Filme

Documentário conta sobre a criação da Avenida Paulista Aberta

“Pessoas ou Carros?” visa discutir sobre temas como a mobilidade urbana e ocupação de espaços públicos na maior cidade do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cena do documentário
Cena do documentário (Documentário)

SÃO LUÍS - Produtora especializada em vídeos para o Instagram, a Smarty Talks acaba de lançar a versão para a rede social do documentário “Pessoas ou Carros?”, sobre a abertura da Avenida Paulista exclusivamente aos pedestres. A produção foi realizada em parceria com a ONG “SampaPé”, que desenvolve trabalhos focados em melhorar a experiência do caminhar nas cidades. O vídeo já está disponível nos perfis da produtora e da organização no Instagram: @smartytalksbr e @sampapesp.

O documentário está dividido em sete vídeos de um minuto cada e levanta a questão das cidades que, historicamente, favorecem os meios de transporte motorizados, negligenciando o deslocamento a pé. Diante disso, o foco principal da produção recai sobre a abertura da Avenida Paulista exclusivamente para as pessoas aos domingos e feriados, conquista viabilizada por iniciativa da “SampaPé”, em parceria com coletivos e ONGs da cidade, como a “Minha Sampa”.

Depoimentos de líderes de organizações, políticos e moradores da região fazem parte do documentário, trazendo diferentes visões sobre o tema. O objetivo é ampliar o debate em torno dessa questão tão urgente para a cidade de São Paulo: o desequilíbrio na distribuição do espaço urbano e a falta de espaços de convivência na cidade.

A produção também conta com uma versão disponível para o canal do Youtube da Smart Talks, dividida em capítulos, que já gerou muitas visualizações e engajamento online. A exibição do documentário ocorreu no Instituto Moreira Salles, durante a “Virada Sustentável” deste ano, combinada com uma sessão de debate sobre espaços públicos e a cidade. O filme está, também, disponível na plataforma Videocamp, possibilitando assim a organização de exibições gratuitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.