Vale vaga!

Copa FMF terá início neste domingo com dois confrontos

A competição definirá a segunda vaga do Maranhão na Série D 2019 Campeonato Brasileiro; a competição será disputada por seis times: Bacabal, Cordino, Maranhão, Santa Quitéria, São José de Ribamar e Pinheiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Pinheiro venceu a Série B e vai disputar a Copa FMF
Pinheiro venceu a Série B e vai disputar a Copa FMF (PINHEIRO CAMPEÃO SÉRIE B )

SÃO LUÍS - Com a conquista da Série B do Campeonato Maranhense e também o acesso para a Série A do Estadual pelo Pinheiro estão definidos todos os participantes da Copa FMF, competição que terá início neste domingo com três jogos. Esse certame definirá a segunda vaga do Maranhão na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. A competição estadual será disputada por seis times: Bacabal, Cordino, Maranhão, Santa Quitéria, São José de Ribamar e Pinheiro.

O vice-presidente de competições da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Hans Nina, disse que o campeonato será uma espécie de Sub-23, que terá limite para atletas com mais de 23 anos. “Muitos clubes nacionalmente reclamam que muitos clubes ficam parados muito tempo e vários times têm dificuldades para honra seus compromissos. Vamos fazer uma competição que não vale nada além de título. Neste caso a vaga para Série D. E uma competição carente Sub-23, que saem daqui sem ser observados e sejam valorizados”, disse.

Hans Nina também revelou que a FMF pretende exigir dos clubes participantes desta competição que tenha um número mínimo de atletas nascidos no Maranhão. “Estamos estudando juridicamente para ver com podemos aproveitar os atletas daqui, que reduz o custo com importação”, comentou

O dirigente comenta ainda sobre apoio financeiro para o torneio e aponta as equipes que deverão participar. “O Sampaio que já está na Série B, o Imperatriz que subiu para a Série D e Moto que está na Série D não vão participar porque não tem sentido”, explicou.

Jogadores jovens

Somente poderão participar da Copa FMF os atletas profissionais nascidos a partir de 1995, que tenham seus contratos registrados no Departamento de Registro e Transferência (DRT) da FMF, cujos nomes constem do Boletim Informativo Diário Eletrônico (e-BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicado pela DRT, até o último dia útil que anteceder a cada partida. Cada equipe poderá inscrever até três atletas nascidos antes de 1995. Cada clube poderá utilizar até cinco atletas amadores em cada jogo, desde que tenham, no mínimo, dezesseis anos e no máximo vinte, e estejam registrados pelo clube junto à CBF, FMF e constar no e-BID/CBF e Prodfut/FMF. Após o início do campeonato, é permitida a transferência de atletas entre os clubes participantes da competição para fins de disputa de outras competições.

A competição será disputado em três fases: classificatória; semifinal e final. Na primeira fase, os times jogarão entre si no sistema só de ida. Se classificarão para a segunda fase as quatro equipes que obtiverem o maior número de pontos ganhos nesta etapa.

A semifinal, será disputada em sistema eliminatório, em partida de ida e volta, jogando o 1º colocado da primeira fase versus o 4º colocado da primeira fase e o 2º colocado da primeira fase versus o 3º colocado desta etapa, classificando-se para a final os times vencedores desses confrontos.

Na disputa da fase semifinal os clubes classificados na 1ª e na 2ª colocação da primeira fase terão a vantagem, nos seus respectivos confrontos, de realizar a segunda partida (jogo de volta) na condição de mandantes, assim como de jogar pelo mesmo número de pontos e saldo de gols, ao término dos confrontos. Não será utilizado como critério qualificador de contagem de saldo de gols, ao final dos confrontos desta fase, o chamado “gol fora”, ou seja, os gols pró assinalados no mando de campo do adversário.

Mais – Primeira rodada

Sábado (10)

15h45 - Pinheiro x Bacabal (Estádio Costa Rodrigues)

15h45 - Santa Quitéria x Cordino (Estádio Rodrigão)

Segunda-feira (12)

19h45 - Maranhão x São José, no Estádio Castelão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.