Saúde

Dermatologista fala sobre os mitos e verdades que envolvem a psoríase

Dependendo do grau, muda a forma do tratamento além das medicações típicas, como fototerapia, medicamentos sistêmicos e injetáveis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Até o momento não existe cura mas tem controle e tratamento para melhora da qualidade de vida dos pacientes
Até o momento não existe cura mas tem controle e tratamento para melhora da qualidade de vida dos pacientes (psoriase)

RIO DE JANEIRO - Para quem não conhece, a psoríase é uma doença inflamatória crônica que forma placas avermelhadas espessas, bem delimitadas com descamação às vezes pruriginosas que podem surgir em qualquer lugar do corpo. Existem varias formas da doença sendo a mais comum em placas em couro cabeludo, cotovelos e joelhos. O estresse emocional é um fator desencadeante e têm predisposição genética. Até o momento não existe cura mas tem controle e tratamento para melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Dependendo do grau, muda a forma do tratamento além das medicações típicas, como fototerapia, medicamentos sistêmicos e injetáveis.

Agora que já entendemos o que é a psoríase vamos aos mitos e verdades!

Paciente com psoríase deve se expor ao sol. VERDADE - A exposição solar moderada é um excelente tratamento para as lesões, mas em exagero pode levar a piora do quadro.
O estresse é causa da doença. MITO - O estresse é um gatilho importante para início mas existem diversos fatores para seu surgimento como fatores genéticos, imunológicos e ambientais.
Psoríase não é contagiosa. VERDADE - a psoríase não apresenta nenhum risco de contato.
Psoríase tem tratamento. VERDADE - existem vários tratamentos porém não existe cura.
Psoríase acomete apenas a pele. MITO - atualmente é considerada uma doença sistêmica, que acomete vários órgãos e sistemas. Espero que tenham gostado das dicas, até a próxima!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.