Cidades | Provas

1º dia do Enem tem intensa movimentação e correria

Trânsito ficou complicado em alguns pontos da cidade; mais de 216 mil candidatos estavam aptos a fazer o exame no estado; segundo dia será no domingo (11); prova teve início às 12h30 (horário local) e cinco horas e meia de duração
IGOR LINHARES / O ESTADO05/11/2018

Debaixo de sol forte e calor intenso em São Luís, de 31°C, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) lotaram os locais de prova antes do horário de abertura dos portões, ontem (4), no primeiro dia do seletivo, mas houve também os atrasados que encontraram os portões já fechados. O trânsito ficou complicado em alguns pontos da cidade. No Maranhão, mais de 216 mil candidatos estavam aptos para fazer o exame, que terá segundo dia de provas no próximo domingo (11).
Com a prova sendo aplicada no primeiro dia do Horário de Verão, que não abrange a região Nordeste mas costuma confundir grande maioria das pessoas, candidatos que já conhecem bem a sistemática e aqueles de primeira viagem – que estão prestando ao vestibular pela primeira vez – preferiram chegar cedo aos locais de prova, para não correr os riscos de imprevistos pelo caminho, como foi o caso da jovem Laura Dias, 17, que chegou horas antes da abertura dos portões.
“Eu resolvi chegar mais cedo para evitar congestionamentos, por saber que aqui, no local [Turu] onde eu faria a prova teria um trânsito difícil, pois eu já havia presenciado esse caos nos anos anteriores”, declarou a candidata, que presta exame pela terceira vez.
De acordo com a Prefeitura de São Luís, ficou garantido aos candidatos o funcionamento integral da frota de ônibus e operações dos agentes de trânsito para reforçar a ordem em pontos estratégicos e de maior fluxo durante os dois domingos da aplicação das provas - ontem e no próximo dia 11. Porém, mesmo com apoio do órgão, foi difícil manter regulado o intenso fluxo de veículos que se formou na Avenida Jerônimo de Albuquerque e São Luís Rei de França no primeiro dia do Enem, vias que dão acesso ou sediam instituições com grandes número de candidatos.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2018 - Todos os direitos reservados.