COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Com Neymar a fila não anda... Voa mais rápido do que um falcão-peregrino (ave de rapina que, em média, voa a 160 km/h), alerta o colunista de O Dia, Léo Dias. Explico: o craque já circula com uma nova Bruna. A eleita é a empresária - loura e linda - Bruna Melissa. Os amigos de Neymar, a quem ele chama de 'parças' - Gil Cebola, Guilherme Pitta, Cristian Guedes, Gustavo Almeida e Jota Amâncio - já seguem a moça. Esse é um claro indício de que a relação pode ficar séria a qualquer momento
Com Neymar a fila não anda... Voa mais rápido do que um falcão-peregrino (ave de rapina que, em média, voa a 160 km/h), alerta o colunista de O Dia, Léo Dias. Explico: o craque já circula com uma nova Bruna. A eleita é a empresária - loura e linda - Bruna Melissa. Os amigos de Neymar, a quem ele chama de 'parças' - Gil Cebola, Guilherme Pitta, Cristian Guedes, Gustavo Almeida e Jota Amâncio - já seguem a moça. Esse é um claro indício de que a relação pode ficar séria a qualquer momento

Porto São Luís
Centenas de empresários maranhenses participaram esta semana, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Encontro de Negócios, quando puderam conhecer o projeto do Porto São Luís, que já está na fase inicial da obra, e as categorias de materiais e serviços que serão
contratados no projeto.
Realizado pela Fiema, em uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), e Sinduscon-MA, o Encontro de Negócios promoveu o primeiro contato dos empresários locais com a equipe de suprimento da Rota Nordeste – EPC Associados, empresa responsável pela construção do Porto São Luís, no bairro Vila Maranhão – Distrito Industrial da capital maranhense.
A primeira parte da obra do Porto São Luís foi iniciada no começo do ano, com investimento de R$ 800 milhões.

Porto São Luís 2
O Terminal de Uso Privado (TUP) de competitividade internacional está sendo construído com uso de modernas tecnologias.
E a área a ser erguida do Terminal terá aproximadamente 220.000 m² e um acesso ferro-rodoviário de aproximadamente 4,5 km, conectando o porto à Rodovia BR-135
e à Ferrovia Carajás.
Estão em execução os trabalhos de engenharia de detalhe, investigação geotécnica marítima, resgate arqueológico, levantamento topográfico, retirada de solo orgânico, terraplenagem das áreas de canteiro e fabricação, drenagem profunda, programas ambientais e trabalhos sociais com a população do entorno.
O pico da obra é previsto para ocorrer entre junho de 2019 e abril de 2021, com previsão de conclusão da primeira fase em 4 anos.

Froz Sobrinho
Coube ao desembargador Froz Sobrinho presidir a mesa da palestra do jurista Alex Sander Pires, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, no V Congresso Nacional do Curso de Direito da Universidade Ceuma.
O congresso foi realizado simultaneamente com a XXV Jornada Jurídica Acadêmica daquela instituição de ensino superior. E o tema foi ‘30 Anos da Constituição Federal de 1988. Avanços e desafios para a sociedade brasileira’.
A palestra do jurista Alex Sander Pires teve como tema “Direitos Humanos e as Instituições Políticas no Direito Português’.

Thiago e acidente
Por conta de um pequeno acidente durante uma apresentação do musical “O Fantasma da Ópera”, em São Paulo, no último dia 28 de outubro, o cantor Thiago Arancam, que prometeu vir a São Luís ainda este ano, teve uma microfratura de clavícula, seguida de uma intervenção cirúrgica com sucesso.
Ele segue em ótima recuperação
em casa e, por recomendação médica, terá de adiar os compromissos profissionais imediatos.
Por este motivo, os shows da turnê “Bela Primavera” foram suspensos no mês de novembro e só serão retomados em dezembro.

Conciliação
De 5 a 9 de novembro acontece a Semana Nacional de Conciliação (SNC), uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com mobilização de todos os tribunais do País para realização de audiências de tentativa de soluções consensuais para os conflitos.
Além de magistrados e servidores, a ação tem o apoio de estudantes e profissionais que participam
como voluntários.

Decoração natalina do SLS
Luzes, cores, interatividade e tecnologia darão o tom da decoração de Natal do São Luís Shopping que será entregue ao público na próxima sexta-feita, 9. O evento marcará a abertura das festas de fim de ano na capital maranhense. A decoração deste ano tem como tema “Desejo de Natal”, que é assinado pela Cipolatti, conceituada empresa que atua com projetos natalinos nos grandes shoppings de todo o país.

TRIVIAL VARIADO
O empresário e criador Amaro Santana Leite está distribuindo charutos por conta do nascimento de Afonso Amaro Lourenço Leite, filho de seu filho Alan Miranda Leite e Taís Lourenço. Amaro já voou para São Paulo e na manhã de hoje será apresentado ao seu primeiro neto.

Quem estava planejando viajar na última semana de dezembro por falta de opções para a virada do ano, pode anotar: o Blue Tree Towers São Luís já bateu o martelo e vai realizar o réveillon mais elegante da cidade. Os últimos acertos da programação estão sendo discutidos para o anúncio oficial do evento.

Em vez do vermelho, novembro é azul. A campanha Novembro Azul estimula os homens a cuidarem da saúde. Em especial, da próstata.
Fernando Collor também unificou os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio. Porém, entregou o comando à novata e incompetente Zélia Cardoso de Mello, que fez fiasco com o criminoso confisco da poupança.

