL fez 0,40%.
No Maranhão, em 2018, o PCdoB fez apenas um deputado federal e, na Assembleia Legislativa, cinco
deputados estaduais.
No Senado, a única cadeira ocupada pelo PCdoB até então será extinta pela derrota de Vanessa Grazziotin no Amazonas.

Orquestra no TAA
A Orquestra de Violões da Universidade Estadual do Maranhão e da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo apresentará, amanhã, um concerto inédito no Teatro Arthur Azevedo.
Sob a regência do professor da Escola de Música e da Uema, Roberto Froes, o concerto terá início às 19h30.
O repertório traz obras eruditas e populares, passeando por vários compositores brasileiros, latino-americanos e europeus.
A apresentação contará com estreia de repertórios inéditos de composições de integrantes do grupo, além da participação do maestro maranhense Joaquim Santos, nome de destaque na música nacional e local.
A trigésima segunda apresentação da temporada 2018 será um momento muito especial, já que é a primeira vez que a Orquestra tem uma pauta exclusiva no palco que é considerado um santuário para a classe artística do Estado.

Em Portugal
A capital de Portugal foi o destino de 76 profissionais da beleza, originados de 43 países ao redor do mundo, para o International Trend Vision Awards e para o VIP Trip International, ambos da Wella Professional, que acontece desde o último domingo, em Lisboa.
Com a presença dos embaixadores da marca e dos melhores profissionais do planeta, eles participaram da premiação internacional, que foi inspirada na beleza arquitetônica da cidade europeia.
Do Maranhão, foi convidada a hairstylist e empresária Jaqueline Mendes, que está no VIP Trip, sendo a única representante do Maranhão. Ela, inclusive, esteve no jantar de gala de abertura.
Jaqueline também está fazendo o curso Expert Team, para se tornar uma artista Wella, que lhe dará direito a receber os lançamentos de produtos e as novas técnicas em primeira mão.

No Rio Poty Hotel
A Associação Nordestina de Logística (Anelog) está prestes a ter um braço em São Luís e sua primeira ação na Capital acontecerá na manhã desta quarta-feira, no Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia.
Trata-se do “Café com Logística”, que terá como tema central “O Futuro da Logística e do Supply Chain”.
Os palestrantes serão Fernando Trigueiro (presidente da Anelog), Ricardo Carreira (diretor da Faculdade de Negócios Faene), Randal Inô (especialista em Transporte Marítimo e Cabotagem) e Felipe Trigueiro (vencedor do Prêmio Mundo Logística 2016).

Saúde está em balanço
De um lado, o revanchismo e as críticas a um governo que nem começou.
De outro, ataques deliberados à liberdade de imprensa. Não faz diferença se o voto na urna foi 17, 13 ou em branco.
É preciso repudiar atos como esses. Ou assumir de vez que democracia nunca foi seu número. Quais serão as atribuições e as prioridades de um possível
Ministério da Família?

TRIVIAL VARIADO
Petistas menos radicais já estão convencidos de que a agenda do partido para 2019 não pode ser apenas “Lula livre” e “Fora Bolsonaro”. Há que se ter uma agenda na área econômica que não seja fofa e irreal quanto a de Haddad foi.

Uma gota no oceano. Twitter diz ter removido 10 mil perfis falsos nos Estados Unidos. Uma onda de fake news enviadas por contas automatizadas é um problema nas eleições legislativas no país.

Engana-se quem pensa que o nosso povo não gosta de frio. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), entre 2016 e 2017, o turismo de neve cresceu mais de 30%.

Tem mais: os brasileiros são maioria nas temporadas de inverno de Bariloche, Las Leñas e Ushuaia, na Argentina. E no Valle Nevado, Portillo e Chillán, no Chile.

O acesso às informações do Diário Oficial da União, em determinados horários do dia, agora será possível apenas mediante pagamento. A mudança foi anunciada na quinta-feira, 1º, no próprio jornal ligado à Casa Civil. É uma forma do governo capitalizar com o interesse privado em ler os atos do governo federal.

Os professores que elaboraram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fizeram os candidatos pensar com o tema da redação: a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Foi o que ocorreu muito na recente campanha eleitoral.

Com as facilidades que os jovens têm para acessar produtos de outros países, é comum que perguntem aos pais o motivo pelo qual no Brasil tudo sai mais caro. Sem esconder constrangimento, muitos explicam sobre os nossos impostos exorbitantes. Aproveitam para criticar a qualidade do
retorno em serviços.

Fãs do presidente eleito Jair Bolsonaro, daqui do Maranhão, estão comprando passagens para a sua posse dia 1º de janeiro em Brasília. É bom que comprem logo, pois a tendência é se esgotar nos próximos dias.

