COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O PRESIDENTE da CNI, Robson Braga empossado para mais uma gestão a frente da CNI com o presidente da Fiema e vice-presidente da CNI, Edilson Baldez das Neves
O PRESIDENTE da CNI, Robson Braga empossado para mais uma gestão a frente da CNI com o presidente da Fiema e vice-presidente da CNI, Edilson Baldez das Neves
REPRESENTANTES dos principais canais de TV´s por assinaturas têm encontro marcado para os dias 7 e 8 de novembro no evento NEO TV 2018, que será realizado no Eco Resort & Convention Cheiro de Mato, na Grande São Paulo. O evento terá também a solenidade de entrega dos troféus do Prêmio NEO TV – Melhores do Ano. Do Maranhão, a TVN vai marcar presença através de seu Diretor Augusto Diniz (foto) e das gerentes Walkiria Pinto (Ger. Comercial) e Flávia Pessoa (Ger. Atendimento), que participarão ativamente de debates e painéis com autoridades e profissionais destacados desse setor
REPRESENTANTES dos principais canais de TV´s por assinaturas têm encontro marcado para os dias 7 e 8 de novembro no evento NEO TV 2018, que será realizado no Eco Resort & Convention Cheiro de Mato, na Grande São Paulo. O evento terá também a solenidade de entrega dos troféus do Prêmio NEO TV – Melhores do Ano. Do Maranhão, a TVN vai marcar presença através de seu Diretor Augusto Diniz (foto) e das gerentes Walkiria Pinto (Ger. Comercial) e Flávia Pessoa (Ger. Atendimento), que participarão ativamente de debates e painéis com autoridades e profissionais destacados desse setor

Maranhão na posse na CNI
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, participou em Brasília, na última terça-feira, da posse da nova Diretoria da CNI, que reconduziu o presidente Robson Braga ao comando da entidade para o período de 2018 a 2022.
Na mesma solenidade, Baldez que integra o Conselho de Representantes da CNI, composto por delegados das federações das indústrias dos estados e do Distrito Federal, foi empossado como vice-presidente da entidade nacional.
Além de Baldez, a nova diretoria da CNI conta também com a participação do vice-presidente da Fiema, Francisco Sales, que assumiu como membro suplente do Conselho Fiscal da Confederação.
Nos últimos quatro anos, Robson Andrade conduziu a CNI em uma atuação destacada pela agenda de reformas estruturais, imprescindíveis para o Brasil superar gargalos históricos e retomar o caminho da competitividade.
Entre as medidas em que a entidade teve participação relevante estão às aprovações da lei da terceirização e da modernização das leis do trabalho, ambas em 2017.

Feira do Livro
Criada pela Lei Municipal nº 4.449, em 2005, com o objetivo de fomentar a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas e criativas em torno do livro e da mediação da leitura, a Feira do Livro de São Luís (FeliS), que acontece de 16 a 25 de novembro, no Multicenter Sebrae, escolheu para tema de sua 12ª edição, “A Brasilidade na Cultura Contemporânea”.
O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís, foi lançado oficialmente ontem pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. E este ano tem como patrono o escritor maranhense Graça Aranha, um dos articuladores da Semana de Arte Moderna, movimento artístico
de grande importância para história e
a cultura brasileira.
A FeliS é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult),
com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como correalizadores o Sebrae e o Sesc-MA.

Feira do Livro 2
Em sua fala, o prefeito Edivaldo Jr disse da sua enorme felicidade por estar preparando essa grande festa da
nossa literatura.
“Será uma semana repleta de atividades para enaltecermos nossas letras, nossas artes, valorizar nossos escritores e a cultura ludovicense de modo geral”, pontuou o alcaide.
A Feira do Livro de São Luís já é um patrimônio da nossa cidade e se transformou no maior espaço
de estímulo à leitura e fomento
à literatura do Maranhão.

Titãs na Ilha
É hoje o show da banda Titãs, na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea.
Os artistas desembarcam na
cidade no fim da tarde e à noite, subirão ao palco para apresentar seus mais conhecidos sucessos.
Titãs é formada por Sérgio Britto (voz, teclado e baixo), Branco Mello (voz e baixo), Tony Bellotto (guitarra), Mario Fabre (bateria) e Beto Lee (guitarra).
Trata-se de uma das bandas mais emblemáticas do pop rock nacional.

Primeiro Round: OAB
As eleições para as seccionais da OAB, marcadas para novembro, serão o palco do primeiro enfrentamento de forças deste novo Brasil.
Há candidatos vinculados ao PT em alguns Estados e o presidente licenciado da OAB do Rio, Felipe Santa Cruz, abriu o “voto crítico” para Haddad em sua página no Facebook, entrando no debate partidário e gerando reações entre os advogados. Ele é um dos nomes fortes para presidir a entidade nacional: a inscrição das chapas ocorrerá
em janeiro de 2019.
Tradicionalmente, a OAB vem lutando para se manter com forte atuação política, mas longe das influências dos partidos.

Lentidão
Começou a tramitar em 2009, e ainda não foi à votação em plenário, projeto que garante autonomia à Polícia Federal.
Atualmente, está subordinada ao Ministério da Justiça, que tem o poder de promover cortes orçamentários
e impedir operações.
Com isso, torna-se vulnerável às interferências políticas, impedindo o combate ao crime organizado e a corrupção de forma mais efetiva.
A atuação da Polícia Federal eliminou expressões que eram comuns no noticiário de Política: escutas telefônicas ilegais, montagem de dossiês anônimos, acesso clandestino a documentos, tráfico de influência e corrupção solta.

