INCLUSÃO SOCIAL

Mutirão itinerante emite carteiras de trabalho no interior do Maranhão

Ação será realizada até 16 de novembro, com previsão de entrega de mais de 3 mil carteiras de trabalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Previsão é para a entrega de mais de 3 mil carteiras de trabalho
Previsão é para a entrega de mais de 3 mil carteiras de trabalho (Carteira de trabalho)

A Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão (SRT-MA) participa do mutirão itinerante do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), para entrega de carteiras de trabalho no interior do estado. A ação, iniciada nesta terça-feira (6), será realizada até 16 de novembro, com previsão de emissão de mais de 3 mil carteiras de trabalho. A iniciativa é fruto de um convênio entre o Ministério do Trabalho e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e reúne vários outros órgãos e entidades.

Somente no período da manhã desta terça-feira foram entregues 140 carteiras na cidade de Centro do Guilherme, que tem 12.565 habitantes. No período da tarde foram atendidos os municípios de Governador Newton Bello, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão e Amapá do Maranhão.

Inicialmente serão atendidas as regiões de Alto Turi e Gurupi, com foco prioritário na população feminina. O objetivo é facilitar o acesso das trabalhadoras de comunidades rurais às políticas públicas, por meio de emissão gratuita de documentos. Além de obterem a carteira de trabalho, as trabalhadoras também recebem orientação jurídica e demais serviços, resultando em inclusão social.

Segundo os organizadores, embora a prioridade do mutirão seja atender às mulheres, os homens, jovens e crianças também terão acesso aos serviços oferecidos: emissão de Carteiras de Identidades (RG) e consultas sobre a Previdência Social, atendidas pelo Instituto Nacional de Seguridade e Saúde (INSS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.