Editorial

Novembro Azul sem preconceito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Depois da bem-sucedida Campanha Outubro Rosa, que orientou mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, agora será vez dos homens para uma outra importante iniciativa: Novembro Azul, um movimento que visa conscientizar a população masculina sobre os riscos de câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença.

O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina no Brasil depois do câncer de pele e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que mais de 68 mil casos da doença serão registrados este ano, sendo que os valores correspondem a um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens. A maioria dos pacientes se concentra nas regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste.

A previsão para o ano de 2019 é a mesma. Nos estados, a estimativa para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casos, seguido do Rio de Janeiro, com 6.950; Minas Gerais, com 6.730; e Rio Grande do Sul, com 6.210. O avanço da idade é um fator de risco para o câncer de próstata, visto que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 50 anos. O histórico familiar em primeiro grau (pai, irmãos ou filhos) também é associado a um maior risco de desenvolvimento da doença.

Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. É nesse ponto que se encontra o maior desafio: o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.

O rastreio da doença é feito com o toque retal - considerado muito importante - e o exame de sangue, conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Dependendo do estágio do câncer e da idade do paciente, há duas opções: a cirurgia de prostatectomia ou radioterapia.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce dá uma chance maior de cura. O câncer não é igual em todo paciente, cada um tem um comportamento. Em alguns casos é silencioso e em outros, agressivo. Por isso a importância do rastreio, segundo especialistas.

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina e uma mudança na frequência urinária, que aumenta. Também pode ser observada alguma dificuldade ao urinar.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cerais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

Conforme pesquisa, a diferença drástica dos pacientes do sistema privado para o público, que tem menos acesso tecnológico, diagnóstico e de tratamento. Infelizmente, o tratamento de câncer é heterogêneo. O sistema público acaba diagnosticando mais tarde, com o tumor já avançado. Já o privado tem mais acesso, descobre mais cedo e tem melhores condições de tratamento. O sistema público está atrasado e tem muito o que melhorar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.