Música

Concerto com mistura musical no Teatro Arthur Azevedo

Alunos da Orquestra de Violões da Universidade Estadual do Maranhão e Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo apresentarão concerto amanhã, às 19h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Integrantes da orquestra que se apresentarão no TAA
Integrantes da orquestra que se apresentarão no TAA (Orquestra )

SÃO LUÍS - O clima de fim de ano já dá sinais de que será bastante musical em São Luís. Uma das primeiras programações é um concerto inédito, sob a regência do professor Roberto Froes, da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo. Trata-se da Orquestra de Violões da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, que apresentará, amanhã, às 19h30, um concerto no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). O repertório será composto por peças eruditas e populares, com um passeio por vários compositores brasileiros, latino-americanos e europeus. Atualmente, o grupo possui 12 membros.

A apresentação contará com estreia de repertórios inéditos de composições de integrantes do grupo, além da participação do maestro maranhense Joaquim Santos, nome de destaque na música nacional e local. A trigésima segunda apresentação da temporada 2018 será um momento muito especial, já que é a primeira vez que a orquestra tem pauta exclusiva no palco do Arthur Azevedo, considerado um santuário para a classe artística maranhense.

Fusão

A orquestra é o resultado da fusão de dois grupos: a orquestra de violões da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo, concebida no fim dos anos 1990, e da Orquestra de Violões da Uema, existente há menos tempo, constituída a partir de projeto de extensão do Curso de Música. Os componentes uniram-se para divulgar o repertório composto por diversas obras para violão, executadas na capital maranhense por ambos, colaborando mutuamente no compartilhamento de conhecimento, experiência e incentivo ao estudo e à prática da performance violonística.

Para Roberto Froes, regente do grupo, juntar os componentes das duas orquestras trouxe resultados bastante positivos. “Foi muito interessante unir o conhecimento técnico dos alunos dos dois lados, assim como fomentar o interesse das pessoas em apreciar música instrumental, principalmente peças executadas no violão”, disse.

No dia 22 de novembro, em comemoração ao Dia da Música, a orquestra apresentará um concerto especial para idosos do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. À tarde, a apresentação será no campus Paulo IV, no auditório do prédio dos cursos de Arquitetura e Música da Universidade Estadual do Maranhão. A programação será encerrada à noite, com um concerto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema, no Centro Histórico de São Luís. A programação contará com a participação de outros grupos de música da universidade. Todos as apresentações serão gratuitas.

“Será um dia inteiro levando música a vários pontos de cidade. Uma programação vasta com um repertório diversificado, passeando entre o erudito e o popular. Essa ação é uma forma de comemorar a semana alusiva ao Dia da Música, presenteando quem a admira’’, destacou o maestro.

Serviço

O Quê

Concerto da Orquestra de Violões da Uema-Emem

Quando

Amanhã, às 19h30

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Ingressos: R$20 (inteira), à venda na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo e na Escola de Música

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.