Futebol nacional

Ataque é o segredo do sucesso da defesa do Flamengo

Time, sob o comando de Dorival Jr. levou apenas um gol em cinco jogos e lateral afirma que ajuda dos atacantes tem facilitado o trabalho da defesa

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Dorival Júnior ainda não perdeu no comando do Flamengo
Dorival Júnior ainda não perdeu no comando do Flamengo (Dorival h)

Rio de Janeiro - O Flamengo sofreu 22 gols nos 26 primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. A média de quase um gol sofrido por jogo caiu consideravelmente desde que o técnico Dorival Júnior assumiu o comando do elenco. O treinador dirigiu o time em cinco ocasiões até aqui e foi apenas um gol em cinco partidas. A estreia foi o empate sem gols com o Bahia no Nordeste. Depois veio os 3 a 0 aplicados no Corinthians, em São Paulo, e no Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Em seguida uma goleada de 4 a 0 sobre o lanterna Paraná Clube no Sul do Brasil.

O único gol sofrido pelo Flamengo sob o comando de Dorival Júnior foi no empate por 1 a 1 com o Palmeiras na rodada passada, no Maracanã. Muito desse desempenho se deve à maneira como ele arma a estratégia de marcação da equipe. O treinador tem cobrado demais dos homens de frente, principalmente Vitinho e o colombiano Fernando Uribe, o chamado primeiro combate, ou seja, dificultar a saída de bola do rival.

Na opinião dos jogadores flamenguistas, essa maneira de jogar foi determinante para o sucesso defensivo do time. “Não é só um trabalho da defesa. O Dorival é um cara que cobra muito que os atacantes também marquem lá em cima. Estamos sofrendo menos lá atrás por conta dessa ajuda. Trabalhamos a linha defensiva com o auxiliar técnico, que está sempre nos orientando para melhorarmos. Precisamos acertar os pequenos erros que ainda acontecem. Isso tem nos ajudados e espero melhorar ainda mais esses números, pois não levar gol nos ajuda ainda mais a conquistar a vitória”, analisou o lateral-esquerdo Renê.

O Flamengo é o vice-líder do Brasileirão com 59 pontos, quatro a menos que o Palmeiras. Restando sete rodadas para o fim da competição, e não dependendo de si para chegar ao título, Dorival Júnior prega o foco na próxima partida e não pensar no Palmeiras. “Perdemos a possibilidade do confronto direto. Era importante. Reconhecemos a capacidade do Palmeiras e a diferença considerável de pontos. Mas acreditamos muito. A preocupação eclusiva é fazer a nossa parte”, afirmou.

“Acho que foi um mês altamente positivo por tudo o que aconteceu, pela forma como Flamengo tem se comportando nas partidas. Todos têm observado que estamos trabalhando para que melhoremos cada vez mais. A equipe tem apresentado uma evolução muito grande. Fico feliz. Importante para que tenhamos um final de competição bom”, concluiu.

O elenco do Flamengo volta a treinar na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu. No sábado, a equipe encerra a preparação para o duelo contra o São Paulo pela manhã, e depois segue para a capital paulista.

Mais – Escalação da equipe

O Flamengo visita o São Paulo no próximo domingo, às 17h(de Brasília), no Morumbi, em São Paulo (SP), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem nenhum problema por lesão ou suspensão, Dorival já decidiu repetir a escalação dos últimos confrontos e o Rubro-Negro, se nada de anormal acontecer até a hora da partida, vai entrar em campo com a seguinte formação: César, Pará, Léo Duarte, Réver e Renê; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vitinho; Fernando Uribe. Nesta sexta-feira o plantel vai trabalhar na parte da tarde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.