As sugestões que Bolsonaro tem recebido com mais frequência de lideranças que o apoiam: vender o Aero Lula, suspender os voos de ministros com jatinhos da FAB nos finais de semana e criar uma central de automóveis para o 1º escalão, dispensando os motoristas particulares.

No Maranhão, prestadores de serviços em campanhas eleitorais, que não cobraram de forma antecipada, fazem as últimas tentativas para receber durante este mês. Depois, lançarão na conta de perdas e danos.

Cenas explícitas do clientelismo eleitoral e subdesenvolvido registram-se em Brasília: prefeitos correm atrás de senadores e deputados federais para convencê-los a incluir seus municípios nas emendas parlamentares. O prazo de recebimento das propostas vai se encerrar no dia 8 deste mês.

A equipe do futuro governo federal estuda o que ocorreu no México de 1983 a 1993: foram privatizadas 940 das 1.155 empresas estatais. A arrecadação de 23 bilhões de dólares serviu para abater parte da dívida externa.

Filosofia de para-choque de um caminhão que trafegava ontem no São Francisco: “Salvem o nosso planeta, é o único que tem Carnaval”.

DE RELANCE

Moro no Ministério
Ao aceitar o convite para ser ministro da Justiça e da Segurança Pública do futuro Governo Jair Bolsonaro, Sérgio Moro está trocando o papel de juiz de carreira por um cargo político, sujeito às intempéries que podem atingir qualquer ministro, mas com uma blindagem que outros colegas não terão: a aprovação das ruas. Bolsonaro o escolheu como símbolo do combate à corrupção, que deve ser uma das marcas de seu governo, e isso faz de Moro a estrela de seu ministério. Ele é o único entre os já indicados que todo o Brasil conhece e que tem status de “herói nacional” para uma parcela significativa da população.

Moro no Ministério 2
Com essa decisão, o futuro governo abre a guarda numa das áreas que foi responsável pela sua eleição, que é a ética. Afinal, terá entre seus integrantes aquele que exerceu papel decisivo no resultado. Em contrapartida, a decisão legitima o discurso do golpe, com o qual nunca concordei. Identifico total lisura e coerência jurídica no impeachment de Dilma Rousseff. Agora, quem gritava que o juiz da Lava-Jato estava a serviço de um projeto pessoal, e não da Justiça, levantará sua voz novamente.

Blue Bar neste sábado
São Luís ganha neste sábado dia 3 mais um espaço de entretenimento e diversão. É o Blue Bar do Hotel Blue Tree, no Calhau, que vai receber um time de convidados na inauguração. Localizado próximo às piscinas, o bar é um convite a mais para aproveitar os dias ensolarados da Ilha do Amor. E a novidade também fica por conta da presença de DJ, além de barman preparando drinks exclusivos, a partir das 13h. A propósito, o Blue Tree completou seis meses de bandeira fincada no Maranhão.

Encontro agropecuário
Entre 8 e 10 de novembro, servidores da fiscalização agropecuária do Maranhão estarão reunidos com autoridades do setor primário no IV Encontro Estadual da categoria e na I Conferência Estadual dos Servidores Agropecuários Lotados em Postos Fixos da AGED (Agência Estadual da Defesa Agropecuária). Da programação consta entrega do Troféu Mérito SINFA 2018 a este Repórter PH e de diplomas de Honra ao Mérito a personalidades que contribuíram para a consolidação do sindicato da classe.

Encontro agropecuário 2
As reuniões acontecerão entre 8 e 10 de novembro, na Assembleia Legislativa e no auditório da Faema. Durante a conferência, dia 10, será celebrado o Dia Estadual dos Servidores da Fiscalização Agropecuária. A promoção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão e o grande recepcionista dos participantes é o seu presidente Francisco Saraiva da Silva Júnior.

Senac em Caxias
O Diretor Regional do Senac, José Ahirton Lopes, e a Gerente Regional do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim dos Reis, têm desenvolvido diversas parcerias em prol do desenvolvimento daquela cidade. Na mais recente delas, realizada em conjunto com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveram o Curso de Humanização na Assistência aos Serviços de Saúde, uma iniciativa do Professor Francisco Abreu, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. Ao todo, 11 turmas foram criadas e mais de 350 pessoas participaram do curso.

Encontro de família
Um dos momentos fortes de ontem do programa global Encontro com Fátima Bernardes, transmitido para o Maranhão pela TV Mirante, foi a participação da cantora maranhense Pabllo Vittar. A artista se emocionou ao encontrar no estúdio sua irmã gêmea, Phamella, e sua mãe, Verônica, no dia do aniversário das duas irmãs. Phamella, que tem o nome parecido ao de nascimento da irmã, Phabullo, elogiou-a: “Vim aqui pra falar de perto o quanto essa pessoa é maravilhosa, como irmã, como amiga, como tia, como filha... Te amo mana, sucesso sempre”.

Trilogia de Laurentino
Aos 62 anos, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, que é autor dos best-sellers 1808, 1822 e 1889, lançará em 2019, pela Globo Livros, os originais do 1º volume da trilogia Uma história da escravidão no Brasil. A obra começa com os leilões de cativos em Portugal e vai até Zumbi dos Palmares. Já o 2º volume relata descoberta do ouro em Minas Gerais, onde um milhão de africanos escravizados trabalharam. Sairá em 2020. Já o último livro será sobre o movimento abolicionista e sairá em 2021. É aguardar para conferir

Para escrever na pedra:
“Sonhar é acordar-se para dentro”. De Mario Quintana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.