COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
HALLOWEEN, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. No Brasil, essa festa vem conquistando espaço cada vez maior. No Maranhão, por conta das escolas de inglês, a festa é comemorada parcimoniosamente, mas assim mesmo tem sua legião de fãs. O termo Halloween tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 1º de novembro. A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos, para onde a tradição foi levada pelos irlandeses. Lá, a data é considerada feriado. Hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo
HALLOWEEN, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. No Brasil, essa festa vem conquistando espaço cada vez maior. No Maranhão, por conta das escolas de inglês, a festa é comemorada parcimoniosamente, mas assim mesmo tem sua legião de fãs. O termo Halloween tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 1º de novembro. A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos, para onde a tradição foi levada pelos irlandeses. Lá, a data é considerada feriado. Hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo

Situação eleitoral
Eleitores que não compareceram ao local de votação no último domingo e não justificaram a ausência no segundo turno, ainda podem regularizar a situação eleitoral até dezembro.
Os ausentes do primeiro turno, realizado em 7 de outubro, têm também até dezembro para justificar por que não compareceram à votação. Para os que se ausentaram no segundo turno, o prazo vai até 27 de dezembro.
A justificativa pode ser feita mediante o preenchimento de um requerimento disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, que deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral
na qual é inscrito.

Judoca
O judoca maranhense Pedro Victor Rezende foi convocado para a Seletiva Olímpica que acontecerá em 12 de dezembro na cidade de Lauro
de Freitas (BA).
Essa é a terceira seletiva olímpica de Pedro Victor, único maranhense a disputar uma vaga para a Olimpíada de 2020, em Tóquio, na categoria
Sênior (-100 Kg).
O judoca atualmente ocupa o quinto lugar no ranking nacional e tem boas chances na competição que terá adversários de SP, SE, MG, RN, PB e RS.
Sob a orientação do mestre Emílio Moreira, Pedro Rezende há anos treina com muita disciplina e afinco, sempre sonhando com a conquista de
uma vaga olímpica.

Novo procedimento
Estima-se que 60% da população brasileira desenvolverá, em algum momento da vida, nódulos da tireoide. Destes, 95% serão benignos.
Os dados são da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Em alguns casos, a única indicação para o tratamento é a cirurgia convencional, deixando cicatrizes e a possibilidade de reposição hormonal para o resto da vida.
Mas esse cenário acaba de mudar e traz aos pacientes com nódulos benignos da tireoide uma inovadora alternativa: o procedimento Ablação por Radiofrequência, que já está sendo feito em São Luís, conforme o cirurgião de Cabeça e Pescoço Stênio Roberto Santos, diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão.

Novo procedimento 2
Segundo Stênio Santos, trata-se de uma eficaz alternativa para tratar e reduzir o tamanho dos nódulos benignos, císticos e não-císticos
da tireoide.
O procedimento de aplicação da radiofrequência é realizado através da inserção de um eletrodo no centro do nódulo a ser tratado, guiado por ultrassonografia. O nódulo é aquecido, fazendo uma termolesão
tecidual controlada.
O procedimento reduzirá gradativamente, em um período de seis meses após a aplicação, o volume apenas do nódulo, preservando as funções hormonais da glândula da tireoide, além de evitar a cicatriz.

Quintalão e Gabriel bartender
O bartender Gabriel Bernardes, do Frank Bar do famoso hotel Maksoud Plaza, de São Paulo, desembarcará no próximo dia 4, em São Luís, mais precisamente no Bistrô Quintalão, instalado na Península da Ponta d’Areia. Gabriel, que manda bem na coquetelaria clássica e é conhecido por seus drinques criativos e inusitados, nunca esteve na Ilha e virá para surpreender no restaurante do empresário Neto Parente. E apresentará alguns drinques com a inclusão de elementos regionais.

TRIVIAL VARIADO
Uma boa notícia foi trazida pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para quem, “o futuro presidente deverá respeitar a Constituição”. A declaração enfática significa que todos respeitarão a Constituição. Inclusive os ministros do STF.

Com a turnê Bela Primavera, o cantor Thiago Arancam se apresenta nos dias 9 e 10 de novembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA). Arancam está em cartaz em São Paulo estrelando O Fantasma da Ópera.

O presidente José Sarney fica até o fim de semana em São Luís e viaja para Brasília na segunda-feira. Nas horas vagas, está dando continuidade ao seu próximo livro que deverá ser lançado em 2019.

Mauro Fecury já bateu o martelo: vai trazer para a confraternozação “Festa dos Amigos”, dia 15 de dezembro, o cantor Altemar Dutra Jr. Na programação consta ainda a participação do grupo Argumento e Teresa Cantu.

A apresentadora Madalena Nobre está engajada na organização de seu Prêmio
Nobre, que destacará os
melhores do ano na área empresarial. Os troféus serão entregues dia 9 de novembro, no Espaço Residencial.

No assunto: para a apresentação do evento, pela terceira vez, foi convidado o jornalista Evandro Júnior, colaborador desta coluna e titular da página Tapete Vermelho, do PH Revista, que dividirá a mestria de cerimônia com a jornalista Keith Almeida.