O procurador Bruno Tomé Fonseca, adjunto da Procuradoria Geral do Estado, vai participar da XIII Jornada Jurídica da Procuradoria, evento que acontecerá no dia 9 deste mês, no Palácio Henrique de La Rocque, para discutir o tema “30 Anos da Constituição Federal”.

DE RELANCE

Pabllo Vittar sexy
Artista maranhense que está concorrendo, como favorita, ao título de ‘Mulher Mais Sexy’ do ano de 2018, da revista ‘IstoÉ Gente’, é, na verdade, uma drag-queen. Sim, Pabllo Vittar disputa o título com lindas mulheres como Paolla Oliveira, Marina Ruy Barbosa, Iza, Bruna Marquezine, Anitta, Juliana Paes, Isis Valverde e Tati Zaqui. A votação está aberta ao público até o dia 30 de novembro. E o resultado será divulgado no dia 5 de dezembro e, até lá, todos podem votar no site da revista

Tem de reduzir
Com a posse dos novos senadores e deputados federais, voltará ao debate a emenda constitucional, promulgada em 24 de setembro de 2009, que criou mais de 7 mil vagas nas câmaras municipais de todo o País. A nova redação do artigo 29 da Constituição ampliou de quatro para 23 as possibilidades da relação do número de habitantes por vaga, tornando possível o aumento. A pergunta que cabe: a mudança ajudou em alguma coisa?

Passo seguinte
A redução do número de vereadores volta a ser cogitada em função da penúria dos municípios. De chapéu na mão, prefeitos peregrinam por Brasília. Nem chegam mais nas capitais, sabendo que os cofres dos Estados quebraram. O passo seguinte será divulgar o levantamento do que representará em dinheiro a diminuição do número de vereadores.

Hasteamento da bandeira
Com um novo recado, o presidente eleito Jair Bolsonaro sinaliza para a importância do hasteamento da bandeira nacional nas escolas: “Por muito tempo nossas instituições de ensino foram tomadas por ideologias nocivas e inversão de valores, pessoas que odeiam nossas cores e Hino. Hastear uma bandeira do Brasil não tem relação com política, mas com o orgulho de ser brasileiro e a esperança de tempos melhores”.

Semana de Empreendedorismo
A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) contará com alguns representantes durante a Semana Global de Empreendedorismo (SGE). Na próxima quinta-feira, os associados Dyego Fernandes, Duci França e Diego Cavalcante estarão no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) para fazerem uma série de palestras sobre o tema “Empreender transforma”. Vale destacar que o empreendedorismo jovem é o mote da SGE 2018.

Maranhão no Prêmio Caio 2018
O Gran Solare Lençóis Resort – Barreirinhas/MA, é o vencedor no Maranhão da 19ª edição do Prêmio Caio, na categoria 'Resort urbano ou de campo'. A cerimônia de premiação será no dia 11 de dezembro e, pelo 6º ano consecutivo, terá como palco o Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo. Nessa noite serão anunciados os empreendimentos contemplados com os jacarés de ouro, prata e bronze.

Debatendo a Constituição
“Transformações no mundo do trabalho nos 30 anos de constituição federal: comemoração ou reflexão?” é o tema da sétima edição do JurisFlorence, evento programado para os dias 8 e 9 deste mês, no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas e no Fórum Desembargador Sarney Costa. O evento, uma iniciativa do Instituto Florence de Ensino Superior, objetiva debater as transformações no cenário jurídico, bem como os processos de reconhecimento e efetivação de direitos no Brasil, nos últimos anos.

A banalização do crime
O presidente eleito Jair Bolsonaro, os juízes Sérgio Moro e Marcelo Bretas são apenas algumas das autoridades que no Brasil precisam de segurança especial, por conta de ameaças terroristas com viés político, explícitas ou veladas, contra suas vidas. Algo impensável em qualquer país civilizado. O que torna este cenário ainda mais impressionante é a constatação de que existe uma corja de admiradores do crime, que endossa estas ameaças. Enquanto a leniência das autoridades persistir, esta banalização tende a se ampliar.

Família vai bem, obrigado!
As urnas de 2018 foram generosas com a família Calheiros, do interior de Alagoas. Renan, pai, renovou o mandato de senador por mais 8 anos e Renan, filho, permanecerá por mais quatro à frente do Governo do Estado. Renildo, eleito pelo PCdoB de Pernambuco, vai para a Câmara Federal e Olavo, o caçula dos irmãos, para a Assembleia Legislativa. Todos são do MDB.

Para escrever na pedra:
“A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano”. De Victor Hugo, romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista
pelos direitos humanos francês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.