Domingueira

Oficina na Casa Barrica para bailar com os ritmos maranhenses

A partir deste de domingo, a Companhia Barrica promove oficinas de dança visando à formação de elenco para apresentações do Bicho Terra, no Carnaval, e do Boi Barrica, no São João 2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Integrantes do Bicho Terra, que participarão das oficinas
Integrantes do Bicho Terra, que participarão das oficinas (Bicho Terra )

SÃO LUÍS - A partir deste fim de semana, será dada a largada para as oficinas recreativas da Casa Barrica (Madre Deus) visando à formação de elenco para as temporadas carnavalesca e junina de 2019 em São Luís. As atividades serão realizadas todos os domingos, a partir das 17h, em princípio nos meses de novembro e dezembro.

As domingueiras serão comandadas por um grupo de bailarinos integrantes da Companhia Barrica. O repertório musical terá antigas e novas canções do Bicho Terra e do Boi Barrica. O acesso é livre, mas é preciso adquirir ingressos na bilheteria, uma vez que há limite de lotação. Segundo do diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, as oficinas terão ainda um apelo fitness, uma vez que destacará a atividade física por meio da dança, estimulando o movimento.

“Nós iremos colocar todo mundo para dançar e se movimentar, ao som dos nossos bailados carnavalescos e juninos. É uma maneira, também, de recebermos as pessoas que têm interesse de entrar para os nossos elencos, tanto do Bicho Terra, quanto do Boi Barrica. Este ano, o Carnaval acontecerá no mês de março e somos os primeiros a dar a largada para as domingueiras. Afinal, trabalhamos com planejamento, pois acreditamos que a seriedade é a chave para obtermos um resultado cada vez melhor”, diz Godão.

Os bailarinos ensinarão, entre outras coisas, as coreografias apresentadas pelo elenco do Bicho Terra, como os bailados das tribos de índios, blocos tradicionais, baralho, marchinhas carnavalescas, os ritmos internacionais como merengue e salsa, e os nacionais, a exemplo do afoxé, do frevo e do samba. No que diz respeito aos ritmos juninos, as oficinas destacarão os sotaques do bumba meu boi e seus bailados específicos.

“Nós procuramos seguir à risca a tradição maranhense, executando as coreografias dentro de um contexto cultural, com alusão também aos elementos da natureza. Fazemos um trabalho de preservação das nossas tradições, para podermos, também, mostrar um espetáculo sem igual para os turistas que nos visitam nesses períodos do ano, tais sejam, durante o Carnaval e o São João, para que eles saiam daqui com a melhor das expressões”, complementa o diretor.

De acordo com José Pereira Godão, um dos repertórios destacará as músicas do novo disco do Bicho Terra, com músicas como “A galinha da vizinha”, “Sambão de Iaiá” e “Bicho Juçara”. A Companhia Barrica tem cerca de 60 bailarinos fixos, sendo que no Carnaval e no São João esse número pode dobrar ou triplicar. No São João, o elenco chega a 120 pessoas.

Serviço

O quê

Oficinas Recreativas

Quando

Neste domingo, às 17h

Onde

Casa Barrica (Madre Deus)

Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.