Espancamento

Morre interno de Pedrinhas que estava desde abril no hospital

Apenado estava internado no Socorrão I, no Centro, desde abril, quando sofreu agressão física; Leonardo da Silva levou vários socos e pontapés em “banho de sol” na quadra da UPSL 5

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - O interno do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Leonardo da Silva Carvalho, de 24 anos, morreu durante este último fim de semana, no Hospital Socorrão I, no Centro. De acordo com a polícia, ele estava internado desde o dia 4 de abril deste ano após ser espancado por apenados, na Unidade Prisional São Luís 5 (UPSL 5).

Ainda segundo a polícia, Leonardo da Silva levou vários socos e pontapés durante o “banho de sol” na quadra da UPSL 5, em Pedrinhas e foi levado pelos agentes estaduais de Execução Penal para o Hospital Socorrão I, no centro, mas, no último dia 3 veio a falecer. O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado e no domingo (4) liberado para os familiares.

Ainda ontem, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que o inquérito que investiga a agressão sofrida pelo preso Leonardo da Silva Carvalho, na UPSL 5 do Complexo Penitenciário São Luís está em fase de conclusão. O processo tramita no 12º Distrito Policial, no Maracanã, e teve o prazo estendido para que a vítima pudesse prestar depoimento, o que não foi possível em decorrência da morte de Leonardo.

A Polícia Civil esclarece que após a realização das oitivas e análise das filmagens do circuito interno de segurança da unidade prisional, identificou três internos que tiveram participação direta no caso. O inquérito investiga, ainda, o possível envolvimento indireto de outros presos.
A princípio, o caso foi tratado como tentativa de homicídio. Com a morte da vítima ocorrida no último sábado (03), o crime está sendo adequado como homicídio triplamente qualificado. A Polícia Civil já solicitou ao Instituto Médico Legal (IML) o acesso ao laudo cadavérico da vítima, tão logo esteja disponível.

Santa Inês

Há informações que os apenados da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Santa Inês teriam realizado “motins” durante esse último fim de semana devido à mudança da direção desse presídio. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) afirmou ontem, por meio de nota, que não procede a informação de ocorrência de ‘motim’ nesse presídio. l

A Seap informou ainda que eventuais insatisfações dos detentos ocorrem pela mudança na direção do estabelecimento penal, situação que segue a determinação da gestão prisional na aplicação na "Normatização Interna Penitenciária".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.