Gestão e Negócios
Confirmado para acontecer de 3 a 5 de dezembro a “VI Semana Gestão e Negócios da Faculdade de Negócios Faene”, no Angelim, mesmo prédio do Colégio Objetivo São Luís. O tema central deste ano será “As novas tecnologias na gestão de negócios”. Aliás, a Faene prepara-se para este mês de novembro com programação movimentada, com aulas também em Imperatriz, Marabá (PA), Parauapebas (PA) e São Luís.

TRIVIAL VARIADO
O David Azulay que morreu ontem, aos 64 anos, e foi sepultado em Jerusalém, é o ministro israelense de Assuntos Religiosos. Aqui entre nós, o David Azulay que conhecemos está muito vivo e esbanjando saúde e vitalidade.

É o que se pode definir como dinheiro jogado fora. Pode competir ao título mundial dos desperdícios: do total de 39.894 contratos de obras federais em todo o País, o Tribunal de Contas da União localizou 14.403 inacabadas ou paralisadas. Os irresponsáveis não
podem ficar impunes.

Como se as eleições ainda não tivessem terminado, as notícias falsas, envolvendo candidatos, continuam circulando pelas redes sociais. Uma das vítimas é o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Duas verdades ouvidas ontem numa roda de amigos num movimentado café do São Luís Shopping, em que o assunto era política: “Democracia não é apatia e radicalismo não é ideologia”.

DE RELANCE

O grande recomeço
O Brasil recomeça a cada dia. Temos uma história política conturbada, com revoluções pacíficas e sangrentas, renúncias, golpes e impeachments, despotismos e populismos, mas somos um povo resiliente - para usarmos uma palavrinha da moda, talvez um pouquinho pernóstica, porém adequada para o momento atual. Resiliência, como sabem os leitores, é a capacidade de uma matéria (ou de um ser humano) de retornar ao seu estado natural, principalmente depois de uma situação
crítica e fora do comum.

O grande recomeço 2
No assunto: foi o que o país viveu nas recentes eleições. Por isso agora, independentemente de quem ganhou ou perdeu, os brasileiros precisam se reconciliar uns com os outros – e essa tarefa não é apenas dos novos governantes ou daqueles que se alinham na oposição. É, sim, de todos nós. Eu e você, ao nascermos nesta terra abençoada por Deus e bonita por natureza, fomos automaticamente eleitos para fazermos a nossa parte na construção permanente de uma pátria amada, próspera e solidária. Mãos à obra, gente.

Governar o governo
Os assessores mais próximos do presidente eleito, Jair Bolsonaro, começam a mostrar que adotarão uma expressão: é preciso governar o governo. Nas esferas do poder significa administrar sem se perder no caminho, diante da imensa máquina do setor público. Sabendo que as cobranças começarão logo após a posse, a nova gestão reduzirá o número de ministérios dos atuais 29 para 16. Já foram 39 em 2014. A ampliação e o descontrole ocorrem por pressão de partidos
aliados. Afinal, o mando fascina.

Encenações vergonhosas
Continua sendo tema das rodas que tratam de política: a propaganda eleitoral não passou de mais uma demonstração de desconhecimento do grau de amadurecimento dos que vão às urnas. Os insultos se multiplicaram. Vírgulas e pontos foram substituídos por “mentiroso” e “covarde”. Episódios deprimentes da campanha como se o respeito ao próximo fosse a última coisa que a população preza.

Mercado editorial
Depois de a Livraria Cultura entrar com pedido de recuperação judicial, esta semana foi a vez de a Saraiva tomar uma medida mais drástica. Na segunda-feira, a rede anunciou o fechamento de 20 lojas no Brasil. Em comunicado ao jornal O Estado de S. Paulo, a Saraiva diz que vem tomando “medidas voltadas à evolução da operação e perenidade do negócio”. Isso inclui o fechamento das 20 lojas e o fortalecimento do seu e-commerce - que representa, segundo a empresa, 38,4% do negócio. A rede tem, hoje, 84 livrarias.

Mercado editorial 2
A Saraiva e a Cultura são protagonistas de uma das piores crises do mercado editorial brasileiro. Nos últimos meses, não conseguiram liquidar o pagamento para seus fornecedores, agravando a situação das editoras. Na semana passada, a Livraria Cultura anunciou que entrou com pedido de recuperação judicial. Mesmo depois de receber uma injeção de cerca de R$ 130 milhões para encerrar as operações da Fnac no país, a companhia não conseguiu solucionar seus problemas financeiros.

Single inédito
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro lança nas plataformas digitais nesta sexta-feira o single inédito Por Minha Rua, parceria com o uruguaio Dany Lopez. Junto com a música Te Amei Ali, lançada na semana passada em parceria com Frejat, as canções estarão em seu novo álbum autoral, previsto para fevereiro de 2019.

Voto Facultativo
Embora legalmente seja obrigatório, o resultado da eleição mostra que talvez tenha chegado a hora de pensar em uma reforma que torne o voto facultativo. No Brasil, 42,4 milhões de eleitores deixaram de escolher o presidente, não comparecendo às urnas ou votando nulo ou em branco. Jair Bolsonaro teve 57,7 milhões de votos e Fernando Haddad, 47 milhões.

Para escrever na pedra:
“Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer”. De Carlos Drummond de Andrade, escritor mineiro cujo nascimento
completou 116 anos ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.