Meio Ambiente

Artigos natalinos feitos com CD e lâmpadas em destaque na Semana da Sustentabilidade

Na praça de eventos do Shopping da Ilha, oficina ensinou como fazer as peças a partir de produtos que seriam descartados, por não haver mais necessidade de consumo

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Oficina que ensinou sobre a reutilização do CD foi uma das atividades do evento
Oficina que ensinou sobre a reutilização do CD foi uma das atividades do evento (semana da sustetabilidade oficina)

SÃO LUÍS - Oficina de enfeites natalinos de porta confeccionados com CD, ministrada pela artista Jaqueline Fonseca, e oficina de bonequinhos de natal feitos de lâmpadas, executada pela artista Cíntia Sampaio, fizeram parte da programação de sexta-feira (2) da Semana de Sustentabilidade, evento promovido pela TV Mirante, realizado na praça de eventos do Shopping da Ilha.

Quem visitou o espaço aprendeu como desenvolver esses objetos, a partir de produtos que seriam descartados, por não haver mais necessidade de consumo. No final, houve um bate-papo descontraído com o ator “Cidadão Limpeza, Cidade Beleza”, com o tema “Cidadão Sustentável”, promovida pela São Luís Engenharia Ambiental. O evento, que conta com cursinhos práticos e palestras, segue até o domingo, (4).

“Um CD que não está sendo mais utilizado, não precisa ser jogado fora, descartado. Ele tem muitas utilidades, uma dessas é fazer esses artigos para enfeitar portas. Além disso, as pessoas podem vender e conseguir uma renda extra. O Meio Ambiente agradece esse ato e todos nós ganhamos com isso”, explicou a artista Jaqueline Fonseca, enquanto ajudava os aprendizes que estavam presentes.

“Esse evento é muito válido. Acredito que deveria ser feito durante todo o ano e ser levado a toda comunidade”, disparou a bióloga Cristiane Carvalho, de 42 anos, enquanto demonstrava uma arte ao filho.

Em entrevista a O Estado no dia da abertura da Semana da Sustentabilidade (dia 1°), Gustavo Santana, gerente de marketing do Grupo Mirante, disse que este ano o evento está mais arrojado, com uma ambientação de material reutilizado que demorariam para se decompor. “O objetivo é mostrar para os visitantes que é possível reutilizar determinados produtos e que eles podem se tornar de grande utilidade. Os estandes, montados pelos nossos parceiros, apresentam essa possibilidade sustentável e consciente. Este ano, a gente propõe um formato diferente”, afirmou.

Parceiros da TV Mirante nesta edição, as corporativas sustentáveis Vale, Omega Energia, São Luís Engenharia Ambiental e Alumar, foram responsáveis pelas temáticas discutidas e apresentadas ao público nos stands, que abordaram desde o descarte incorreto do lixo, mostrando também os seus impactos, até situações mais graves, como a extinção de espécies, de mangues, e de tantas outras riquezas por causa das ações impensadas do homem.

Programação de domingo (04/11)

Espaço Mirante

14h – oficina

de porta controle com caixas de leite – Patrícia Menezes

16h – oficina

de bonecas – Projeto Acolher

Espaço Vale

18h – oficina

de plantio de hortaliças

18h30h – oficina

de presilhas de cabelo

Espaço Alumar

17h – oficina

de artesanato com fibra

de buriti – porta moeda

Palco

17h – bate-papo sobre Moda

“Presença do Lar de José, com a venda de vassouras PET”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.