Cinema

Festival "Maranhão na Tela" faz parceria inédita

Os filmes serão exibidos na sala Kinoplex, no Golden Shopping Calhau, maior rede de cinemas 100% brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O ator Murilo Benício será um dos homenageados
O ator Murilo Benício será um dos homenageados (Ator Murilo Benício )

SÃO LUÍS - Os principais filmes do maior festival de cinema do Maranhão, "Maranhão na Tela", serão exibidos na sala Kinoplex, no Golden Shopping, maior rede de cinemas 100% brasileira. A programação do evento, que inclui ainda painéis, rodada de negócios e o festival "Animarte", acontecerá também no Centro Cultural Vale Maranhão e no Hotel Grand São Luís, ambos na Praia Grande. Entre os homenageados, estão o ator e diretor Murilo Benício e o cineasta maranhense Frederico Machado.

O Maranhão na Tela 2018 será realizado de 15 a 24 de novembro e, graças a uma parceria inédita com a Kinoplex, terá seus filmes exibidos nas salas de cinema mais modernas do Maranhão. Um enorme salto na qualidade de exibição das mostras.

Serão cinco sessões diárias, todas gratuitas, nas salas KinoEvolution e Platinum. A KinoEvolution possui tela gigante com tecnologia de imagem e som de última geração e a Kinoplex Platinum é o cinema de luxo da rede, com poltrona reclináveis e super espaçosas. “É um enorme salto de qualidade e um privilégio para o festival poder exibir os principais filmes nas melhores salas de cinema do Maranhão”, afirma Mavi Simão, produtora e idealizadora do evento.

Esta é a décima primeira edição do festival, realizado pela Mil Ciclo Filmes. A edição 2018 conta com o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Minc e da Ancine, via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com apoio cultural do Instituto Oi Futuro, do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), da Rede Kinoplex e do Sebrae; além de apoio institucional do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e colaboração da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). A identidade visual do evento é baseada em seis trabalhos de óleo sobre papel cartão do artista maranhense Walter Sá.

Atividades ampliadas

Até o ano passado, o "Maranhão na Tela" era focado no fortalecimento do audiovisual maranhense. Em 2018, o evento amplia suas ações de fomento para os nove estados das regiões Norte e Meio Norte. Com isso, a competitiva de filmes maranhenses, antes chamada de "Mostra Maranhão de Cinema", passará a se chamar "Mostra Nosso Cinema", que selecionou cinco longas e dez curtas, em caráter competitivo. Os filmes maranhenses não selecionados para a competição serão exibidos em caráter informativo.

Ambiente de Mercado (Maranhão na Tela Lab)

O "Ambiente de Mercado" acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro, no Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM. Serão oito painéis, cinco masterclasses e um laboratório de pitching. O Maranhão na Tela LAB foi criado para fomentar e impulsionar as possibilidades de negócios do audiovisual produzido nesses nove estados. “A ideia é que ele seja uma vitrine dessa produção, aproximando fluxos de negócios e criatividade” afirma Mavi Simão.

Dezenas de convidados, entre executivos, criativos e representantes institucionais do audiovisual brasileiro estarão presentes em São Luís para o primeiro ambiente de mercado das regiões Norte e Meio Norte. A iniciativa conta com a colaboração da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), com o apoio institucional do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).

As credenciais para o Ambiente de Mercado estão à venda pelo site da Sympla www.sympla.com.br/maranhao-na-tela-lab__358004, que também pode ser acessado no site do Maranhão na Tela (www.maranhaonatela.com.br). A credencial custa R$ 50 (profissionais) e R$ 25 (estudantes) e dará acesso a programação integral do evento, exceto a rodada de negócios.

Laboratório de projetos

Os projetos que participarão da rodada de negócios serão selecionados pelos próprios players (profissionais do áudio visual). São eles que irão decidir quais projetos querem conhecer durante as rodadas. Para aumentar a competitividade dos projetos maranhenses, o festival irá realizar quatro laboratórios, em parceria com o Sebrae, nas áreas de ficção, animação, documentário e game. Todos direcionados a potencializar a apresentação dos projetos no ato da inscrição e, em caso de seleção, na rodada de negócios.

Serviço

O quê

Festival Maranhão na Tela

Quando

De 15 a 24 de novembro

Onde

Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau), Hotel Grand São Luís (Praia Grande) e Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande)

Todas as atividades têm acesso gratuito

Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.