Energia renovável

Duas usinas de biogás estão sendo construídas em Rosário

Com capacidade total instalada de 2 MW, usinas produzirão energia sustentável em benefício, principalmente de pequenas e médias empresas do estado, contribuindo para a redução dos seus custos com esse insumo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Plantas de biogás similar a essa localizada no estado de São Paulo estão sendo construídas no aterro sanitário do município de Rosário
Plantas de biogás similar a essa localizada no estado de São Paulo estão sendo construídas no aterro sanitário do município de Rosário (biogas)

O Maranhão ganhará duas usinas de biogás, com capacidade instalada total de 2MW. O projeto está sendo construído na área do aterro sanitário localizado no município de Rosário, e é um investimento de R$ 12 milhões, numa primeira fase, uma iniciativa da ENC Energy Brasil e do Fundo de Investimentos em Participações Nordeste III, gerido pela Vinci Partners, que criaram a ENC Nordeste, com foco em projetos de geração distribuída.
A partir de 1.000 toneladas de resíduos por dia já é possível desenvolver um projeto de uma usina de biogás. Atualmente, o aterro sanitário do município de Rosário recebe cerca de 1.100 toneladas por dia de resíduos produzidos, o que equivale ao volume de lixo gerado por aproximadamente 1,1 milhão de pessoas.
A energia sustentável gerada nas duas usinas irá beneficiar principalmente pequenas e médias empresas do estado, contribuindo para a redução dos seus custos com esse insumo. O projeto também irá evitar a emissão de metano na atmosfera, um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global e mudanças climáticas.
Segundo a ENC Nordeste, o Maranhão possui um ótimo potencial para geração de energia sustentável a partir do lixo urbano. Além disso, o projeto também vai ajudar a promover a correta destinação e tratamento de resíduos, contribuindo para a redução dos lixões.
“Serão duas usinas com capacidade de 1MW cada. Escolhemos o aterro sanitário de Rosário por ter a estrutura adequada para o desenvolvimento do projeto. Os aterros são boas fontes do biogás pelo volume e maior capacidade de captura. Essa fonte energética, embora muito difundida em outras partes do mundo, como a Europa, ainda tem grande potencial de crescimento no Brasil”, ressalta Alexandre Alvim, diretor da GEF Capital.

Vantagens
A produção de energia elétrica a partir de biogás de aterros sanitários traz vantagens econômicas, sociais e ambientais. Com essas usinas, o mercado recebe uma maior quantidade de energia renovável, transformando resíduos em recursos e estimulando a migração para um modelo de energia limpa e economia sustentável.
Ao destacar que esse projeto é fruto da união e da sinergia do fundo Nordeste III da Vinci Partners, GEF Capital e ENC Energy, José Luis Pano, sócio da Vinci Partners, informa que “já estamos em conversas com clientes e nossa meta é iniciar a operação com a energia comprada com contratos que vão variar de três a 10 anos e oferecemos desconto entre 10% e 20% frente à energia comercializada convencionalmente”.
O executivo de Novos Negócios da Enc Energy, Henrique Fernandes, complementa que a energia a ser gerada pelas duas usinas de biogás no aterro sanitário de Rosário chegará aos clientes pela rede da distribuidora. “No entanto, a mesma nos concederá créditos que serão vendidos no mercado. Estamos na fase de mapeamento de potenciais interessados e o foco são as pequenas e médias, como varejistas e empresas de saúde”, ressalta.
A diversificação da matriz energética - em particular na inclusão de fontes de energia como o biogás - é fundamental para garantir um futuro energético sustentável, do ponto de vista do fornecimento e da performance ambiental. Ou seja, pela via da geração energética a partir do biogás, substituem-se fontes alternativas não renováveis e reduz-se o consumo de energia oriunda de processos com elevadas emissões de gases que geram o efeito estufa.

Sobre o biogás

O biogás é produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, ele é usado como combustível para fogões, motores e geração de energia elétrica. Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas.
Na geração de energia do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.