Ameaça

Justiça: suspeito de enviar pacotes-bomba continua preso

Outra correspondência com explosivos para a CNN é interceptada; Sayoc é um apoiador do Partido Republicano que foi descrito como "perigoso" pela própria família

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

MIAMI - A Justiça americana determinou ontem que Cesar Sayoc, o acusado de enviar pelo menos 14 pacotes-bomba para críticos do presidente Donald Trump, continue preso, sem direito a pagar fiança para responder ao processo em liberdade. Aos 56 anos, Sayoc é um apoiador do Partido Republicano que foi descrito como "perigoso" pela própria família e, depois de comparecer ontem a um tribunal de Miami, terá uma nova audiência na sexta-feira, 2 de novembro.

Com os cabelos grisalhos puxados para trás em um rabo de cavalo, Sayoc permaneceu em silêncio durante a sessão, apenas escutando a leitura das acusações feita pelo juiz Edwin Torres. Algemado e vestindo um macacão bege, em determinado momento começou a chorar. Os três advogados que estavam com Sayoc se aglomeraram à sua frente para evitar que imagens fossem registradas.

Sayoc foi acusado de cinco crimes federais: transporte interestadual de explosivos, envio ilegal de explosivos, ameaça a ex-presidente, ameaça ao comércio interestadual e agressão a atuais e ex-funcionários federais. Ele poderá ser condenado a 58 anos de prisão.

Pacote suspeito

Em Atlanta, o FBI confirmou ontem que mais um pacote suspeito endereçado à sede da CNN havia sido interceptado. "Pela terceira vez em uma semana, um pacote suspeito foi endereçado à CNN. Desta vez, ontem, 29, o pacote foi interceptado em Atlanta, cidade da sede mundial da CNN", escreveu a própria emissora na sua conta do Twitter.

Sayoc é apontado por parentes como uma pessoa de temperamento instável e que pode ser perigoso. Ele não visitava a mãe em Aventura há pelo menos três anos, e suas irmãs já haviam pedido que ele começasse um tratamento psicológico por aparentemente viver com uma "falta de compreensão da realidade", de acordo com o advogado da família, Ronald S. Lowy.

Tendo trabalhado em vários empregos, o mais recente deles como segurança de um clube de strip-tease, Sayoc era um propagador das bandeiras mais extremas do Partido Republicano, tendo participado de convenções do partido e mostrado grande apoio a Trump e desconfiança em relação a imigrantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.