Tragédia

38 casos de feminicídio já foram registrados este ano no Maranhão

Foram cinco casos na Grande Ilha; em menos de 12 horas, ocorreram dois crimes do tipo no interior, um dos registros em Bacabal e o outro, em Cantanhede

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Corpo de vítima de feminicídio ocorrido ontem no povoado São Patrício, zona rural de Cantanhede
Corpo de vítima de feminicídio ocorrido ontem no povoado São Patrício, zona rural de Cantanhede (feminicidio cantanhede)

SÃO LUÍS - Números alarmantes: trinta e oito casos de feminicídio já ocorreram este ano no Maranhão, segundo o Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). Entre esses registros, cinco foram na Grande Ilha. Durante todo o ano passado, houve 50 casos em todo o estado. No decorrer desta semana, dois casos de feminicídio ocorreram em menos de 12 horas no interior do estado, e um dos últimos registros foi na manhã de ontem, no povoado São Patrício, zona rural de Cantanhede.

De acordo com a polícia, Adail Correa Costa, de 29 anos, é acusado de ter assassinado a esposa Maria Franciene Pereira da Silva, de 31 anos, a golpes de facão. Logo após, ele cometeu suicídio.

O investigador Abrão informou que Adail Correa tinha crises constantes de ciúme da esposa. Na manhã de ontem, o casal, sozinho em sua residência, discutiu. No decorrer da briga, ele aplicou golpes de facão no pescoço de Franciene Pereira, que morreu ainda no local.

Em seguida, Adail Correa efetuou um tiro de espingarda no próprio peito e também veio a falecer. Ainda segundo o investigador da Polícia Civil, os moradores, ao escutarem o barulho do tiro, correram até a residência do casal e encontraram as vítimas mortas. A polícia foi comunicada sobre o fato e os corpos removidos para o hospital da cidade. O casal tinha dois filhos, que são menores de idade.

Tragédia
A polícia também registrou crime de feminicídio na cidade de Bacabal durante a noite da última terça-feira. Segundo a polícia, Iramar Ferreira da Silva, o Camaleão, idade não revelada, e Francineide Francisca Nascimento, de 36 anos, estavam separados há mais de seis meses e moraram no bairro Novo Bacabal.

A polícia também informou que Iramar da Silva diariamente ameaçava a ex-companheira de morte devido a não aceitar o fim do relacionamento. Inclusive, ela chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia desse bairro, solicitando uma medida protetiva. Na noite do último dia 30, ele foi até a residência da ex-esposa e discutiram. Em seguida, Francineide Nascimento saiu de casa e foi perseguida e atropelada pelo ex-marido, que estava conduzindo uma motocicleta, de marca e placa não identificadas.

Ainda segundo a polícia, a vítima, ao cair no chão, foi golpeada a facão pelo ex-companheiro e faleceu ainda no local. Logo após, a polícia encontrou enforcado Iramar da Silva em uma casa onde estava morando após a separação. Os corpos das vítimas foram removidos para o hospital dessa cidade, para serem periciados.

Tentativa de feminicídio
Elton do Nascimento até ontem continuava preso na Unidade Prisional de Pedreiras, acusado de tentativa de feminicídio. Segundo a polícia, ele foi detido no último dia 29, no povoado Alto de Areia, zona rural dessa cidade, e teria atirado de espingarda no peito da própria esposa, nome não revelado, na frente da filha, de 3 anos.

A vítima foi levada para o hospital de Pedreiras, onde passou por tratamento cirúrgico e, no momento, está internada no Hospital Regional de Peritoró, correndo risco de morte. O caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia Especial da Mulher de Pedreiras, coordenado pela delegada Silvana Prazeres.

No Maranhão, a maioria dos casos decorre devido o homem não aceitar o fim do relacionamento e muitos têm a mulher como propriedade, pois, esse tipo de cultura deve ser mudado por meio da educação”Delegada Viviane Azambuja - chefe do Departamento de Feminicídio

Abrindo o Jogo

Delegada Viviane Azambuja, chefe do Departamento de Feminicídio, da SHPP

Quantos casos de feminicídio já ocorreram durante este ano no Maranhão?

Janeiro até o último dia 31 já ocorreram 38 casos desse tipo de crime no estado. Entre esses casos, cinco somente na Região Metropolitana de São Luís.

De que decorrer a maioria desses casos de feminicídio no estado?

Delegada: No Maranhão, a maioria dos casos decorre devido o homem não aceitar o fim do relacionamento e muitos têm a mulher como propriedade, pois, esse tipo de cultura deve ser mudado por meio da educação.

O que se deve ser feito para mudar essa triste realidade no estado?

Delegada: Uma das formas é o trabalho educativo e preventivo. Ainda no mês de novembro está previsto para ser realizado uma campanha em todo o estado e vai ter a participação da Polícia Civil como também de outras entidades.

Números

38 casos de feminicídio já ocorreram durante este ano no Maranhão

50 feminicídios foram registrados no estado no decorrer do ano passado

Casos recentes

Dia 29 de outubro: Elton do Nascimento foi preso em Pedreiras após atirar na esposa.

Dia 30 de outubro: Iramar Ferreira da Silva é suspeito de ter matado a ex-companheira, Francineide Francisca Nascimento, e, logo após, comete suicídio.

Dia 31 de outubro: Adail Correa Costa é acusado de ter assassinado a esposa Maria Franciene Pereira da Silva, e comete suicídio.

Saiba mais

O crime

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.