Na Academia Viva Água, no Renascença II, uma ação voltada para a área de estética marcou o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, alusiva ao câncer de mama. A atividade foi uma oficina de beleza, com a participação de representantes das marcas Dream Beauty e Contém 1g.
No último sábado, foi realizado o primeiro “Simulado Enem Florence”, no Instituto Florence de Ensino Técnico e Superior. O objetivo era fazer com que os alunos vivenciassem o cenário da prova do Enem, de acordo com todas as suas regras.

No primeiro encontro com o futuro presidente Jair Bolsonaro, em meados de janeiro do próximo ano, os governadores usarão um argumento inquestionável: não existe um país forte, quando os Estados são pobres e meros pedintes.

Durante a campanha eleitoral, proliferaram com intensidade os fanáticos. Winston Churchill os definiu com precisão: “É aquele chato que não quer mudar de ideia e não sabe mudar de assunto.”

As eleições fizeram com que muitos candidatos descobrissem: o marketing político pode maquiar a aparência, mas não é uma fórmula milagrosa que elimina erros cometidos.

DE RELANCE

Pazes de amigos
Há quase trinta anos fui convidado pelo empresário e criador Nelson Nagem Frota para passar um fim de semana em sua bela fazenda em Santa Inês, pois ele pretendia me apresentar a um maranhense que era um de seus mais fraternos amigos e que, depois de algum tempo afastado do Estado, estava fazendo a viagem de volta aos seus pagos natais. Esse amigo era o também empresário e criador Altevir Mendonça, de quem logo me tornei amigo. Passado algum tempo, os dois se desentenderam por motivos pessoais que nunca procurei saber e passaram a se evitar.

Pazes de amigos 2
Situações como essa acontecem com frequência. Quando duas pessoas se desentendem é comum que fiquem irritadas e talvez acabem culpando uma à outra. E se nenhuma das duas fizer algo para resolver o problema, a amizade pode até acabar. Foi o que quase aconteceu com eles. Mas será que é possível superar mágoas e atitudes negativas e resolver desentendimentos de uma maneira amigável? Foi possível, sim, com Nelson e Altevir.

Pazes de amigos 3
Basicamente, a amizade dos dois criadores começou a se desfazer por causa de uma série de atitudes erradas: Nelson considerou um determinado fato como falta de consideração; Altevir demonstrou seu aborrecimento de uma forma que incomodou Nelson; os dois perderam a paciência e se recusaram, durante bom tempo, a ceder. Mas, com o tempo, a razão falou mais alto. Os dois deixaram suas diferenças de lado
e fizeram as pazes.

Pazes de amigos 4
Tudo aconteceu na reunião da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, quando surgiu um impasse nas discussões de rotina e Nelson, que andava ausente da entidade, por cuja sobrevivência sempre lutou, fez um “mea culpa” e conclamou a todos para um segundo encontro, mais descontraído, em sua residência e dirigiu um convite especial “ao meu velho amigo Altevir Mendonça, a quem neste momento eu estendo a mão”, seguido dos pedidos de desculpas por terem ficado mais de dez anos afastados.

Pazes de amigos 5
Há quem diga, que a exemplo do Presidente eleito Jair Bolsonaro, Nelson anda lendo muito a Bíblia. E descobriu, entre os seus ensinamentos, que ela nos incentiva a desenvolver qualidades que promovem a paz e que curam feridas emocionais, qualidades como amor, bondade, discernimento, paciência e sabedoria.

Pazes de amigos 6
Diante do exemplo de como o poder da Bíblia muda a vida das pessoas para melhor, outros criadores que participavam da reunião, seguiram o exemplo de Nelson e Altevir e aproveitaram o clima de aplausos e contentamento para também reatarem a amizade com antigos amigos ali presentes. Foi um troca-troca de abraços e carinhos como nunca se viu antes entre os criadores do Maranhão.

Viagens internacionais
As primeiras viagens internacionais do presidente eleito Jair Bolsonaro já estão definidas, de acordo com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Os destinos serão Chile, Estados Unidos e Israel. Confira quais foram as primeiras visitas ao Exterior dos mais recentes presidentes do Brasil: em 1995, Fernando Henrique Cardoso viajou a Montevidéu (Uruguai) para a posse de Julio María Sanguinetti como presidente do Uruguai; como presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva participou da posse do presidente do Equador Lúcio Gutierrez; Dilma escolheu a Argentina como seu primeiro destino em reconhecimento aos laços "especiais e estratégicos" entre os dois países; em sua primeira viagem, Temer viajou à China para participar da reunião do G20.

Encenações vergonhosas
Continua sendo tema das rodas que tratam de política: a propaganda eleitoral não passou de mais uma demonstração de desconhecimento do grau de amadurecimento dos que vão às urnas. Os insultos se multiplicaram. Vírgulas e pontos foram substituídos por “mentiroso” e “covarde”. Episódios deprimentes da campanha como se o respeito ao próximo fosse a última coisa que a população preza.

Para escrever na pedra:
“A Educação é uma corrida entre a Civilização e a Catástrofe”. Frase lapidar de H.W.Wells.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.